Buscar

AV1 ANTROPOLOGIA CULTURAL

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA CULTURAL
	
	Avaiação Parcial: SDE0636_SM_201702045137 V.1 
	 
	Aluno(a): CLEMIRES LOURENCO BEZERRA
	Matrícula: 201702045137
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 20/09/2017 14:29:34 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201702243692)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Hoje, o especialista em Antropologia Biológica dedica-se à análise das diferenciações humanas utilizando esquemas estatísticos, dando muito mais atenção ao estudo das sociedade primatas superiores (como os babuínos ou gorilas), à especulação sobre a evolução biológica do homem em geral - apreciando, por exemplo, a evolução do cérebro ou do aparato nervoso e ósseo utilizando e mobilizando para andar..." Quais foram os sub-campos da antropologia biológica e sócio-cultural que mais se destacaram a ponto de atualmente serem considerados por muitos profissionais como campos propriamente ditos da antropologia?
		
	
	A antropologia biológica e a Antropologia cultural.
	
	A antropologia biológica e a Antropologia pré-histórica
	 
	A Arqueologia e Antropologia lingüística.
	
	A Antropologia da Música e Etnomusicologia
	
	A Antropologia cultural e A Etonologia
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702280597)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Etnomusicologia é "é a ciência que objetiva o estudo da música em seu contexto cultural ou o estudo da música como cultura". Podemos dizer que ela é um sub-campo de uma ciência, qual seria?
		
	
	Antropologia Biológica
	
	Linguística
	
	Etnologia
	 
	Antropologia Cultural
	
	Arqueologia
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702759064)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De todas as diferenças entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais, a mais fundamental é que:
		
	
	Os fatos que formam a matéria-prima das ciências naturais são, pois, fenômenos complexos, geralmente impossíveis de serem reproduzidos, embora possam ser observados.
	
	a matéria-prima das Ciências Sociais são eventos com determinações complicadas e que não podem ocorrer em ambientes diferenciados
	 
	as ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem perto de nós, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente.
	
	nas Ciências Naturais as condições de percepção, classificação e interpretação são complexas, mas os resultados em geral não têm consequências na mesma proporção das ciências sociais.
	
	as ciências sociais trabalham com fenômenos que podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de relativo controle e em condições de laboratório.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702765522)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Vimos que as teorias e os métodos científicos são os mediadores que permitem uma aproximação entre o sujeito e o objeto de estudo. Nesse ponto há diferenças significativas entre as diferenças entre Ciências Naturais e as Ciências Sociais. Assinale a alternativa correta.
		
	
	O conjunto de fatos estudados pelos cientistas naturais se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica.
	 
	Os fenômenos estudados pelos cientistas sociais são situados em planos de casualidade e determinação complicados.
	
	O foco dos cientistas naturais são fatos que não estão mais ocorrendo entre nós, portanto impossíveis de serem reproduzidos.
	
	Porque a matéria-prima das ciências naturais não se comportam sempre da mesma maneira, daí não poderem ser reproduzidos.
	
	Porque as ciências sociais trabalham com fenômenos reproduzidos em condições controladas e determinação complicados.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702759078)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com Roberto DaMatta (2000), existe uma diferença entre o conceito de cultura e sociedade. Neste sentido é correto afirmar que:
		
	
	a cultura indica o conjuntos de ações padronizadas; enquanto a sociedade, expressa os valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social.
	
	Pode haver sociedade sem cultura, embora não possa existir uma cultura sem sociedade.
	 
	a sociedade indica o conjuntos de ações padronizadas; enquanto a cultura, expressa os valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social.
	
	a cultura indica o conjuntos de ações naturais; enquanto a sociedade, expressa os valores e ideologias que fazem parte da natureza.
	
	Existe cultura sem sociedade, bem como existe sociedade sem cultura, pois ambas não se confundem.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702759086)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre a discussão entre Cultura e Sociedade, seria correto afirmar que entre as formigas (e outros animais sociais) existe sociedade, mas não existe cultura?
		
	 
	Sim. Apesar de haver cultura porque não existe sociedade conscientemente elaborada que permita individualizar ou tornar singular e única uma dada comunidade relativamente às outras.
	 
	Sim. Não há cultura porque não existe uma tradição viva, que permita individualizar ou tornar singular e única uma dada comunidade relativamente às outras.
	
