Buscar

Apol 2 Módulo C fase II

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão Orçamentária
O gráfico a seguir apresenta a evolução da necessidade de capital de giro e também do saldo de capital de giro da Empresa “Dinâmica” Ltda. 
De acordo com a proposta de análise dinâmica e o comportamento dos indicadores de Necessidade de Capital de Giro e Capital de Giro, a empresa Dinâmica Ltda:
i) Apresenta crescentes dificuldades financeiras provavelmente puxadas pelo crescimento das vendas
                                             Porque
 
ii)   A necessidade de capital de giro é superior a capacidade da empresa de financiar seus investimentos operacionais com recursos permanentes.
Marque a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira;
	
	B
	a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa;
	
	C
	as duas afirmativas são falsas;
	
	D
	as duas alternativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira;
Você acertou!
A primeira alternativa é verdadeira porque o crescimento da Necessidade de Capital de Giro é consequência do resultado entre ativos e passivos operacionais, portanto, o seu aumenta indica um aumento nas contas estoques e valores a receber por exemplo. A dificuldade financeira é expressa pelo não acompanhamento do saldo de Capital de Giro representada pelo gráfico.  
Gabarito: (d) – Rota 3. Tema 05. Página 19, 20 e 21.
	
	E
	as duas alternativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
 
Questão 2/5 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
A Margem de Contribuição (MC) ou sua unidade individual Margem de Contribuição Unitária (MCu), é uma variável importante no processo de definição do ponto de equilíbrio operacional da empresa. Tem a sua condição analítica própria.
Com isso, lembrando que a fórmula básica da margem de contribuição é “MC = Receita – Custo Variável” e “MCu = Preço – Custo Variável Unitário”, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A margem de contribuição da empresa representa o lucro da mesma.
	
	B
	O número de unidades produzidas, quando ultrapassam a quantidade de unidades do ponto de equilíbrio operacional, a diferença é o lucro operacional da empresa.
Você acertou!
Letra “b” 
Justificativa:
A quantidade estabelecida pelo PEOq (Ponto de Equilíbrio Operacional em quantidade) marca a situação inicial de zero lucros. Antes disso (qualquer unidade a menos produzida e vendida), temos uma unidade (MCu) de prejuízo. Do contrário (uma unidade produzida acima do ponto de equilíbrio), temos uma unidade de MCu de lucro.
(ROTA DE APRENDIZAGEM AULA 3)
	
	C
	O número de unidades produzidas, quando ultrapassam a quantidade de unidades do ponto de equilíbrio operacional, a diferença é prejuízo operacional da empresa.
	
	D
	A Margem de Contribuição é o valor que, deduzido o custo total, estabelece o ponto de equilíbrio operacional.
	
	E
	Quando a Margem de Contribuição da empresa for igual ao Custo Fixo, temos o Lucro total.
Questão 3/5 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Sabemos que o Grau de Alavancagem Operacional (GAO) é a variação do resultado operacional, o lucro, ocasionada por uma alteração no volume de produção (em quantidade) e venda da empresa, em proporção maior.
Assim, assinale a alternativa que apresenta os termos corretos acerca do Grau de Alavancagem Operacional.
Nota: 20.0
	
	A
	Um grau de alavancagem baixo identifica uma situação de conforto à empresa, apesar da baixa margem de aumento dos lucros.
Você acertou!
Letra “a”.
 
Justificativa:
Um GAO baixo (abaixo de dois por exemplo), temos uma situação de faturamento longe do ponto de equilíbrio operacional. Ou seja, uma situação de altos lucros, apesar da margem baixa, e de segurança financeira. (ROTA DE APRENDIZAGEM AULA 3)
	
	B
	Um grau de alavancagem alto identifica uma situação de conforto à empresa, dada a alta margem de aumento dos lucros.
	
	C
	Se a empresa partir de uma situação de proximidade do Ponto de Equilíbrio Operacional, o Grau de Alavancagem Operacional será baixo.
	
	D
	Quanto maior o Custo Fixo na empresa, menor será seu grau de alavancagem.
	
	E
	Um percentual de aumento nos lucros menor que o percentual de aumento da produção, indica um GAO alto.
Questão 4/5 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Em uma empresa usamos diversos atributos para medir seus resultados, funcionalidades e desempenhos. Para tanto usamos o GAF (Grau de Alavancagem Financeira) para uma dessas medições que nos orientam em determinadas decisões administrativo-financeiras.
Assim, com base no conceito de Grau de Alavancagem Financeira, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O Grau de Alavancagem Financeira é a variação da receita operacional bruta, dividida pela variação do lucro operacional bruto.
	
	B
	Se o GAF = 4, teremos um desempenho da empresa desfavorável, pois a proximidade com o ponto de equilíbrio operacional da empresa é grande.
	
	C
	O Grau de Alavancagem Financeira tem relação diretamente proporcional ao custo fixo da empresa.
	
	D
	Se o GAF apresentar um índice abaixo de 1, significa que o capital de terceiros estarão absorvendo o patrimônio da empresa, reduzindo-o.
Você acertou!
Letra “d”.
 
 
Justificativa:
A letra “d” se justifica por si só. As demais invertem a lógica da tabela do GAF ou representam o GAO (Grau de alavancagem Operacional), diferente da medida em questão. (ROTA DE APRENDIZAGEM AULA 3)
	
	E
	Um Grau de Alavancagem Financeira acima de 1, significa que a variação dos lucros da empresa foram maiores que o da receita operacional.
Questão 5/5 - Gestão Orçamentária
Em relação ao planejamento financeiro de curto prazo:
A palavra caixa, em um primeiro entendimento refere-se apenas aos recursos existentes nas dependências da empresa, que estão liberados para depósitos bancários. Em orçamento, este termo tem um entendimento mais amplo, abrangendo também os saldos bancários de livre movimentação, incluindo o numerário em transito. (SOBANSKI, 2000).
Em relação ao orçamento de caixa, é verdadeiro afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	É resultado das atividades de vendas da empresa.
	
	B
	O saldo projetado no orçamento de caixa pode indicar a necessidade de novas fontes de recursos ou até mesmo aplicação do excedente de caixa. 
Você acertou!
O resultado é apurado pelo regime de competência das empresas, o que invalida as afirmativas (a) e (e). Diferente do que a alternativa (d) apresenta, o saldo de caixa depende muito das atividades operacionais da empresa, porque se ela não vender, por exemplo, impactará no seu resultado de caixa. Finalmente, é considerado como fonte de financiamento das empresas os valores do passivo e também do patrimônio líquido da empresa e não o saldo de caixa, que é uma conta do ativo, portanto um investimento.
Gabarito: (b) – Rota 3. Tema 3. Página 11 e 12.
	
	C
	São considerados como fonte de financiamento, pois é através deste orçamento é que são pagos os investimentos.
	
	D
	É independente da atividade operacional da empresa.
	
	E
	Se o saldo de caixa da empresa for positivo em um determinado período projetado, significa que a empresa apresentará lucro.

Continue navegando