Buscar

Dinâmica pesquisa universitária

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
 UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI –URCA
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS – CESA
DEPARTAMENTO DE DIREITO - CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIÊNTÍFICO
DOCENTE: FERNANDO MENEZES
José Weliton Lócio Bérgamo
 Igor Coelho Borges
Lucas Dionizio dos Santos Barros
Matheus Benjamim Vasconcelos Duarte
 Pedro Lucas G. Costa
Importância da pesquisa na vida acadêmica
-Importância da pesquisa universitária para a formação dos estudantes.
-Nosso país não incentiva a pesquisa acadêmica.
-Perfil do bacharelando de direto como pesquisador.
-A palavra pesquisa deriva do termo em latim perquirere, que significa "procurar com perseverança". 
Fichas de Leitura
-São recursos operacionais relevantes para o desenvolvimento das pesquisa;
Organizam informações e facilitam o acesso a elas a qualquer momento;
Se o material estiver compilado de forma competente , não existirá a necessidade de retomar as obras consultadas;
Cabeçalho da ficha.
 Tipos de Fichas
-Fichas de aulas (palestras, seminários, conferências e etc.): presenciais ou virtuais; esquemas de setinha podem ser reorganizados.
-Deve-se indicar: tipo de ficha, nome do autor, data do evento, nome do professor, tema da aula, exposição do conteúdo ministrado, reflexão, e data de realização do fichamento.
-Ficha bibliográfica: deve ser feita de forma competente; visa a coleta de referências bibliográficas.
-Deve conter: indicação do tipo de ficha, nome do autor, referência bibliográfica completa, data de realização do fichamento.
Tipos de Ficha
-Ficha de resumo: mais comum, impõe certa habilidade de síntese, pode resultar num resumo enfadonho a mal articulado.
-Deve conter: indicação do tipo de ficha, nome do autor, referência bibliográfica, conteúdo do resumo, comentários pessoais, data de realização do fichamento.
Tipos de Fichas
-Fichas Temáticas: Servem para serem agrupadas por temas, e podermos assim saber facilmente o que lemos sobre um determinado assunto. O conjunto das fichas temáticas cria um ficheiros de ideias que pode ser organizado das maneiras mais variadas.
-Ficha Reflexiva: Organiza a avaliação critica do material estudado e da problemática que envolve seu objeto de pesquisa de forma geral.
-Ficha Destaque: Extremamente útil na etapa final da pesquisa, quando da redação de seu trabalho. Existem passagens nas fontes consultadas que certamente você deseja transcrever incorporando seu texto.
Trabalhos didáticos
-No decorrer dos cursos de graduação, é comum a solicitação pelos professores de trabalhos didáticos sobre temas referenciados no conteúdo programático das disciplinas contempladas na sala de aula ou outros complementares aos primeiros.
-Esses trabalhos didáticos realizados pelos graduandos podem assumir diferentes formas convencionalmente denominadas: Trabalho de ‘’pesquisa’’, resumo, relatório de estudos, trabalho de aproveitamento e outros.
-O aluno deve ter cuidado para que seu trabalho não resulte em um amontoado de informações sem nexo lógico ou objetividade. Nesses casos o que se tem verificado normalmente é no máximo a apresentação de uma bricolagem coerente.
Papers
-O paper é um trabalho acadêmico de entre 15 e 30 páginas com o objetivo de apresentar um panorama geral do tema exposto, frequentemente utilizado como requisito para avaliação no término de disciplinas de graduação.
Tipos de Papers;
-Paper Temático: Um dos mais empregados, versa sobre um tema específica, um assunto, um problema, um fenômeno. É importante que se preserve a clareza e objetividade.
-Paper Monobibliográfico: Analisa criticamente uma obra específica, não se trata de uma resenha, mas de um exame rigoroso.
Papers
-Paper Autor/Escola: O objeto de análise é o autor ou toda uma corrente de técnica/ideológica. Se aborda o conjunto do pensamento.
-Paper Categorial: Há uma associação entre o modelo temático e o modelo autor/escola. O autor pode tratar de um tema categorial específico em uma só obra ou em um autor só em diversas obras.
 Papers
-Paper Comparativo: Utiliza o método comparativo como método específico de trabalho. (O método auxiliar comparativo compara diversos atributos do mesmo objeto).
-Paper-resenha: Se apresenta como uma atividade descritiva ou informativa com o propósito de apresentar o objeto de estudo com o maior grau possível de objetividade, uma descrição pormenorizada de um texto ou de uma obra.
-Paper-resenha crítica: Vai além de uma simples apresentação objetiva do conteúdo do texto ou da obra estudada, requer certa autonomia, maturidade intelectual e conhecimento prévio do tema central do texto.
Papers
-Paper-artigo Científico: Artigos técnico-científicos publicados em revistas especializadas na área.
Possui algumas regras específicas:
-O artigo científico deve ser acompanhado de um resumo em inglês quando apresentados aos conselhos editoriais das revistas.
-Título em negrito e maiores em relação ao corpo do texto.
-Após o título ou epígrafe, indicar seu nome em itálico e parágrafo recuado em relação à margem esquerda seguindo de indicação de nota de rodapé que deve incluir suas referências pessoais (titulação, vínculos institucionais).
 Referências
Mezzaroba, Orides; Servilha, Cláudia. Manual de metodologia da pesquisa no direito.7ª ed. São Paulo: Saraiva 2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais