Buscar

Resumo de tinea pedis- Micologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo de tinea pedis
O que é?
Tinea pedis é uma infecção do pé causada por um fungo dermatófito . Tinea pedis prospera em condições úmidas e úmidas e é mais comum em homens adultos jovens e, é causada pelos fungos:
Trichophyton rubrum (o agente etiologico mais comum causador de pé de atleta);
T. mentagrophytes;
Epidermophyton floccosum.
Os sintomas comuns são: pele seca e descamação (a descamação dá a sensação de coceira e queimação) na sola dos pés, odor desagradável e pequenas bolhas nas solas dos pés. O pé de atleta é moderadamente contagioso.
Formas clínicas
A Tinea pedis é dessas a forma mais comum, suas lesões são hiperqueratóticas ou eczematóides de localização interdigitoplantares; ainda dividese em 3 formas clínicas: desidróitica, quando há lesão vesículobolhosa e ao romper libera líquido citrino; hiperqueratótica, tem como característica placas eritematoescamosas localizadas com frequência na região plantar ou da borda lateral; e a intertriginosa, conhecida como “pédeatleta”, e caracterizada por intensa maceração na base inferior dos dedos ou entre os 3° e 4° espaços interdigitais que resulta no surgimento de fissuras de prurido variável.
Diagnóstico
Em alguns casos, o médico pode ser capaz de diagnosticar um caso de pé do atleta simplesmente por meio da observação clínica. Para ajudar a confirmar o diagnóstico e descartar outras condições, o médico pode, também:
Recolher amostras da área infectada e visualizá-las sob um microscópio;
Examinar os pés sob a luz negra ou luz de Wood
. 
 Trichophyton rubrum no microscópio 
Tratamento
Se a micose for recente, de pequena intensidade ou causada por um fungo não resistente a tratamento tópico, o médico poderá sugerir o uso de um antifúngico de venda livre, geralmente vendido como uma pomada, loção ou em pó. Se o pé de atleta não responder a esse tipo de tratamento, você pode precisar de um medicamento mais forte, que somente o médico poderá receitar. Infecções graves podem necessitar de comprimidos antifúngicos de via oral. Medicamento de primeira escolha: Nitrato de miconazol (creme). 
Prevenção
Para evitar o pé de atleta:
Seque seus pés completamente após tomar banho ou nadar;
Use sandálias ou chinelos em chuveiros ou piscinas públicas;
Troque as meias com frequência para manter os pés secos. Isso deve ser feito pelo menos uma vez ao dia;
Use pós secativos ou antifúngicos para evitar o pé de atleta se você tiver propensão a contraí-lo ou se frequentar lugares em que o fungo do pé de atleta for comum (como chuveiros públicos);
Use calçados bem ventilados e, de preferência, feitos de materiais naturais, como couro. Alternar os calçados diariamente pode ajudar também, assim eles secam completamente entre cada uso. Evite usar calçados de plástico.

Continue navegando