Buscar

Relatório sobre Umidade

Prévia do material em texto

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
Departamento de Engenharia Civil
Materiais de Construção Civil I
Umidade
Docente: 
Marco Antônio de M. Alcântara
Discentes:		
	Ana Carolina de Oliveira
	RA: 161051588
	Ana Laura Damasceno Cavalheiro
	RA: 161051341
	Larissa Mangabeira Custódio
	RA: 161052381
	Thássia Dias Zanardo Rufato
	RA: 161052568
Ilha Solteira, 12 de Setembro de 2017
Sumário
	Resumo
	2
	Objetivo
	3
	Introdução
	4
	Procedimentos Experimentais
	5
	Resultados e Discussões
	7
	Conclusão
	9
	Referências Bibliográficas
	10
	Apêndices
	11
Resumo
A prática consistiu na determinação do teor de umidade de determinada amostra de areia, utilizando-se de três métodos distintos, sendo eles: o da frigideira, o da estufa convencional e o da infravermelho. Sendo que cada um possui suas peculiaridades, como o tempo de duração e os métodos. Ressalta-se que foram realizadas medições de massa, antes e depois de cada um destes processos, sendo que a massa do recipiente, denominada tara, foi descontada da final. 
Objetivo
A prática foi realizada com intuito de encontrar o teor de umidade de uma amostra de areia, para isso foram utilizados três métodos, o da frigideira, o da estufa convencional e o da estufa de infravermelho. Para tanto, pesagens foram feitas antes e depois da realização dos métodos.
Introdução
O conceito de umidade na engenharia civil é muito importante visto que em diversas obras este pode indicar problemas no quesito durabilidade, conforto e segurança. Além disso, ressalta-se a importância deste quanto aos materiais necessários para a construção de edificações, dentre os quais se destaca a areia.
Visando a determinação do teor de umidade de uma amostra de areia pode-se utilizar de 3 métodos distintos, sendo eles: o da frigideira, o da estufa convencional e o da infravermelho. O primeiro consiste em depositar tal quantidade em uma frigideira, adicionando-se à mesma um certo volume de álcool, o qual, com o auxílio de um fósforo, entra em combustão, proporcionando a evaporação da água existente na amostra. 
Para os demais métodos, tem-se que a retirada da água é realizada por meio de estufas, sendo que estas diferem quanto ao tempo necessário para tal ação visto que se utilizam de princípios distintos. No caso da estufa convencional, a secagem é feita por aquecimento e possui intervalo de duração de 24 horas, enquanto a de infravermelho, emprega ondas eletromagnéticas, com duração de 1 hora.
É importante ressaltar que são feitas medições de massa antes e depois dos processos, visto que, para o cálculo da porcentagem de umidade (h), seus valores devem ser conhecidos, visando sua substituição na equação a seguir, em que Mh e Ms referem-se a massa úmida e seca, respectivamente.
Observa-se que, para a realização das pesagens faz-se uso de um recipiente, sendo necessário subtrair seu peso, denominado tara, dos valores encontrados de Mh e Ms. 
Procedimentos Experimentais
Materiais Utilizados
4.1.1 Método da Frigideira 
-Balança Digital; 
-Frigideira de Alumínio de massa igual a 485,93 gramas;
-149,57 gramas de areia úmida;
-Concha; 
-Álcool;
-Fosforo;
4.1.2 Método da Estufa Convencional
-Balança Digital;
-Estufa de Secagem e Esterilização SL 100;
-Cápsula de Alumínio de massa igual a 29,70 gramas;
-38,90 gramas de areia úmida.
4.1.3 Método da Estufa de Infravermelho
Balança Digital; 
Estufa de Infravermelho;
Cápsula de Alumínio de massa igual a 28,10 gramas;
43,90 gramas de areia úmida. 
4.2 Metodologia 
4.2.1 Método da Frigideira
Inicialmente, com o auxilio da balança digital pesou-se separadamente a frigideira utilizada na pratica e a areia úmida. De posse dos valores encontrados colocou-se tal amostra na mesma, determinando sua massa. Em seguida, acrescentou-se uma pequena quantidade de álcool e, utilizando-se de um fosforo, ateou-se fogo na mistura, mexendo-a com o auxilio de uma concha até que o fogo cessasse. Por fim, pesou-se o valor da areia seca obtida. 
4.2.2 Método da Estufa Convencional 
Primeiramente pesou-se separadamente o valor da capsula de alumínio utilizada e da areia úmida, em seguida colocou-se o conteúdo no recipiente e pesou-se o conjunto formado, posteriormente introduziu-se o mesmo na estufa e deixou-a no processo de secagem por 1 dia, ao final das 24 horas pesou-se o valor da areia seca. 
4.2.3 Método da Estufa de Infravermelho 
Inicialmente pesou-se separadamente o valor da capsula utilizada e da areia úmida, em seguida o mesmo foi realizado com o conjunto , posteriormente colocou-se a amostra na estufa de infravermelho e deixou-a no processo de secagem por 1 hora, decorrido esse tempo, pesou-se o valor da massa de areia seca obtida. 
Resultados e Discussões
Primeiramente realizou-se o método da frigideira. Para isso, mediu-se a tara do recipiente e a massa úmida total da areia, encontrando valores de 485,93g e 635,5g, respectivamente. Posteriormente foi efetuada a secagem do material, o que resultou em uma massa total de 624,8g.
Subtraindo a tara da frigideira dos valores encontrados, obteve-se a massa úmida e a massa seca da areia, sendo estas 149,57g e 138,87g. Dotando destes resultados, calculou-se a porcentagem de umidade da areia por meio da equação (1).
Em seguida, foi utilizada a estufa convencional para realizar a secagem do material, sendo que a tara da cápsula, a massa inicial total e final obtidas foram 29,7g, 68,6g e 65,91g, respectivamente. Sendo assim, a massa úmida e a massa seca encontradas foram 38,9g e 36,21, nessa ordem. A partir disso, calculou-se novamente a porcentagem de umidade do material.
Por fim, utilizou-se a estufa de infravermelho. A tara do recipiente obtida foi de 28,1g, a massa inicial de 72,0g e a final de 68,64g. Dessa forma, a massas úmida e seca obtidas foram 43,9g e 40,54g, respectivamente. Dotando de tais resultados, calculou-se mais uma vez a porcentagem de umidade da areia.
Analisando os resultados obtidos por meio dos três métodos, pode-se observar uma pequena discrepância entre eles, a qual é explicada pela não homogeneização da areia.
Conclusão
Dotando de amostras de areia, foram empregados três métodos de secagem do material e, posteriormente, calculou-se a porcentagem de umidade para cada um. O primeiro foi o da frigideira e o valor encontrado foi de 7,7%. Em seguida, utilizou-se a estufa convencional, obtendo-se como resultado 7,43%. Por último, encontrou-se um resultado de 8,29% para a estufa de infravermelho. Comparando-se os valores obtidos, observou-se que existe uma pequena discrepância entre os mesmos, que demonstra um experimento preciso.
Referências Bibliográficas
Notas de Aula. Marco Antonio de M. Alcântara. 2017.
Apêndices
Apêndice A – Método da Frigideira
Imagem 1 – Elaborada pelo autor
Imagem 2 – Elaborada pelo autor
Apêndice B – Estufa Convencional
Imagem 5 – Elaborada pelo autor
Imagem 4 – Elaborada pelo autor
Imagem 3 – Elaborada pelo autor
Apêndice C – Estufa de Infravermelho
Imagem 7 – Elaborada pelo autor
Imagem 6 – Elaborada pelo autor

Continue navegando