Buscar

ATROPOLOGIA AV2

Prévia do material em texto

Disciplina:  ANTROPOLOGIA CULTURAL
	Avaliação:  SDE0636_AV_201702045137      Data: 21/11/2017 19:20:21 (F)       Critério: AV
	Aluno: 201702045137 - CLEMIRES LOURENCO BEZERRA
	Professor:JULIO CESAR ADIALA
	Turma: 9001/AA
	Nota Prova: 6,0 de 9,0      Nota Partic.: 0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 8,0 pts
	 
		
	ANTROPOLOGIA CULTURAL
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 640101)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marcada pela discussão evolucionista, a Antropologia do século XIX privilegiou o Darwinismo Social. Trata-se da primeira fase da Antropologia. Esta escola antropológica também esteve bastante influenciada pela perspectiva etnocêntrica. Explique os paradigmas metodológicos da teoria evolucionista.
		
	
Resposta: As distintas sociedades evoluiriam todas na mesma direção, passando por etapas e fases de desenvolvimento e diferenciação cultural inevitáveis e escalonadas, seguindo uma transformação que levaria do simples ao complexo, do homogêneo ao heterogêneo, do irracional ao racional.
	
Gabarito: o evolucionismo considerava a sociedade europeia da época como o apogeu de um processo evolucionário, em que sociedades aborígines eram tidas como exemplos de ¿mais primitivas¿. Os temas e conceitos trabalhados pelo evolucionismo social estão relacionados à Unidade Psíquica do Homem, na Crença da Evolução das Sociedades das Mais ¿Primitivas¿ para as Mias ¿Civilizadas¿, na busca das Origens (perspectiva Diacrônica) e no desenvolvimento de estudos de Parentesco / Religião / Organização Social. Essa Escola também é marcada pelas substituição do conceito de Raça pelo de Cultura.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 588821)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais são as características que fazem com que identifiquemos indivíduos de culturas diferentes?
		
	
Resposta: PODEMOS PERCEBER OBSERVANDO SUAS CRÊNÇAS, COSTUMES E A MANEIRA COMO CONVIVEM EM SOCIEDADE.
	
Gabarito: Gabarito: Os indivíduos de culturas diferentes podem ser facilmente identificados por uma série de características,, tais como o modo de agir, vestir, caminhar, comer, sem mencionar a evidência das diferenças linguísticas, o fato de mais imediata observação empírica.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 128576)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A princípio, a antropologia dividiu-se em duas principais áreas de estudo: a biológica e a cultural. Posteriormente mais duas áreas ganham destaque suficiente para conseguir espaço como uma área específica de estudo da Antropologia. Uma dessas ¿novas¿ áreas está fundamentada pela busca da compreensão das particularidades da comunicação humana e no estudo das relações de linguagem em suas estruturas, origens e variações/diversidades. Estamos nos referindo aos paradigmas de que área da Antropologia?
		
	
	Antropologia Biológica
	 
	Antropologia Social
	
	Antropologia Botânica
	 
	Linguística
	
	Antropologia da Comunicação
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 194143)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicado dentro de relativo controle em um laboratório.
		
	
	ciências ideográficas
	
	ciências sociais
	
	Sociologia das ciências
	
	ciências humanas
	 
	ciências naturais
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 709436)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a discussão entre Cultura e Sociedade, seria correto afirmar que entre as formigas (e outros animais sociais) existe sociedade, mas não existe cultura?
		
	
	Sim. Não há cultura, mas existe uma tradição viva, conscientemente elaborada que passa de geração para geração.
	
	Não. Porque há cultura no modo de vida das formigas. Elas possuem organização social e existe uma tradição viva, conscientemente elaborada que passa de geração para geração.
	 
	Sim. Não há cultura porque não existe uma tradição viva, que permita individualizar ou tornar singular e única uma dada comunidade relativamente às outras.
	
	Sim. Apesar de haver cultura porque não existe sociedade conscientemente elaborada que permita individualizar ou tornar singular e única uma dada comunidade relativamente às outras.
	
	Não. Não há cultura e não existe uma tradição viva, conscientemente elaborada que passe de geração para geração.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 715875)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os antropólogos Bronislaw Malinowski (Argonautas do Pacífico Ocidental de 1922), Radcliffe Brown (Estrutura e função na sociedade primitiva de 1952), Evans-Pritchard (Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande de 1937) e Edmund Leach (Sistemas políticos da Alta Birmânia de 1954) são representantes de um determinado modelo que valoriza o trabalho de campo e a descrição minuciosa, possibilitando romper com os trabalhos de gabinete realizados por antropólogos anteriores. Estamos tratando do modelo
		
	 
	funcionalista
	
	evolucionista
	
	crítico
	
	pós-moderno
	 
	estruturalista
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 715878)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao mencionar 'as distintas sociedades evoluiriam todas na mesma direção, passando por etapas e fases de desenvolvimento e diferenciação cultural inevitáveis e escalonadas, seguindo uma transformação que levaria do simples ao complexo, do homogêneo ao heterogêneo, do irracional ao racional'. Estamos pensando no
		
	
	empirismo
	
	estruturalismo
	
	marxismo
	 
	evolucionismo
	
	criticismo
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 250604)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Vimos com o antropólogo Edward Tylor que a cultura é tratada como um objeto de estudo sistemático que possui possui causas e regularidades. Podemos perceber que Tylor tem a preocupação de reafirmar a igualdade da natureza humana em todas as culturas, isso quer dizer que ele vê diversidade
		
	 
	como fruto da desigualdade de estágio existentes no processo de evolução.
	
	com bons olhos, não afetando a maneira como julgamos as civilizações.
	 
	como possibilidade de que as várias civilizações sejam percebidas de forma igual.
	
	encontrando nos diferentes povos, o desenvolvimento das mesmas leis que os regem.
	
	admitindo que as civilizações possuem pontos em comum e que há igualdade entre elas.
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 128711)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O homem vê o mundo através de sua cultura, e tem como conseqüência a propensão a considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência, é denominada de etnocentrismo. Sobre o Etnocentrismo é correto afirmar:
		
	
	É um fenômeno moderno causado pela globalização
	 
	É um fenômeno universal
	
	Nasce na Grécia antiga
	
	É originário das culturas européias
	
	É um fato antigo causado pela globalização
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 128669)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Multiculturalismo não remete apenas a um discurso em defesa da diversidade das formas de vida existentes nas sociedades contemporâneas, mas também a um conjunto de aspectos fortemente ligados entre si e que carregam a marca de um processo contencioso. Marque a alternativa que NÃO pode ser considerada como uma característica desse processo:
		
	
	O reconhecimento da não-homogeneidade étnica e cultural das sociedades humanas
	
	O reconhecimento da integração dos grupos que carregam e defendem as diferenças étnicas e culturais a uma matriz dominante
	 
	A desvalorização de produções culturais realizadas por mais de um grupo humano
	
	O reconhecimento da cidadania brasileira
	
	A demanda por reorientação das políticas públicas no sentido de assegurar a diversidade/pluralidade de grupos e tradições

Continue navegando