Buscar

Avaliacao de geologia

Prévia do material em texto

Questão 1-a) A descontinuidade de Gutenberg (ou Wiechert-Gutenberg), que separa o manto do núcleo líquido. A descontinuidade de Gutemberg se localiza a cerca de 2880 km de profundidade e deste ponto em diante as ondas S deixam de se propagar, pois a partir daí que começa o núcleo líquido.
b) A onda S e que vai até um pouco abaixo dos 2000km, e a onda P e a que vai até os 6000km de profundidade.
c) Ondas primárias, longitudinais, de compressão ou simplesmente ondas P - correspondem a um movimento vibratório em que as partículas dos materiais rochosos oscilam para a frente e para trás, na mesma direção de propagação do raio sísmico, comprimindo e distendendo as rochas alternadamente; a direção de vibração das partículas é a mesma da propagação da superfície de onda; são as mais rápidas e, portanto, as primeiras a atingir a superfície terrestre.
Ondas transversais, de cisalhamento ou simplesmente ondas S - provocam vibrações nas partículas numa direção perpendicular ao raio sísmico, isto é, as partículas que transmitem as ondas vibram perpendicularmente à direção de propagação da onda; propagam-se com menos velocidade do que as ondas P, atingindo a superfície terrestre em segundo lugar.
Ondas de Love ou ondas L, que são ondas de torsão, em que o movimento das partículas é horizontal e em ângulo reto (perpendicular) à direção de propagação da onda.
Ondas de Rayleigh ou ondas R, que são ondas circulares em que o movimento das partículas se produz num plano vertical àquele em que se encontra a direção de propagação da onda.
Questão 2-O furo de sondagem mais profundo que já se fez na crosta terrestre atingiu 12 km de profundidade, um valor insignificante para um planeta que tem mais de 6.000 km de raio. Mas, dispomos de informações obtidas por medições indiretas, através do estudo de ondas sísmicas, medidas na superfície. Elas mostram que nosso planeta é formado por três camadas de composição e propriedades diferentes, a crosta, o manto e o núcleo. Essas camadas, por sua vez, possuem algumas variações e são, por isso, subdivididas em outras, como mostra a figura
 
