Buscar

PARASITOLOGIA - Morfologia e Biologia Pthirus Pubis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Morfologia
O Pthirus Pubis ou “Chato” é menor que os demais piolhos, o Macho mede 1 mm de comprimento e a fêmea, 1,5 mm, em média. O Tórax e o abdome acham-se fundidos em uma só peça, mais larga ao nível do tórax, sem independência dos segmentos abdominais, dando a impressão que são comprimidos uns com os outros. Em cada lado do abdome há quatro tubérculos salientes, com cerdas nas extremidades, esses tubérculos são chamados de Metapodios.
Possuem uma cabeça pequena, ovoide, e destacada do corpo, na cabeça se encontra antenas com cinco segmentos, um par de olhos simples, e aparelho bucal picador- sugador.
Se encontra seis pernas, possuindo cada uma com cinco artículos, onde termina numa garra que forma uma pinça, com que o inseto se agarra aos pelos. Entre dois lobos pode se encontrar nas fêmeas a vulva, situada ventralmente, nos machos destaca-se dorsalmente um orifício onde se projeta o pênis.
O aparelho digestivo tem como anexos as glândulas salivares, que compreendem um par de glândulas reniformes, e outro par com forma tubular bifurcada.
Os ovos são colocados aderidos aos pelos ou as fibras, são parecidos aos de Pediculus, toda via, são menores, e são chamados de lêndeas, elas são operculadas de coloração branco- amarelada.
Biologia
A localização do Pthirus Pubis, geralmente é mais frequente na região dos pelos pubianos e do períneo, mas não é exclusiva dessas áreas, também pode se encontrar o piolho do púbis nos pelos auxiliares, nas sobrancelhas, nas pestanas e na barba, raramente se encontra essa espécie no cabelo.
Os insetos permanecem em geral agarrados a base dos pelos, com a cabeça contra a pele, as peças bucais podem ficar enterradas nos tecidos por longo tempo, como dias seguidos, mesmo em intervalos entre os repastos sanguíneos.
O único alimento que admitem é o sangue do hospedeiro, aos quais picam varias vezes por dia, e fazem demoradamente. Enquanto sugam, eliminam sobre a pele suas fezes. Esses insetos são hematófagos obrigatórios em todos os estágios evolutivos e sexos. 
REY, Luis. Bases da Parasitologia Médica: 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
Talita Ferreira Gomes 16550579

Continue navegando