gabarito av 2017
35 pág.

gabarito av 2017


DisciplinaLógica I9.424 materiais139.479 seguidores
Pré-visualização9 páginas
Parte superior do formulário
	
	
 
\ufffdFechar\ufffd
Avaliação: CEL0548_AV_201602081981 » CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE
Tipo de Avaliação: AV 
Aluno: 201602081981 - DAZIELI DE SOUZA PEREIRA 
Professor:
ANA ELISABETE RODRIGUES DE CARVALHO LOPE
Turma: 9005/AG
Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 23/11/2017 19:51:12 
\ufffd
 \ufffd\ufffd1a Questão (Ref.: 201602970329)
Pontos: 1,0  / 1,0 
Constatou-se que, na década de 1940, houve uma considerável perda no interesse pela arte-educação, porém na década seguinte (1950) várias mudanças aconteceram sob influência do filósofo Hebertt Read (1893-1968) e do educador Viktor Lowenfeld. Que mudanças foram essas?
Resposta: Influência de teorias como Herbert Read e Viktor Lowenfeld , houve a proposta de uma educação pela arte ,vista como processo criador....
Gabarito: As mudanças ocorridas nesse período dizem respeito a um renascimento e uma valorização da arte como processo de espontaneidade e criatividade.
\ufffd
 \ufffd\ufffd2a Questão (Ref.: 201602181339)
Pontos: 1,0  / 1,0 
A idéia de ensinar a linguagem do teatro foi introduzida por Viola Spolin (1906-1994) e chega até o Brasil pela professora Ingrid Koudela. Segundo Koudela (1999) o objetivo de Spolin era ensinar esta linguagem às crianças, aos jovens, bem como aos atores e diretores. Spolin (2003) utiliza o teatro na educação como um processo que constitui a base para uma abordagem alternativa de ensino e aprendizagem. Como eram denominadas por Viola Spolin as atividades de teatro e o que significava para ela o ensino aprendizagem do teatro na educação? 
Resposta: Jogos teatrais , como o são denominados por essa autora ,são atividades lúdicas e exercícios que mostram um problema a ser enfrentado . Os jogos teatrais visam fazer a passagem do jogo dramático infantil ou jogo do faz de conta . Para os jogos teatrais com exigência de regras , socialização . Nos jogos teatrais os alunos aprendem regras básicas para contar histórias , apreciar a literatura e construir personagens, indo alem do aprendizado de habilidades e atitudes ,ou seja, pretende se que sejam uteis para a aprendizagem na vida . O ator aluno, representa cenas do cotidiano ,que podem ser modificadas de acordo com sua postura adiante de certos acontecimentos.
Gabarito: 
Jogos teatrais, como são denominados por essa autora, são atividades lúdicas e exercícios que mostram um problema a ser enfrentado. Os jogos teatrais visam fazer a passagem do jogo dramático infantil (ou jogo do faz- de- conta) para os jogos teatrais (com exigência de regras/socialização). Nos jogos teatrais, os alunos aprendem regras básicas para contar histórias, apreciar a literatura e construir personagens, indo além do aprendizado de habilidades e atitudes, ou seja, pretende-se que sejam úteis para a aprendizagem na vida. O ator-aluno representa cenas do cotidiano, que podem ser modificadas de acordo com sua postura diante de certos acontecimentos. 
\ufffd
 \ufffd\ufffd3a Questão (Ref.: 201603147885)
Pontos: 1,0  / 1,0 
Atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito, de caráter estético, carregados de vivência pessoal e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação [...] a capacidade criadora do artista de expressar ou transmitir tais sensações ou sentimentos. Estamos falando da definição de:
Educação
Cultura
Criatividade
Ciência
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
Arte
\ufffd
 \ufffd\ufffd4a Questão (Ref.: 201602127816)
Pontos: 1,0  / 1,0 
Para Lowenfeld ( 1977:17-8) "num sistema educacional bem equilibrado, em que o desenvolvimento do ser total é realçado, o pensamento, o sentimento e a percepção do indivíduo devem ser igualmente desenvolvidos, a fim de que possa desabrochar toda a sua capacidade criadora em potencial". Marque a alternativa FALSA sobre a função as escola no desenvolvimento da capacidade criadora:
