Exercícios Saúde Mental
7 pág.

Exercícios Saúde Mental


DisciplinaSaúde Mental3.660 materiais26.446 seguidores
Pré-visualização3 páginas
1a Questão (Ref.: 201408357337)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O objetivo geral do Centro de Atenção Psicossocial é:
		
	
	Oferecer atendimento a população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clinico geral e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e terapêuticos
	
	Oferecer atendimento a população de sua área de abrangência, sem realizar o acompanhamento clinico e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e terapêuticos
	 
	Oferecer atendimento a população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clinico e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e comunitários
	
	Oferecer atendimento a população sem área de abrangência, realizando o acompanhamento clinico e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e terapêuticos
	
	Oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e terapêuticos
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408357246)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Realizando uma comparação entre a obra do escritor brasileiro Machado de Assis - O Alienista - e a Lei da Reforma Psiquiátrica, nº 10.216, de 6 de abril de 2001, faça uma leitura atentiva do texto e assinale a opção correta. F. F. A., sexo masculino, 23 anos, solteiro, natural do Rio de Janeiro, encontrado na cama da enfermaria masculina, foi admitido no dia no 11/09/13, trazido pela irmã. Consta em seu registro de admissão: procedente de sua residência, apresentando sintomas de agressividade e agitação. Já esteve internado em outras ocasiões devido a problemas psiquiátricos. Vive com a mãe, a irmã e o irmão em casa própria. Não tem vida social ativa e apresenta dificuldade de relacionamento familiar. Em casa o paciente faz uso de medicamentos há 06 anos, mas a irmã não soube especificar quais. Relata ainda, fazer uso de substâncias psicoativas (álcool). Na sua história familiar existem antecedentes psiquiátricos (irmão com transtornos mentais). Mostrou-se calmo e calado durante toda a entrevista de enfermagem. A sua história patológica pregressa é de Esquizofrenia. Com isso, levando em consideração os caminhos e tendências das Novas Políticas de Saúde Mental, qual seria a melhor proposta de modelo assistencial para o caso, após sua alta hospitalar, construído de forma a evitar que a pessoa cuidada não seja excluída do processo da Reforma.
		
	
	(E) Os CAPSi são especializados no atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais, dão resposta à demanda em saúde mental em municípios com mais de 200.000 habitantes. Funcionam durante os cinco dias úteis da semana, e têm capacidade para realizar o acompanhamento de cerca de 180 crianças e adolescentes por mês. A equipe mínima para estes serviços é de 11 profissionais de nível médio a superior.
	
	(A) Programa De Volta Para Casa - integração social, fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas por transtornos mentais, com história de longa internação psiquiátrica (2 anos ou mais) ininterruptos.
	
	(D) CAPS III, serviços de atendimento durante 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados. Possuem no máximo cinco leitos, com acompanhamento noturno e internações curtas (de algumas horas a, no máximo, sete dias), com equipe mínima de 16 profissionais de nível médio a superior, e outras para atendimento noturno e de final de semana.
	 
	(C) CAPS ad - De acordo com a deliberação da III Conferência Nacional de Saúde Mental em 2001, que propôs a reorientação dos modelos assistenciais em saúde mental, a ampliação dos Programas de Redução de Danos (PRDs) e o cuidado proposto no CAPSad. (BRASIL, 2002), instituiu as práticas transversais de saúde ao conectar às forças sociais do território os serviços de saúde, promovendo múltiplas dimensões de cuidado e atenção para os usuários.
	
	(B) SHRad - Serviços Hospitalares de Referência para Álcool e outras Drogas (SHRad) para municípios com população superior a 200.000 habitantes: estas unidades estão em fase final de regulamentação pelo Ministério da Saúde. Os principais objetivos dos SHRad serão o atendimento de casos de urgência/emergência relacionados a álcool e outras drogas (Síndrome de Abstinência Alcoólica, overdose etc.) além da redução de internações de etilistas e dependentes de outras drogas em hospitais psiquiátricos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408357284)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale V para alternativas verdadeiras e F para alternativas falsas.
		
	 
	O acolhimento é uma escuta ampliada.
	
	O acolhimento é o mesmo que escuta.
	
	O acolhimento só poderá ser feito pelo enfermeiro.
	
	O empoderamento é o mesmo que dependência do sujeito do sujeito.
	
	O acolhimento é uma prática realizada em todos os serviços de saúde
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408357304)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quais são as modalidades de CAPS existentes?
		
	
	CAPS II, CAPS III, CAPS i, CAPS AD.
	
	CAPS II, CAPS III, CAPS AD III, CAPS i
	
	CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS IV, CAPS AD
	
	a) CAPS I, CAPS II, CAPS AD, CAPS i
	 
	CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS ADII, CAPS ADIII, CAPS i
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408357241)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Foi um século caracterizado pelo poder ideológico da Igreja Católica, onde a "loucura" ficava presa a uma rede de significações religiosas como o pecado, possessões e maldições. Essas são caracteristicas da visão da (o):
		
	
	Revolução Industrial/ Século XIX.
	 
	Idade Média/ Século XIV.
	
	Renascimento/ Século XV.
	
	Período Clássico/ Grécia Antiga.
	
	Revolução Francesa/ Século XVIII.
		
	1a Questão (Ref.: 201408357240)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A memória é um dos itens avaliados no exame psíquico. A alteração na qual ocorre o esquecimento de fatos ocorridos no passado recente, é a:
		
	
	Estão Corretas as afirmativas I E III.
	
	Amnésia Lacunar.
	
	Amnésia Retrógrada;
	
	Amnésia Global;
	 
	Amnésia Anterógrada;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408357230)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os leitos para internação dos usuários de transtornos mentais nos hospitais gerais é um importante dispositivo de atenção psiquiátrica que vem de encontro com o que preconiza a lei:
		
	
	16.365/ de 5 de maio de 2002.
	 
	10.216/ de 6 abril de 2001;
	
	10.234/ de 6 de abril de 2001;
	
	20.815/ de 5 maio de 2002;
	
	Agarofobia intensa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408357241)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Foi um século caracterizado pelo poder ideológico da Igreja Católica, onde a "loucura" ficava presa a uma rede de significações religiosas como o pecado, possessões e maldições. Essas são caracteristicas da visão da (o):
		
	
	Revolução Industrial/ Século XIX.
	 
	Idade Média/ Século XIV.
	
	Período Clássico/ Grécia Antiga.
	
	Revolução Francesa/ Século XVIII.
	
	Renascimento/ Século XV.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408357278)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Identifique qual o grupo de completa as alterações demonstradas abaixo: Ao atender um paciente em uma instituição de saúde mental, ele lhe informa que, ultimamente, tem notado a sua perna crescer e diminuir e que seu cérebro está derretendo dentro da cabeça... Essa afirmação caracteriza_______________________________________________ Você cumprimenta certo paciente psiquiátrico: - Bom dia, como está o senhor?