Buscar

AV2 PATOLOGIA BASICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602929613)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As exigências fisiológicas normais a célula se mantém em homeostasia mantendo-se estável. Em situações de estresse fisiológico em consequência de um patógeno a célula desencadeia uma cascata de adaptações. Descreva as possíveis adaptações celulares.
		
	
Resposta: Isquemia, Hiperemia, Hipóxia, degenereção, problemas no seu crescimento e diferenciação, etc.
	
Gabarito: As adaptações podem ser caracterizadas como um aumento de número de células, chamado de hiperplasia, ou aumento no tamanho das células, chamado hipertrofia ou até a redução do tamanho e função da célula chamado de atrofia. A metaplasia, caracterizada pela mudança de um tipo de célula para outra.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): As adaptações podem ser caracterizadas como um aumento de número de células, chamado de hiperplasia, ou aumento no tamanho das células, chamado hipertrofia ou até a redução do tamanho e função da célula chamado de atrofia. A metaplasia, caracterizada pela mudança de um tipo de célula para outra.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602262845)
	Pontos: 0,8  / 1,0
	Paciente idoso, 93 anos, diabético, desidratado e desnutrido deu entrada na emergência de um hospital sendo encaminhado imediatamente para a UTI. O paciente já tinha sido hospitalizado na mesma unidade hospitalar uma semana antes em virtude de uma descompensação do diabetes. Teve alta, mas retornou à unidade. O paciente era portador de insuficiência renal crônica e na internação anterior foi submetido a uma sondagem vesical que é a introdução de uma sonda ou cateter na bexiga, que pode ser realizada através da uretra ou por via supra-púbica, e tem por finalidade a remoção da urina, ou seja, esvaziar a bexiga do paciente que apresentava retenção urinária. O paciente apresentou febre alta logo no primeiro dia de alta hospitalar sendo, então, submetido à nova internação. A temperatura se manteve elevada pelos sete dias, além de prostração, calafrios, oligúria (diminuição do volume urinário), hematúria (perda de sangue na urina), face e extremidades ruborizadas. Foi realizada cultura de microrganismos na urina do paciente sendo detectada a espécie Escherichia coli, que é uma bactéria gram negativa e faz parte das enterobactérias. Infelizmente, o paciente foi ao óbito no oitavo dia tendo como causa mortis a falência múltipla de órgãos em decorrência da progressão para o estágio final do choque. O resultado da avaliação leucocitária, no primeiro dia de internação foi 18.000 leucócitos/mm3 (60% de neutrófilos) e no sétimo dia foi 42.000 células/mm3 (90% de neutrófilos). De acordo com o caso clínico, responda: a) Como você interpretaria essa leucocitose (aumento no número de leucócitos) especificamente neutrofilia (aumento no número de neutrófilos)? b) Que tipo de choque que levou o paciente ao óbito?
		
	
Resposta: A) O paciente foi submetido a muitas exposições a vírus e bactérias durante o tempo internado, o mesmo não conseguiu curar totalmente nenhuma patologia, o que foi acumulando no seu organismo abundantes células de defesa, em consequencia disso, as outras células iam perdendo vida, força, e ação. B) Choque Séptico
	
Gabarito: a) A leucocitose está relacionada à presença de uma inflamação de cunho infecciosa constatada pela neutrofilia. Sob estímulo dos mediadores pró-inflamatórios, a medula óssea aumentou a produção de leucócitos justificando a presença da leucocitose. Os neutrófilos correpondem a primeira linha de defesa contra agressões. O aumento na quantidade de neutrófilos está associado a diversos tipos de infecções microbianas, nesse caso, bacteriana (E.coli). b) choque séptico.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): a) A leucocitose está relacionada à presença de uma inflamação de cunho infecciosa constatada pela neutrofilia. Sob estímulo dos mediadores pró-inflamatórios, a medula óssea aumentou a produção de leucócitos justificando a presença da leucocitose. Os neutrófilos correpondem a primeira linha de defesa contra agressões. O aumento na quantidade de neutrófilos está associado a diversos tipos de infecções microbianas, nesse caso, bacteriana (E.coli).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602838243)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Observe as informações abaixo sobre métodos de estudo em Patologia e assinale ERRADA.
		
	 
	A biópsia excisional consiste na retirada de todo o órgão
	
	O método Papanicolau é um exemplo de exame citopatológico
	
	A punção aspirativa por agulha grossa é um exemplo de biópsia incisional
	
	A biópsia excisional consiste na retirada de toda lesão, preservando o órgão
	
	A biópsia incisional consiste em remover parte de uma lesão para fins diagnósticos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602781235)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A isquemia prolongada e progressiva leva ao infarto. A área necrosada apresenta coloração pálida mas mantém sua morfologia por algum tempo até que ocorra a cicatrização desta lesão. Que tipo de necrose ocorre em órgãos compactos que sofrem isquemia?
		
	
	Liquefativa.
	
	Caseosa.
	
	Gangrenosa.
	 
	Coagulativa.
	
	Gordurosa.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603240058)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Degeneração é uma palavra que em Português significa passar de um estado para outro inferior, com qualidades e características menores que o primeiro estado. Em Patologia, se refere à:
		
	
	Diminuição da capacidade de produção e liberação de proteínas que levam ao acúmulo intracelular
	
	Desnaturação e/ou ruptura de proteínas estruturais
	
	Formação de micelas nas células indiferenciadas do feto, formando as bolsas articulares
	 
	Formação de depósitos intracelulares de substâncias endógenas ou exógenas
	
	Atrofia
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602259823)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em tecidos necrosados, a alcalinidade está aumentada, provocando uma diminuição da solubilidade do carbonato de cálcio, facilitando sua precipitação. Que tipo de calcificação pode ocorrer em tecidos necrosados?
		
	 
	distrófica.
	
	displásica.
	
	hiperplásica.
	
	metastática.
	
	metaplásica.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602445298)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	DISTURBIO CIRCULATÓRIO CARACTERIZADO PELA ATIVAÇÃO EXCESSIVA DOS PROCESSOS HEMOSTÁTICOS, PODE LEVAR À ISQUEMIA E NECROSE.
		
	
	CONGESTÃO
	
	EDEMA
	 
	TROMBOSE
	
	HEMORRAGIA
	
	HIPEREMIA
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603000926)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As células mais importantes da fase inflamatória aguda são:
		
	
	Plasmócitos
	 
	Linfócitos
	
	Eosinófilos
	
	Macrófagos
	 
	Leucócitos Polimorfonucleares
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602838934)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando o músculo estriado cardíaco sofre sobrecarga de trabalho, como por exemplo na hipertensão arterial, ocorre aumento do volume cardíaco. Que tipo de adaptação celular ocorreu?
		
	
	aplasia
	
	metaplasia
	 
	hipertrofia
	
	hiperplasia
	
	hipotrofia
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602886241)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Consiste de mecanismos que existem antes da infecção, que são capazes de rápidas respostas aos micróbios e que reagem essencialmente do mesmo modo às infecções repetidas. A sentença refere-se à:
		
	
	Fagocitose.
	
	Hipersensibilidade.
	
	Diapedese.
	 
	Imunidade inata.
	
	Inflamação.

Continue navegando