Buscar

durkheim

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

6) Como Durkheim propõe analisar o grau de moralidade de uma determinada sociedade?
Para Durkheim a consciência coletiva é a forma moral vigente na sociedade. Ela aparece como regra e delimita os atos individuais. Ela define o que numa sociedade é considerado imoral ou criminoso. Então, quando ocorre um crime em uma sociedade simples ou primitiva, as pessoas (morais) pensariam da mesma forma, que necessita de um direito punitivo (pena) como vingança contra o criminoso. Já nas sociedades mais modernas ou complexas, além de não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são bastante distintos e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada.
7) Apresente a visão da divisão do trabalho para liberais e marxistas e como Durkheim se posiciona em relação a essas abordagens.
Para Marx o trabalhador é explorado e despojado do saber fazendo com que ele se torne uma propriedade do capital. Para Smith a divisão do trabalho, reduz a atividade de cada pessoa a alguma operação simples fazendo os trabalhadores não perderem tempo passando de uma atividade a outra – sua cabeça estaria voltada unicamente para aquela simples atividade a ele atribuída. 
Para Durkheim a D.T.S despertaria nos indivíduos a interdependência, pois um indivíduo depende do trabalho do outro gerando reciprocidade, todos dependem de todos, mantendo a coesão social.
8) Qual o argumento de Durkheim para refutar o mito de que a livre regulamentação do econômico propiciaria desenvolvimento de liberdades individuais?
Pois essa liberdade causaria alguns problemas como a relação patrão empregado passaria ser de servidão e não de emprego, abuso do poder econômico, concorrência desleal e uma desproteção ao consumidor gerando produtos mais caros. Quando a divisão do trabalho deixa de cumprir o seu próprio papel moral e moderador da competição, ocorre a destruição da coesão e a impossibilidade de uma harmonia entre as funções caracterizando a anomia (inexistência ou a ineficiência das normas).
9) Porque Durkheim considera o suicídio um fato social? (Lembre de explicar o que são fatos sociais e os tipos de suicídio).
Fatos Sociais são os aspectos da vida social que modelam nossas ações como indivíduos, tais como o estado da economia ou a influência da religião. Para Durkheim apesar do suicídio ser um ato altamente pessoal foi influenciado pelo mundo social. Ele dizia que o suicídio era um “fato social” que poderia ser explicado apenas por outros fatores sociais, no caso fatores externos ao indivíduo. Ele caracterizou 3 tipos diferentes de suicídio:
Egoísta: onde o indivíduo é desvinculado das instituições.
Altruísta: onde o indivíduo só pensa no outro.
Anômico: caracterizado pela ausência de regras.
10) Por que é possível afirmar que a Revolução Francesa foi anti hierárquica, mas não necessariamente democrática?
Depois da tomada da Bastilha e do poder, os burgueses assumiram o poder prometendo acabar com os privilégios dos nobres e defender as liberdades individuais da população. Porém quando Assembleia Nacional Constituinte é organizada para votar a nova Constituição do pais, eram escolhidos através do voto apenas aqueles cidadãos que possuíam certos critérios que comprovassem uma situação financeira satisfatória, e isso equivalia dizer que o poder continuava nas mãos de uma minoria, de uma parte privilegiada da burguesia.

Continue navegando