Buscar

Respostas da lista de exercícios de redes (1)

Prévia do material em texto

Recentemente deixou de ser adequado utilizarmos a expressão “redes de computadores”. Descreva o cenário atual das redes que justifique a afirmação acima. Considere o conceito de “Internet das Coisas”.
Atualmente existe uma infinidade de dispositivos além dos computadores, que podem se conectar à internet, como videogames, televisores, celulares, tablets, eletrodomésticos e outros. Por esse motivo, a internet está se tornando uma rede das coisas. (página 7)
Faça uma analogia entre o tráfego de carga de uma empresa de logística e o tráfego de dados da Internet. Procure enquadrar em sua descrição todos os componentes básicos da rede (sistema final de origem, pacotes, enlace, provedor de acesso, provedor do núcleo da rede, roteador, sistema final de destino).
Pacotes = Caminhões
Enlaces de comunicação = rodovias e estradas
Comutadores = cruzamentos
Sistemas finais = depósitos
Rede de computadores = todo o percurso
 
Considere o seguinte cenário: um empreendedor de uma loja física decidiu ter também sua empresa funcionando virtualmente através de um site de e-commerce. Na parte institucional da página, ele exibe uma série de vídeos armazenados em um canal do youtube, que podem ser assistidos diretamente pela página institucional. Esse empreendedor também interage em várias redes sociais, e exibe logo abaixo do anúncio de seus produtos dentro do site, comentários que foram feitos na página do facebook. Explique de que modo a integração entre essas aplicações está sendo realizada. 
Para isso, são utilizados Interfaces de Programação de Aplicação (API), que especifica como o programa que é executado no sistema final, solicita à infra-estrutura da intrernet, que envie dados a um programa de destino específico, executado em outro sistema final, ou seja, é um conjunto de regras que o software emissor deve cumprir para que a internet seja capaz de enviar os dados ao programa de destino. (página 4)
 
Os protocolos são conjuntos de regras e padrões que permitem o estabelecimento de comunicação entre origem e destino. Para cada pergunta/ação existe uma resposta/reação esperada. Desenhe a requisição feita pela máquina “Computador_Aluno” através de um navegador, ao servidor web brazcubas.principal.br, à página www.brazcubas.br via GET, em uma conexão não persistente, dentro da banda e sem estado, com o retorno de dois objetos (index.htm e banner.jpg). 
GET / banner.jpg / index.htm HTTP / 1.1
Host: www.brazcubas.br
Conection: Close
User-agent: Internet Explorer (Navegador não informado)
Acept-language: pt
Na periferia da rede podemos ter basicamente dois tipos de arquitetura em operação (Cliente/Servidor e Ponto-a-ponto). Exemplifique um tipo de aplicação para cada arquitetura. 
Cliente-Servidor: Web, e-mail, DNS
P2P: Distribuição de Arquivos P2P, Banco de Dados (DHTs) 
Para acesso à Internet é necessária a contratação dos serviços de um provedor local ou provedor de acesso. Atualmente no Brasil, são as empresas de telefonia e de TV a cabo que fornecessem esse serviço. Correlacione em cada sentença, conforme a característica, o tipo de conexão: Dial-Up, DSL, Cabo, FTTH, Ethernet e Wi-Fi. 
a. Utiliza um comutador de acesso na velocidade de 100 Mbps. 	Ethernet
b. Distribui via onda um sinal vindo de um roteador. 		Wi-fi
c. Utiliza comutação de circuito. 					DSL
d. Opera em média na velocidade de 56 Kbps. 			Dial-Up
e. Utiliza frequências diferentes para upload e download. 		DSL
f. É híbrida com nó de fibra no terminal de distribuição. 
g. Possui ONTs nas residências e OLTs na central telefônica. 
h. Opera na casa de dezenas de MegaBits por segundo. 
7) Diferencie a conexão DSL da conexão à cabo e aponte quais são suas vantagens e desvantagens. 
DSL (Linha Digital de Assinante) – normalmente fornecido por operadoras de telefonia.Taxas de transmissão menores que as da transmissão a cabo, limitações por distância, transmite sinais de telefone, upstreeam e downstreeam 
Cabo - Normalmente fornecida por operadoras de TV. Possui taxas de transmissão maiores que as DSL, mas pode não ser alcançada as maiores taxas devido ao número de usuários utilizando ao mesmo tempo
8) A estrutura de enlace da Internet é bastante diversa. Um dado pode sair via onda e chegar ao seu destino através de pulsos em um cabo par trançado. Pelo caminho ele pode ter sido, por exemplo, impulsionado por repetidores em cabos submarinos. Trafegar um dado na rede, naturalmente, possui certo custo, e para tal com o tempo os provedores foram utilizando recursos para encurtar esses caminhos e ganhar maior velocidade. Nesse contexto, considere um cenário em que é de conhecimento que um Host A troca muitos pacotes com um Host B. Qual recurso poderia ser utilizado para potencializar esse tráfego? Explique de forma objetiva como esse recurso funciona. 
Um servidor pode identificar um grande tráfego numa determinada região e forçar esse tráfego através de um PTT (Ponto de Troca de Tráfego), evitando que os dados trafeguem pela internet glogal percorrendo caminhos maiores desnecessariamente.
9) Considere um site que oferece um sistema público de consulta a CEPs e Endereçamentos e coordenadas geográficas: 
a. Qual seria o tipo de comutação mais adequado para acesso ao site? Explique. 
Comutação por pacotes (EM), pois não há necessidade de manter uma comunicação direta e reservada entre o destinatário e o informante, ganhando assim maior quantidade de usuários no mesmo compartilhamento, além da comutação por pacotes ser mais barata e simples que a comutação por circuitos (TDM).
 
b. Vamos considerar que esse site permite o upload de arquivos em Word com uma lista de CEPs para obtenção de seus respectivos endereços. E que o enlace de rede utiliza comutação de circuito via TDM com 10 compartimentos a uma taxa de 1Mbps. Quanto tempo levaria para subir um arquivo de 56 KB? 
1Mbps/10 compartimentos = 100 Kbps
56KB = 56KB x 8bits = 448Kb
448Kb/100Kb/s = 4,48 segundos + tempo de conexão
c. Em relação ao item “b”, compare a quantidade máxima permitida de usuários simultâneos em TDM, com um cenário de comutação por pacotes (EM) que possua 90% de ociosidade e que frequentemente tem cerca de 50 usuários conectados simultaneamente. 
TDM – 1Mbps / 100Kbps = 10 usuários
EM – Não tenho essa resolução (usar distribuição binomial?) VTNC!
10) Ao mensurar que o atraso fim a fim de um pacote que navega do Host A ao Host B é de 2 segundos, quais tipos de atraso estão sendo somados para chegar ao montante final? Explique cada um deles (considere os quatro atrasos mais relevantes abordados em sala de aula e em nossa bibliografia). 
Atraso de Processamento – Necessário par ler o cabeçalho do pacote e direcioná-lo
Atraso de fila – Aguardando os demais pacotes em sua frente para ser enviado
Atraso de Transmissão - Tempo necessário para empurrar (transmitir) todos os bits do pacote
Atraso de Propagação – Depende da velocidade do enlace, do meio físico.

Continue navegando