Buscar

Contribuições da Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

"Qual a contribuição do pensamento filosófico para a promoção do desenvolvimento humano em suas diferentes dimensões?"
O pensamento filosófico provoca mudanças de comportamento nos individuos, contribuindo para o aumento da capacidade de percepção das diversas correntes de pensamentos e valores que estejam em luta no seu tempo, educando-os para exercícios que elevem seu intelecto a uma construção de personalidade cidadã. Criando assim, um ambiente justo que estejam presentes regras e valores, necessários para uma harmônica vida em sociedade.
O principal objetivo da filosofia é fazer com que as pessoas adotem uma postura de questionamento contínuo. Sobre seu papel na sociedade no mundo e também no universo, e seus problemas. Indagando sobre as relações interpessoais estabelecidas. Analisando a influência que exerce bem como recebe de outrem.
Assim sendo, é despertado no homem, um continuo desejo pelo “saber”, a partir deste desígnio, é possível modificar a estrutura do “ eu” e a realidade em volta, pois, como diz Sigmund Freud: “ o conhecimento traz poder ”. É evidente que não se trata aqui de um poder hegemônico, que subjuga os outros em prol da vontade própria, mas sim, de um poder bastante significativo capaz de influenciar. 
A filosofia busca o desenvolvimento da ética nos indivíduos, tornando-os mais apiteis na busca de soluções para os conflitos diários, gestando-o no sujeito uma melhor resolução diante das demandas divergentes que se apresentam, tornando-os mais focados no seu ambiente de trabalho, sendo mais cooperativo nas soluções dos problemas e buscando sinergia nas interações em equipe.
A educação filosófica é o ato de fazer fluir meios intelectuais de cada individuo, para que cada um possa descobrir as suas potencialidades físicas, intelectuais e morais, inserindo no contexto da sua vida em sociedade. A formação filosófica é, também e inseparavelmente, a acessibilidade da mente à totalidade estrutural dos conhecimentos humanos. Ela é, por definição, um intermédio para a compreensão da autoconsciência, que busca convergência entre o saber, o ser e o agir, na unidade individual e também coletiva.
O homem vai se constituindo, através das suas relações ( sociedade), dessa forma, é gerado nele uma identidade social, por meio de uma relação dialética entre subjetividade e objetividade, em outras palavras, o sujeito social é concebido quando apropria-se dos signos, da cultura que o cerca, como também externa o que se apropriou em outrora, produzindo cultura.
O conhecimento da filosofia amplia a visão do ser humando em relação ao mundo, dando a ele a liberdade de pensar e refletir. Essas percepções, com a sua visão ampliada pelo conhecimento filosófico, aumentam a concepção do que é possível, engrandecendo os pensamentos e reduzindo a arrogância nos indivíduos.
Os seres humanos buscam de todas as formas dar um sentido às suas vidas, todo individuo tem um potencial criador e busca coloca-lo em uso. Os mais velhos, por suas experiências vivenciadas e observadas ao longo da vida, e pela participação em grupos sociais, culturais, religiosos e politicos possuem um melhor significado para o mundo à sua volta.
Se pararmos para analisar, convivemos em uma coletividade em que os valores são manchados constantemente. Através dos meios de comunicação de massa, o que constituímos ofusca em perda do que tivemos. Como afirma no materialismo não são de relações comerciais e pessoais, na qual as emoções são de discursos consumistas com a alienação. Como Sócrates diz no segundo capitulo: “ conhece a ti mesmo”.
Umas das bases do pensamento filosófico, se não a principal, é o questionamento. Portanto, os pensamentos filosóficos, de forma geral, nos guia rumo ao questionar. A não aceitar as verdades como absolutas e inquestionáveis. É necessário perguntar, aguçar a curiosidade, não se contentar, buscar explicações e pensar o mundo a sua volta. Assim, o pensamento filosófico é indispensável no crescimento do ser humano de forma multidimensional por que põe o indivíduo a expandir seus horizontes a partir da dúvida e da criatividade. Em resumo, O ser humano tem a predisposição para o pensamento. A dificuldade está em aceitar esse desafio e encará-lo da maneira correta. Não podemos esquecer que uma vida sem capacidade de pensar não vale a pena ser vivida.
https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-do-conhecimento-filosofico-para-a-construcao-do-conhecimento-critico-reflexivo/25061
http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2002/02/a11.htm
http://www.olavodecarvalho.org/o-seminario-de-filosofia/

Continue navegando