Questão 3- Núcleo
O núcleo do globo é constituído de ferro e níquel derretidos. Sua temperatura varia de 2.200º C na parte superior até cerca de 5.000º C nas regiões mais profundas. Apesar da alta temperatura, a parte central do núcleo é formada de níquel e ferro em estado sólido consequência da grande pressão do interior do planeta. O ponto central fica a 6.500 km da superfície.
Manto
Camada pastosa com cerca de 2.900 km de espessura. Silício, alumínio, ferro e magnésio são os elementos químicos predominantes. Sua temperatura varia de 870º C, junto à crosta, até 2.200º C, junto à parte externa do núcleo.
Crosta
Os continentes, as ilhas e as terras do fundo do mar compõem a parte externa da crosta terrestre. Sua espessura varia de 5 a 10 km sob os oceanos e, de 25 a 90 km, nos continentes. É formada por três grandes grupos de rochas: magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares.
Questão 4- Minerais são elementos ou compostos químicos com composição definida dentro de certos limites cristalizados e formados naturalmente por meio de processos inorgânicos na terra ou em corpos terrestre.
Rochas são produtos consolidados, resultante da união natural dos minerais. 
Questão 5- 
Questão 6- Hábito: é a forma exterior ou aparência do mineral. Esta propriedade pode ser tão particular que muitas vezes é suficiente para a identificação da espécie independente de outras propriedades.  A seguir são colocados alguns tipos de hábitos:
- Botrioidal: semelhante a um cacho de uva
- Reniforme: semelhante a um rim
- Globular: forma mais ou menos esférica
- Fibroso: forma de fibra
- Foliado ou Lamelar: Forma de lamelas que separam facilmente em folhas
- Radiado: forma de raios partindo de um centro comum
- Dendrítico: semelhante às raízes de uma planta
- Acicular: forma de agulhas
- Colunar: em forma de coluna
Brilho: É a maneira como um mineral reflete a luz incidente sobre uma de suas superfícies. O brilho pode ser de dois tipos: metálico e não-metálico. O mineral tem um brilho metálico quando sua aparência é semelhante a de um metal (por exemplo brilho do ouro, do cobre, prata). Exemplo de brilhos não-metálicos: vítreo (semelhante ao vidro), resinoso (semelhante ao da resina), nacarado (semelhante ao da pérola), sedoso (semelhante ao da seda), adamantino (semelhante ao diamante).
Dureza: A dureza (H) de um mineral é a resistência que ele oferece ao ser riscado por outro. A escala de dureza mais utilizada é a de Mohs, constituída por 10 termos. A dureza de um mineral é igual à do mineral da escala, se se riscam mutuamente. Se o mineral em causa riscar determinado termo e não riscar o imediatamente a seguir, então a sua dureza estará compreendida entre os dois termos.
Tenacidade: É a propriedade que possuem os minerais de resistirem ao choque ou ao corte. Relativamente à resistência, os minerais podem ser:
quebradiços – quando se quebram com facilidade
friáveis – quando se esboroam com facilidade
sécteis – quando podem ser cortados por uma lâmina
maleáveis – quando podem ser convertidos em folhas e lâminas
Dúctil - Pode ser transformado facilmente em fios. Ex. ouro
Elástico - Pode ser dobrado mas recupera a forma anterior. Ex. micas
Flexível - Pode ser dobrado, mas não recupera a forma anterior. Ex: talco 
Questão 7- Rochas ígneas: A formação desse tipo de rocha ocorre a partir de um processo em que as rochas preexistentes transformam-se em lava graças às condições de altas temperaturas e pressão no interior da Terra. Além disso, essas rochas são muito resistentes e de elevada dureza, não apresentando estratificações, ou seja, não se estruturam em camadas. Sua formação é através da solidificação do magma, costuma acontecer no interior da Terra, mas também pode ocasionalmente ocorrer na superfície em função da manifestação de erupções vulcânicas, em que o magma é expelido e rapidamente se transforma em rocha. Em razão dessas diferenças em sua gênese, as rochas magmáticas são divididas em intrusivas (que se formam abaixo da superfície) e extrusivas (que se formam sobre a superfície). Em virtude do fato de apresentarem origens distintas, a composição desses dois tipos é igualmente distinta, de forma que é possível, através da observação, perceber suas diferenças externas.
Rochas Sedimentares: são derivadas de restos e detritos de outras rochas pré-existentes. O intemperismo faz com que as rochas Magmáticas, Metamórficas ou Sedimentares estejam constantemente sendo alteradas. O material resultante é transportado pela água, vento ou gelo e finalmente depositado como um sedimento. Deve haver então, uma compactação ou cimentação do material para ele se transformar em uma rocha Sedimentar. A transformação dos sedimentos inconsolidados (p. ex. areia) em rochas Sedimentares (p. ex. arenito) é denominada diagênese, sendo causada por compactação e cristalização de materiais que cimentam os grãos dos sedimentos.
Rochas metamórficas: são rochas originadas de outros tipos de rochas que, longe de seus locais de formação e submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo denominado por metamorfismo. Tal fenômeno costuma ocorrer, principalmente, nas camadas medianas e profundas da crosta terrestre ou em regiões vulcânicas. As modificações nas rochas que dão origem às formações metamórficas ocorrem tanto no aspecto mineralógico, com a formação de novos tipos de minerais, quanto no aspecto textura, com alterações nos tipos de cristalização, alinhamento e outros. É importante lembrar que, durante o metamorfismo, há apenas a diferença da temperatura e da pressão original da rocha, não havendo a fusão, ou seja, o aquecimento dela e a sua transformação em magma. Caso isso ocorresse, a nova rocha originada nesse processo não seria metamórfica, e sim ígnea.
Questão 8- (I) Granito (S) Calcário (S) Siltito
(M) Filito(M) Quartzo-Mica-Xisto (S) Conglomerado
(S) Folhelho (M) Xisto
(I) Basalto (I) Gabro
(S) Argilito (M) Gnaisse 
(M) Ardósia (S) Arenito
(M) Mármore (M) Quartzito
Questão 9- 
Rocha ígnea vulcânica-
Rocha ígnea plutônica-
Granito, gabro rocha sedimentar química-
Rocha sedimentar clástica-
Rocha metamórfica-

Continue navegando