Buscar

Prova de Métodos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explicar o método da sociologia compreensiva analisando os pressupostos epistemológicos e a formação dos tipos ideias contidos na passagem abaixo:
"A ciência social que nós pretendemos praticar é uma ciência da realidade. Procuramos compreender a realidade da vida que nos rodeia e na qual nos encontramos situados naquilo que tem de específico; por um lado, as conexões e a significação cultural das suas diversas manifestações na sua configuração atual e, por outro, as causas pelas quais se desenvolveu historicamente assim e não de outro modo. Ocorre que, tão logo tentamos tomar consciência do modo como se nos apresenta imediatamente a vida, verificamos que se nos manifesta, “dentro” e “fora” de nós, sob uma quase infinita diversidade de eventos que aparecem e desaparecem sucessiva e simultaneamente. E a absoluta infinidade dessa diversidade subsiste, sem qualquer atenuante do seu caráter intensivo, mesmo quando prestamos a nossa atenção, isoladamente, a um único “objeto” — por exemplo, uma transação concreta — e isso tão logo tentamos sequer descrever de forma exaustiva essa “singularidade” em todos os seus componentes individuais, e muito mais ainda quando tentamos captá-la naquilo que tem de causalmente determinado. Assim, todo o conhecimento reflexivo da realidade infinita realizado pelo espírito humano finito baseia-se na premissa tácita de que apenas um fragmento limitado dessa realidade poderá constituir de cada vez o objeto da compreensão científica, e de que só ele será “essencial” no sentido de “digno de ser conhecido”."
Max Weber, A "objetividade" do conhecimento nas ciências sociais e na política social
1) A redação deverá ter no máximo 3 folhas, escritas em letra 12 e parágrafo 1,5.
2) Se houver cópia de material impresso e, sobretudo, da internet, a nota será zero. 
Ester Karina Paiva de Souza
161121918
Noturno
Para compreender melhor o método de Weber é necessário primeiro que se faça a construção do contexto histórico da caracterização do homem novo.
Entende-se por “homens novos” os indivíduos que se distanciam em relação ao pensamento teológico e se tornam cada vez mais autônomos a medida que estabelecem uma base cognitiva para que a sociologia. Método, por sua vez, é uma das principais palavras do vocabulário desse novo homem. Nessa conjuntura alguns acontecimentos históricos acabaram “construir” esse novo homem e também foram responsáveis pela transição da Idade Média para Idade Moderna.
A Era Moderna e marcada por fatos históricos que marcaram e mudaram a história da sociedade, tais como o Renascimento, as Grandes Navegações, Conquista do Novo Mundo, a Reforma Protestante e o Iluminismo.
Diversas mudanças nos campos social, cultural, econômico, político foram marcando uma nova fase na Europa, as quais resultaram na crise do sistema feudal. 
Nessa fase, o Renascimento, movimento artístico e cultural, foi inserindo uma nova visão do lugar do homem no mundo, vinculado ao humanismo, que por sua vez, estava inspirado no antropocentrismo. Além disso, o cientificismo a partir de diversas descobertas e invenções, foi primordial para que a Igreja enfraquecesse seu poder, que no sistema feudal era indiscutível, e que aos poucos, foi perdendo muitos fiéis.
Um exemplo significativo foi o sistema heliocêntrico (Sol no centro do universo), proposto por Copérnico, em detrimento do sistema geocêntrico (Terra no centro do Universo), disseminado pela Igreja. Copérnico desenvolve uma nova capacidade de compreensão da realidade (método essencialmente científico) e efetua a destruição pelo pensamento de uma falsa ideia (ideia de Kosmos/Cosmo); 
As grandes navegações demostraram essa nova postura do homem moderno, com a exploração de novas terras no continente americano, resultando ainda mais na expansão do comércio.
O Iluminismo por sua vez leva a transmutação da fé (da fé do dogma, para a fé na ciência, razão), a natureza passa a ser compreendida como principio da causalidade. A destituição do cosmo na era moderna gera a linguagem da ciência geometrização do espaço, composto por forças. A “geometrização do espaço”, nada mais é que a superação da capacidade da linguagem matemática em conseguir compreender e dominar cada vez mais o reino da natureza.. Nessa nova concepção de verdade trazida pelo Iluminismo não há mais um dogma, mas sim um resultado de investigações da capacidade humana de realizar indagações, construir hipóteses, efetuar experiências. É uma verdade não mais transmitida, mas tem que ser demonstrada/comprovada. 
Assim apresentado o contexto histórico, partimos para ideia de “Método”. Ao pesquisar a etimologia da palavra “método” temos a seguinte definição: ” Método é uma palavra composta por META e CAMINHO. Significa uma ação que visa perseguir, procurar, através de um esforço cognitivo, atingir a compreensão verdadeira de um fenômeno, de um problema.”.
Foi a partir de Copérnico, a verdade surge com o método, que começa com os sentidos. É o método que permite ao homem realizar novas descobertas, possibilita a ampliação das capacidades humanas.
A Sociologia surge então como forma de interesse em compreender como em um dado período histórico, o ser humano apresenta uma nova configuração. A sociologia se apresenta como uma ciência empírica, cujo o estudo mostra como as ideias tem o poder de impactar o corpo e a mente dos humanos na construção de individualidades. Ideias nesse sentido significam valores que tem a capacidade do ser humano em avaliar as coisas, os seres, a sociedade, o mundo, o universo. Além de dores, há necessidades (materiais e imateriais) e interesses. 
Objetivo fundamental é compreender o agir humano; porque o nosso agir possui uma singularidade: somos uma espécie que age, pensa e transforma a natureza em matéria-prima; o agir humano possui uma intencionalidade mediante o problema da inevitabilidade da morte; intenção da ação: para tentar suprimir as nossas dores; realizar nossas necessidades materiais (posse de bens - natureza como reino do escasso) e imateriais (ser obter o reconhecimento - identidade; honra; prestígio); realizar interesses (vontades).
Sendo assim, Weber propõe um parecer específico de método e de objeto na sociologia, que se estabelece na explicação de ações sociais individuais, sob condições determinadas, e busca, ao mesmo tempo, explicitar as significações das instituições sociais, nas quais os indivíduos agem, como resultantes também da ação humana. O objeto da sociologia para Weber é o sentido da ação social, que deve ser buscado pelo entendimento da totalidade de significados e valores atribuídos pelos indivíduos. Nesse sentido, ele procura mostrar que não há apenas uma causa dos fenômenos sociais, mas sim a ligação da ação em duas ou mais esferas que compõem o todo social, ou seja, a ação social é determinada por mais de uma causa, sendo que cada causa tem importância variada sobre a determinada ação.
Portanto, esse novo homem surge como resultado da mudança de valores, de comportamento.

Outros materiais

Outros materiais