	Não. Não há cultura e não existe uma tradição viva, conscientemente elaborada que passe de geração para geração.
	
	Não. Porque há cultura no modo de vida das formigas. Elas possuem organização social e existe uma tradição viva, conscientemente elaborada que passa de geração para geração.
	
	Sim. Não há cultura, mas existe uma tradição viva, conscientemente elaborada que passa de geração para geração.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702675299)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Antropologia é a ciência que estuda o homem, sua evolução biológica ou física, cultural e social. Embora tenha sido consolidada como disciplina científica apenas no século XIX, suas raízes encontram-se alguns séculos antes com a "descoberta" de outros povos pelos descobridores e desbravadores. Dentre as várias abordagens antropológicas, podemos citar o Culturalismo Norte-americano, que surge na década de 1930. Sobre essa abordagem é correto afirmar que:
		
	
	entende que cada instituição exerce uma função específica na sociedade e seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade.
	
	acreditavam que a história do homem seguiu, desde sempre, um mesmo caminho, linear e progressivo.
	 
	estabeleceu o método comparativo e a formação de padrões culturais, a partir dos quais é possível apreender as leis no desenvolvimento das culturas.
	
	é uma linha de análise que procura explicar aspectos da sociedade em termos de evoluções vivenciadas pelos membros do grupo e suas consequências para sociedade como um todo.
	
	estavam estritamente vinculados aos trabalhos de campo e criticavam os métodos de investigação e interpretação dos evolucionistas e difusionistas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702675279)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com a teoria evolucionista da humanidade, a história do homem seguiu, desde sempre, um mesmo caminho, linear e progressivo. Seguindo a tendência de alguns etnólogos, que tinham como base no séc. XIX a Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin, Lewis Morgan determinou que as condições básicas que se pode analisar em cada estágio da história humana são, por um lado, as invenções e descobertas e, por outro lado, o surgimento das primeiras instituições. De forma geral, Morgan designou três grandes períodos étnicos da humanidade:
		
	
	a Antiguidade, a Medievalidade e a Modernidade
	
	os povos bárbaros, os povos indígenas e os povos europeus
	
	o Islamismo, o Judaísmo e o Cristianismo
	
	o Paganismo, o Misticismo e o Cristianismo
	 
	a Selvageria, a Barbárie e a Civilização
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702178276)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	20)(adaptada Técnico em Assuntos Culturais ¿ IBRAM 2010). Roberto DaMatta, em seu livro ¿Relativizando¿ (2000), localiza a raiz das diferenças entre ciências naturais e sociais no fato de que, enquanto na primeira a natureza não reage diretamente ao estímulo do pesquisador, na segunda esta interação é evidente. Para o antropólogo, a existência humana é uma experiência que tem lugar em distintas sociedades, nas quais os homens acentuam suas distinções, em complexos processos que envolvem reações aos estímulos da natureza, combinando adaptação e transformação do meio ambiente. Tais processos são presididos pela cultura, que seria o que distingue as sociedades humanas de outras existentes no reino animal. A cultura, nos termos do autor, seria:
		
	
	Um conhecimento concreto sobre um todo social, que passa de geração em geração, e que serve, unicamente, para distinguir o membro de um grupo, em relação a outros grupos.
	 
	Uma tradição viva, conscientemente elaborada, que passa de geração em geração, permitindo individualizar ou singularizar uma dada comunidade em relação a outras.
	
	Um complexo emaranhado de práticas, símbolos e linguagens, que classificam e estratificam todas as dimensões da sociedade humana.
	
	Uma tradição obsoleta, conscientemente elaborada, permitindo coletivizar, igualar uma dada comunidade em relação a outras.
	
	Uma teia de significados, abstratos ou concretos, que é tecida pelo próprio homem, em interação com os demais.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702765526)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma das discussões mais importantes de nossa disciplina é sobre o conceito de cultura. Sobre ele podemos dizer que é correto afirmar que
		
	
	o ambiente físico explica a diversidade cultural e os diferentes comportamentos.
	
	os diferentes comportamentos se dão por transmissão genética ou do ambiental.
	 
	a cultura prevalece sobre os determinismos biológico e geográfico.
	
	as características biológicas são determinantes das diferenças culturais entre os homens.
	
	as divergências genéticas ou geográficas incidem sobre as características biológicas.

Continue navegando