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
Não é função da escola a estimulação da capacidade criadora.
A função da escola seria estimular cada aluno para desenvolver a sua imaginação.
A escola deve estimular o desabrochar toda a capacidade criadora.
A escola deve desenvolver a capacidade criadora dos alunos.
A escola pode proporcionar a oportunidade o meio para que os alunos desenvolvam sua capacidade criadora.
\ufffd
 \ufffd\ufffd5a Questão (Ref.: 201603173784)
Pontos: 1,0  / 1,0 
¿A formação de uma personalidade criadora projetada em direção ao amanhã se faz pela imaginação criadora encarnada no presente.¿ Essa ideia faz parte das concepções de:
Jean Piaget
Sigmund Freud
Jean-Paul Charles Aymard Sartre
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
Lev Semyonovich Vygotsky
Burrhus Frederic Skinner
\ufffd
 \ufffd\ufffd6a Questão (Ref.: 201602789000)
Pontos: 1,0  / 1,0 
Em uma escola da zona urbana, o professor de artes do 6.º ano do ensino fundamental combinou com os alunos de fazerem uma exposição de fotografias tiradas com o telefone celular. Os alunos teriam que fotografar as paisagens que viam no caminho para a escola e, juntamente com a professora de Língua Portuguesa, elaborarem um pequeno texto sobre as fotografias, relatando o que viram e como poderiam contribuir para melhorar o que, segundo avaliação deles, não estava bom. Na exposição, cada fotografia viria acompanhada do texto produzido e de um desenho com a sugestão de melhora nos aspectos que os alunos consideravam ruins. Tomando por base a pedagogia crítica e os estudos culturais, é correto afirmar que o trabalho descrito acima (ENADE Artes Visuais, 2011) 
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
tomou por base a interdisciplinaridade como eixo pedagógico para a produção de um trabalho mais amplo e com olhares variados e complementares
proporcionou momentos de reflexão, apontando a incompatibilidade do trabalho de artes e língua portuguesa como áreas separadas do conhecimento e que têm objetivos antagônicos
incentivou os alunos a buscarem outras realidades para fotografar, em uma tentativa de amenizar a realidade de seu meio ambiente.
foi adequado à ideia da pedagogia tradicional, na qual os conteúdos são estanques e não dialogam entre si. 
colaborou para uma visão acrítica e alheia à realidade circundante, trazendo problemas ao lidar com aspectos que os alunos não têm inferência sobre eles.
\ufffd
 \ufffd\ufffd7a Questão (Ref.: 201602265374)
Pontos: 1,0  / 1,0 
Ao estudarmos o campo das Artes Visuais reconhecemos seu potencial como linguagem e forma de expressão. Podemos afirmar que as produções nesse campo combinam os seguintes elementos básicos em sua composição: 
\ufffd\ufffd INCLUDEPICTURE "http://bquestoes.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif" \* MERGEFORMATINET 
espaço, linha, forma, cor, textura 
movimento, ritmo, drama, personagem 
espaço, linha, forma, melodia, timbre 
tempo, notas musicais, timbre, forma 
espaço cênico, tempo, drama, personagem 
\ufffd
 \ufffd\ufffd8a Questão (Ref.: 201602996366)
Pontos: 0,0  / 1,0 
As inovações tecnológicas invadem cada vez mais o nosso cotidiano, instigando o imaginário do artista, que em um diálogo com os novos meios, revela novas poéticas. Dispositivos tecnológicos e recursos do avanço científico, de áreas como a informática, a medicina e a robótica, revelam ao homem percepções extracorporais. O artista tem papel fundamental de aproximar o homem das tecnologias de uma maneira sensível. Assim como o artista, o professor de artes visuais também é responsável em propiciar contato de seus alunos com as novas tecnologias, escolhendo