Buscar

CASO CONCRETO 6 resolvido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 5 – PAD
Questão 
O tipo familiar citado no caso acima é a família homoafetiva, composta por dois indivíduos do mesmo sexo. Baseado na CF88 art. 226 §3º, essa união não é considerada capaz de servir de acolhedouro para as crianças, ou seja, não é reconhecida como entidade familiar, pois, são pessoas do mesmo sexo. 
Não há Lei que impeça a adoção de crianças por casal homoafetivo, no entanto, não há nada que possa garantir. O procedimento adotado pelo tribunal é o preenchimento dos requisitos estabelecidos no ECA – lei 8.069/190 e provem que sejam pessoas capazes de serem postulantes da adoção independente da orientação sexual. 
As principais diferenças entre a família patriarcal e a contemporânea são inúmeras, mas, as que podemos citar como peso social é o casamento, que na família de antigamente era sagrado e as famílias se preparavam para isso, diferente de hoje que o casamento se tornou “banal” e durável enquanto o amor ou paixão durar. Outro ponto é a emancipação feminina, com sua independência, desmembraram o pai (patriarca da família) de sua insubestimavel função de chefe da família. 
2. LETRA C 
3. LETRA B

Outros materiais