Buscar

Discursiva AVA - Homem,Cultura e Sociedade.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A relação entre Globalização, Estado e Identidade Nacional se concretiza dentro de vários contextos como na política, na economia, na cultura, na tecnologia e na comunicação entre os países, como um campo de construção internacional. Tudo se Inicia com o grande fenômeno da globalização, surgindo o desenvolvimento dos meios de transporte e das tecnologias, os países se aproximaram e criaram um vínculo que podemos chamar de Multiculturalismo. Dentro dessa realidade sobre um mundo globalizado, entendemos que o mundo é ou deveria ser multicultural, no Brasil o convívio Multicultural não deveria apresentar dificuldades pois a sociedade brasileira se resulta pela mistura de raças cada uma com seus costumes, valores e culturas, e pelo fato de nós brasileiros sermos conhecidos como acolhedores de culturas deveríamos lidar com as diferenças, mas não é isso que acontece pois ainda existe muito preconceito. 
 Assim como a globalização causou um grande impacto na miscigenação de culturas, ela se concretizou-se em oportunidades para os mais ricos aumentar seu patrimônio mais rápido, com redistribuição de riqueza, recursos, privilégio e poder, mas além disso também foram redistribuídos pelo mundo muita pobreza, carência e ausência de poder. No Brasil no mesmo instante que houve um aumento das inovações tecnológicas, ocorreu a queda de milhares de empresas, aumentando o desemprego, a fome e a mortalidade e sabemos que os fatores econômicos junto aos avanços tecnológicos foram os maiores responsáveis pelo enfraquecimento do Estado no processo de globalização. 
 A Identidade Nacional se concretiza pela condição social e o sentimento de pertencer a uma determinada cultura, o conceito de identidade nacional começou a ganhar força no século XIX, mas sabemos que dentro do mesmo país existem regiões com culturas tão distintas que a identidade nacional não se torna tão forte. No Brasil podemos enxergar isso, pois a existência de múltiplas identidades faz com que a identidade nacional se torna pluralista, fazendo as pessoas acreditarem que no Brasil não exista uma identidade nacional, e isso acontece pelo motivo da globalização cultural que causou uma homogeneização de todos os países, fazendo as tradições do nosso próprio país desaparecer e serem desvalorizadas por outras pessoas.

Outros materiais