Buscar

AV FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 121228)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre meninos e meninas - "Nos intervalos das aulas, durante o recreio, ou durante as aulas de Educação Física ou de iniciação desportiva, evidencia-se, igualmente, um modelo diferenciador de condutas: em geral, os meninos dispõem de toda a quadra esportiva só para eles. Ali podem correr, lutar, competir, em suma, preparar-se para a vida adulta; quanto a meninas, para elas basta um pequeno espaço, de preferência à sombra, onde são estimuladas a conversar, brincar de corda ou, no máximo, pular corda ou executar passos de dança rítmica" (TOSCANO, Moema. Igualdade na escola: preconceitos sexuais na educação. Rio de Janeiro: CEDIM, 1995. p. 33).
A partir do texto, responda: os meninos têm uma tendência natural para lutar? As meninas têm uma tendência natural para serem dançarinas? Justifique.
		
	
Resposta: Não é uma questão de tendencia, mais de desejos.
	
Gabarito: Resposta Proposta sugestiva de resposta. O aluno deve ponderar que não há uma tendência natural para dança ou futebol, mas sim uma construção de identidade. Deve-se ainda analisar o binômio natureza e cultura.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 812531)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise e comente a seguinte reflexão: A periferia não é um câncer da sociedade, a periferia só quer educação, cultura, lazer, saúde, respeito, dignidade... (Kaab Al Qadir).
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Em geral a periferia é vista como a parte da cidade em que as piores condições de vida estão lá. A falta de tudo: infraestrutura, educação, saneamento, saúde, desemprego e miséria. Mas essa periferia é parte agregadora do centro urbano e deve ser vista como espaço transformador e que expande o crescimento da cidade. Espaço esse que deve ter olhares em todos os segmentos sociais para que não seja vista como parte marginalizada, mas como parte de crescimento e desenvolvimento local. Necessitando de condições básicas de sobrevivência e saúde, a priore.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 121212)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Aprendemos que existem formas diferentes de compreensão do mundo: a visão do senso comum ou o conhecimento científico. Nesse sentido, marque a única opção verdadeira.
		
	
	O senso comum não depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende tanto de juízos científicos como de juízos pessoais a respeito das coisas, não importando o grau de envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	 
	O senso comum depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, sem envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 607568)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil, o convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade, afinal, a sociedade brasileira resulta da mistura de raças - negra, branca, índia - cada uma com seus costumes, seus valores, seu modo de vida, e da adaptação dessas culturas umas às outras, numa ¿quase reciprocidade cultural¿. Dessa mistura é que surge um indivíduo que não é branco nem índio, que tampouco é negro, mas que é simplesmente brasileiro. Filhos desse hibridismo e tendo como característica marcante o fato de abrigar diversas culturas, nós, brasileiros, deveríamos lidar facilmente com as diferenças. Mas não é exatamente isso o que ocorre. Identifique a seguir o conceito antropológico que explica a dificuldade de aceitar a diferença:
		
	 
	etnocentrismo
	
	multiculturalismo
	
	alteridade
	
	sincretismo
	
	relativismo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 620665)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a afirmativa ERRADA sobre a evolução dos conceitos de saúde e doença.
		
	 
	A segunda revolução da saúde tem como centro a concepção de que os seres vivos são constituídos e funcionam de forma semelhante às máquinas, das quais o relógio é o grande modelo.
	
	O período pré-cartesiano é marcado pela insistência no distanciamento das práticas médicas de concepções mágico-religiosas.
	 
	No período pré-cartesiano, a doença é compreendida resultante do desequilíbrio de humores, influenciado por forças exteriores, como as estações do ano.
	
	O modelo biomédico admite que agentes específicos (organismo patogênico) interferem em partes específicas. Abre-se caminho, via teoria do germe, para o combate às epidemias.
	
	Se na primeira revolução da saúde vacinas e antibióticos dariam conta de agentes infecciosos, na segunda revolução, a vacina teria que ser a modificação de alguns comportamentos, tais como deixar de fumar, ter uma alimentação saudável, controlar o estresse, fazer atividade física, dormir adequadamente etc.
	 6a Questão (Ref.: 620821)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a opção que indica adequadamente o princípio do Sistema Único de Saúde representado na imagem abaixo:
 
		
	
	Integralidade.
	
	Universalidade.
	
	Participação popular.
	
	Igualdade.
	 
	Equidade.
	 7a Questão (Ref.: 117557)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere as proposições a seguir:
Fundamentado no princípio da equidade, o Sistema Único de Saúde (SUS) sustenta que a distribuição das ações e serviços à população deve ser feita de acordo com a necessidade de cada grupo.
PORQUE
O princípio da equidade apoia-se em uma lógica fundada na atenção às diferenças a fim de superar as desigualdades.
Assinale a altenativa correta:
		
	 
	As duas proposições são verdadeiras e a segunda é justificativa correta da primeira.
	
	A primeira proposição é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	A primeira proposição é falsa e a segunda verdadeira.
	
	As duas proposições são falsas.
	
	As duas proposições são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 8a Questão (Ref.: 119112)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere as afirmativas sobre o processo de globalização:
I - A primeira fase pode ser identificada às grandes navegações e à expansão mercantilista;
II - A rápida industrialização da Europa no século 18 marca o início da segunda fase;
III - A escravidão representou um grande incentivo para a afirmação de estratégias globalizantes na segunda fase;
IV - A adoção de regimes democráticos é uma das características da chamada globalização recente.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	 
	Apenas as afirmativas I, II e IV.
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Apeanas as afirmativas II e IV estão corretas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 194844)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Criminalizar a pobreza é mais uma estratégia (ideológica) para mantê-la afastada e excluída do convívio social, livrando os responsáveis pelo gerenciamento das instituições sociais de suas reais obrigações. "A pobreza gera distanciamento social, alienação e discriminação dos pobres" (COSTA, 2005, p. 257). 
O texto acima permite concluir que
		
	 
	Pobreza e criminalidade são sinônimos.
	
	De fato, não existe criminalidade entre os pobres.
	 
	A pobreza é vista por alguns como anomalia potencialmente capaz de fazer adoecer o restante da sociedade.
	
	Em geral, os pobres são alienados e devem ser tratados.
	
	Para que seja possível controlá-la, há que se criminalizar a pobreza.
	 10a Questão (Ref.: 269413)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considerando a importância para o profissional de saúde da relação entre dor e cultura, assinale a alternativa que NÃO APRESENTA uma conclusão adequada:
		
	 
	Deve-se olhar para além de uma lógica puramenteorganicista (de recuperação física) e considerar os sentidos simbólicos ou subjetivos que orientam a busca por atenção em saúde.
	
	A dor é significada social e culturalmente e isto importa muito ao profissional de saúde, uma vez que deverá buscar compreender seu paciente para além de suas disfunções orgânicas.
	
	Mais do que atentar para as disfunções orgânicas para as quais aponta o fenômeno da dor, o profissional de saúde deve igualmente estar atento às significações que os usuários expressam sobre estes estados.
	
	O profissional de saúde deve estar atento para os sentidos sociais expressados no evento da dor.
	 
	Sendo a dor sempre um indicativo de desarmonia fisiológica, o profissional de saúde deve procurar descobrir o que se esconde atrás dos relatos dos pacientes sobre seus estados de dor e sofrimento. Exames e outros procedimentos técnicos devem presidir o trabalho em saúde.

Continue navegando