Buscar

Estação da Companhia Paulista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estação da Companhia Paulista
	A Estrada de Ferro Companhia Paulista foi fundada em 1868 como sucessora da empresa ferroviária São Paulo Rallway. Em 1872, foi inaugurado seu primeiro trecho, entre Jundiaí e Campinas e o ramal de Bauru, em 1910. Seu patrimônio foi incorporado em 1971 pela FEPASA/RFFSA. Popularmente conhecida como “Estação Paulista”, sempre foi considerada provisória, porém, nunca modificada. Com a inauguração da “Estação Central NOB”, que passou a operar o embarque e desembarque de passageiros das três ferrovias, a Estação Paulista se transformou em prédio administrativo da companhia ferroviária.
	Com o fim do transporte de passageiros e consequentemente das empresas FEPASA e RRFSA o complexo ferroviário ficou por muito tempo abandonado e depredado. No ano de 2010 o Governo Federal concedeu o direito de uso para a prefeitura, que transferiu para o complexo o MHMB.
	O Complexo Ferroviário da Companhia Paulista é composto pelo prédio principal da Estação, Casa do antigo Chefe da Estação, Prédio do antigo CTC – Centro de Controle de Tráfico, Barracões e a Vila Operária dos antigos funcionários. Este conjunto de edificação tem significativa importância histórica para o município e se encontra tombado pelos órgãos de proteção municipal e estadual.

Continue navegando