Buscar

tireoide e paratireoide

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
TIREÓIDE E PARATIREÓIDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PALOTINA CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VETERINÁRIA
*
A GLÂNDULA TIREÓIDE
	
Na maioria dos mamíferos, a glândula tireoide situa-se caudal à traqueia, ao nível do primeiro ou segundo anel traqueal. É composta de dois lobos situados em cada lado da traqueia e unidos por uma porção estreita de tecido, denominada istmo.
*
*
Hormônios produzidos pela tireoide:
TIROXINA(T4) E TRIIODOTIRONINA(T3) – aumentam a velocidade das reações químicas em quase todas as células do organismo.
CALCITONINA – promove a deposição de cálcio nos ossos, diminuindo assim a concentração de cálcio no líquido extracelular.
Estrutura - glicoproteína produzida por tireotrofos. Subunidades  e , unidas por ligação não-covalente.
*
O hipotálamo secreta o fator liberador de tireotrofina(TRH) que é transportado pelas veias porta hipotalâmico-hipofisárias para a glândula hipófise anterior, onde vai estimular a produção do hormônio tireoestimulante ou tireotrofina (TSH). Esse hormônio é carreado pelo sangue até a glândula tireoide, onde vai aumentar a secreção de tiroxina. 
*
*
*
Modo de ação
Estresse	- Térmico
 Trabalho
Sobrecargas de longa duração
# OBS.: A dopamina (de origem hipotalâmica), um precursor catecolamínico da noradrenalina, inibe a secreção do lactotrofo de prolactina (PRL) e do tireotrofo do hormônio estimulante tireotrófico (TSH).
*
	A tireoide é a glândula endócrina mais importante para a regulação metabólica. O tecido glandular apresenta células organizadas num arranjo circular chamado folículo.
	O mais importante hormônio secretado pela glândula tireoide é a tiroxina. A tiroxina aumenta a velocidade (ou intensidade) de quase todas as reações químicas em todas as células do corpo, mas o mecanismo dessa ação ainda não é conhecido. Entretanto, todas ou quase todas as enzimas celulares ficam com suas quantidades aumentadas. De igual modo, o número de mitocôndrias em todas as células também fica aumentado. Se esses aumentos de enzimas e de mitocôndrias são a causa do metabolismo celular aumentado ou sua consequência, ainda é questão discutida.
	
*
DISTÚRBIOS TIREOIDIANOS
*
O mecanismo da secreção tireoidiana  o iodo é, primeiro, transportado para o interior da célula folicular, sob a forma de iodeto (iodo iônico, I-). Esse transporte é o resultado de uma bomba de iodeto localizada na membrana celular e que concentra o iodo no interior celular cerca de 40 vezes. A célula folicular converte, então, o íon iodeto em iodo elementar. Ao mesmo tempo, a célula também secreta uma proteína, chamada de tiroglobulina, para o interior do folículo. Sob a ação de uma enzima específica, a iodinase, o iodo elementar reage com a tiroglobulina, para converter a maior parte do aminoácido tirosina da molécula da tiroglobulina em tiroxina (T4).
	
*
Outro hormônio, muito semelhante à tiroxina, mas contendo menor quantidade de iodo – a triiodotironina (T3) – é formado em menor quantidade, ao mesmo tempo em que ocorre a formação da tiroxina. Exerce quase que os mesmos efeitos da tiroxina, exceto pelo fato de que sua ação é várias vezes mais rápida do que a da tiroxina.
*
GLÂNDULA PARATIREÓIDE
As células paratireoideas que estão no processo ativo de secreção hormonal se denominam células principais, ao passo que células inativas ou degeneradas são chamadas células oxífilas.
O PTH (hormônio paratireoideo) é secretado pelo processo de exocitose e é rapidamente metabolizado pelo fígado e pelos rins, tendo meia-vida relativamente curta, de 5 a 10 minutos, no sangue.
*
*
O efeito do PTH é aumentar as concentrações de cálcio e diminuir as concentrações de fosfato nos líquidos extracelulares. O PTH tem efeitos diretos sobre o metabolismo ósseo e renal de cálcio, bem como efeitos indiretos sobre o metabolismo GI de cálcio. O PTH tem efeitos adicionais sobre o osso estável, o que resulta na reabsorção óssea. Este efeito envolve aumento da atividade de osteoclastos e uma inibição da atividade de osteoblastos. O efeito do PTH sobre o osso resulta na liberação tanto de cálcio como de fosfato.
*
*
O PTH age sobre os túbulos contorcidos distais dos rins para aumentar a absorção de cálcio e diminuir a reabsorção de fosfato renal, por meio de um efeito nos túbulos proximais. O PTH também está evolvido na ativação de vitamina D em nível renal. O PTH medeia a absorção de cálcio do intestino indiretamente, através de seu efeito sobre a vitamina D.
A secreção de PTH é controlada pelas concentrações de cálcio livre (ionizado) no sangue; diminuições no cálcio estimulam a secreção de PTH e aumentos no cálcio a impedem. 
*
*
OBRIGADO!! !

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando