Buscar

ALEITAMENTO MATERNO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A IMPORTANCIA DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM NO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO
AUTORES: Gabriela Gregório TELES1; Maria Elenice Gomes de ABREU2; PÂMELA RIBEIRO ROCHA3; Tatiana de Sousa TEIXEIRA4.
ORIENTADOR (AS): KÊNIA ALESSANDRA DE ARAUJO CELESTINO5
1, 2, 3, 4 Graduandas do Curso de Enfermagem – PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Pontifícia Universidade Católica de Goiás: gabi_gt29@hotmail.com 
Pontifícia Universidade Católica de Goiás: gomesdeabreu@live.com
Pontifícia Universidade Católica de Goiás: pamela.r.rocha@hotmail.com
 Pontifícia Universidade Católica de Goiás: tatiana_teixeira@hotmail.com
Pontifícia Universidade Católica de Goiás: keniacelestino@hotmail.com
INTRODUÇÃO: O leite materno é o alimento ideal para o RN, (recém nascido) e é recomendado como o único alimento nos seis primeiros meses de vida, com introdução de alimentos e continuação da amamentação até os dois anos de vida ou mais, para a sobrevivência do bebê é importantíssimo que o leite materno não seja substituído, pois ele atende todas as necessidades nutricionais, imunológicas, e psicológica do RN 1,2. 
OBJETIVO: Pesquisar e identificar na literatura a importância do aleitamento materno exclusivo, e os cuidados da enfermagem para essa prática.
MÉTODO: O estudo a caráter de relato de experiência, baseado na utilização metodologia da Teoria da Problematização de Neusi Aparecida Navas Berbel, com as cinco etapas do Arco de Maguerez, como pré-requisito para disciplina de Atividade Integradora VIII, do curso de enfermagem da PUC-GO, desenvolvido entre agosto/dezembro de 2017. Neste estudo a etapa da observação foi auxiliada pela aplicação de roteiro construído de forma coletiva. Vinte e um artigos foram selecionados no Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Acadêmico, no banco de dados LILACS.
RESULTADOS: Proporcionamos uma palestra informativa sobre a importância do aleitamento materno, com informações claras sobre os benefícios tanto para a mãe quanto para o bebe, com um folder contendo informações sobre o que iríamos passar para aquele grupo de mães naquele momento. 
CONCLUSÃO: Percorrendo as etapas do Arco de Maguerez percebemos que a interação e feedback que obtivemos do grupo de gestantes nos estruturou ainda mais sobre a importância do aleitamento materno exclusivo. E também que a atuação da equipe de enfermagem e inquestionável nessa fase da vida de mães e filhos, com todo o conhecimento técnico cientifico fica mais fácil prestar um atendimento com qualidade.
REFERÊNCIAS: 
CORRÊA, C.R.H.; JULIANI, C.M.C. Aleitamento materno: Conhecimentos e atitudes da equipe de enfermagem. Revista Paulista de Enfermagem. v. 21, n.1, p.84-94, 2002.
CASTRO, L. M. C. P.; ARAÚJO, L. D. S. Aspectos socioculturais da amamentação. ALEITAMENTO materno: manual prático. 2. Ed. Londrina: PML, 2006. p. 41-49.
Ministério da Saúde. Como ajudar as mães a amamentar. Brasília, 2002.

Outros materiais