Buscar

TRABALHO DE AED DE FILOSOFIA JURIDICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO DE AED DE FILOSOFIA JURIDICA
NOME: PÂMELLA MENEGHETTI 
ENTREVISTADO: JOÃO BECKER – CONTADOR EM CANARANA-MT
Quais são os dilemas éticos vivenciados no dia-a-dia da profissão?
O Profissional Contábil lida diariamente com uma série de informações importantes relacionadas aos recursos financeiros de uma instituição (seja ela privada ou pública), e, por isso, entra constantemente em contato com situações, cuja solução está diretamente relacionada com a utilização de princípios éticos.
A profissão Contábil é assim de extrema importância para a sociedade, pois, toda e qualquer empresa necessita obrigatoriamente dos serviços dela advindos. Por falta de conhecimento das atribuições do Contabilista, muitas vezes, algumas pessoas acabam relegando sua importância à última instância, mas, sem uma contabilidade bem estruturada e organizada, não há empresa que consiga se estabelecer e obter crescimento gradativo no mercado. O Contabilista pode ser considerado como um médico de empresas e instituições, cuidando de sua saúde econômico – financeira, mantendo-as sadias.
O profissional Contábil desempenha função relevante na análise e aperfeiçoamento da ética na profissão, pois está sempre às voltas com dilemas éticos. É comum que o Contabilista seja tentado a utilizar práticas indevidas no exercício de sua profissão, criando falsas receitas, escondendo participações em outras empresas, fazendo desaparecerem dívidas, entre outros artifícios, tendo isto sendo solicitado pelos proprietários e administradores ou não. Por isso, o Código de Ética do Profissional em Contabilidade, por si só, não garante o exercício ético da profissão, é necessário que haja um comprometimento do profissional em agir de acordo com a verdade.

Outros materiais