Buscar

BDQ cinesiologia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201601362659)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Alongamento é o nome dado ao exercício para aumentar a flexibilidade dos músculos. "O conhecimento e a prática do alongamento garantirão uma boa flexibilidade que permitirá a execução de movimentos com amplitudes articulares dentro de suas necessidades específicas, diminuindo a suscetibilidade de lesões e permitindo a obtenção de arcos articulares mais amplos, possibilitando a execução de movimentos que de outra forma seriam limitados." Badaro,A;Silva A; Beche,D. O principio básico dos exercícios de alongamento é afastar a inserção proximal da inserção distal. De acordo com estas informações marque a alternativa que corresponde ao exercício de alongamento adequado para favorecer a flexibilidade da articulação do quadril
		
	
	Alongamento do vasto medial
	 
	Alongamento do Glúteo Máximo
	
	Alongamento do transverso do abdomen
	
	Alongamento do vasto intermédio
	
	Alongamento do vasto lateral
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601151026)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Todo movimento para ocorrer necessita de assistência. Isso, em outras palavras é a osteocinemática, ou movimento fisiológico, e artrocinemática, ou movimento acessório. Seguindo esses conceitos marque a alternativa correta.
		
	
	A osteocinemática é somente caracterizada nas condições de alongamento muscular, não tendo outras possibilidades técnicas.
	
	A osteocinemática facilita a execução dos movimentos articulares enquanto a artrocinemática aumenta a tensão muscular que permite o movimento do segmento.
	
	Tanto a osteocinemática como a artrocinemática enfatizam movimentos ativos e passivos que só farão parte da terapêutica quando o paciente não apresentar mais limitação de ADM.
	
	A artrocinemática só ocorre quando gerada passivament, não havendo possibilidades de ocorrer de outra forma, dentro do movimento ativo.
	 
	A artrocinemática é enfatizada na terapêutica manual entendendo-se que esta livre, a osteocinemática tem como ocorrer sem restrições maiores.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601147509)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A mobilização sem impulso é uma técnica de liberação do tecido conjuntivo e muscular que utiliza três recursos de alongamento: alongamento lateral, alongamento longitudinal e o alongamento separando a inserção proximal da inserção distal. Selecione qual destas alternativas NÃO corresponde a um efeito desejado desta técnica.
		
	
	Recuperação da elasticidade e plasticidade dos tecidos moles
	
	Reeducação Funcional
	 
	Diminuição do Processo Inflamatório Agudo
	
	Recuperação da Mobilidade
	 
	Recuperar a coordenação e força muscular
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601145409)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quais as principais funções da coluna dorsal (cifose) para esqueleto humano?
		
	 
	Proteção dos órgãos do mediastino e serve de ponto fixo para que haja uma boa mobilidade nas lordoses (cervical e lombar)
	
	É a curvatura do esqueleto responsável pela sustentação corporal que apresenta maior mobilidade para o corpo humano
	
	Tem como principal função diminuir a mobilidade da coluna vertebral e assim diminuir o risco de lesões adjacentes
	
	É a curvatura fisiológica com maior risco de sofrer fratura por estresse pela mobilidade diminuída
	
	Serve de arcabouço para as costelas e para raízes nervosas de C1-T1
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601146854)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A técnica de tecido mole e a mobilização sem impulso são técnicas de liberação do tecido conjuntivo e muscular que utilizam recursos de alongamento, tais como o alongamento lateral (transversal às fibras musculares), o alongamento longitudinal (longitudinal às fibras musculares) e o alongamento separando a inserção proximal da inserção distal. O conhecimento dos efeitos que podem ser obtidos com a realização da técnica comprova a importância desta modalidade terapêutica na recuperação da funcionalidade articular e das estruturas periarticulares, tanto de forma localizada como de forma holística. Assim, marque a alternativa que não aponta seus objetivos:
		
	
	gerar relaxamento.
	 
	gerar a hipertrofia muscular;
	
	recuperar a elasticidade e plasticidade dos tecidos moles;
	
	organizar o metabolismo local (aumentar o fluxo sanguíneo local e drenar edemas);
	
	recuperar a mobilidade (arco de movimento), a coordenação e força muscular, interferindo consequentemente na reeducação funcional.
		
	1a Questão (Ref.: 201601997146)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nem todas as partes do esqueleto ossificam-se com a mesma rapidez, sendo que esse processo segue algumas regras. Assinale a falsa.
		
	
	Os picos de crescimento do esqueleto alternam-se de seis em seis meses. Lei de alternância de Godin.
	 
	as epífises férteis, que ossificam mais tardiamente, estão situadas perto dos quadris e próximo aos tornozelos (nelas aparecem as dores do crescimento);
	
	as costelas ossificam-se rapidamente, porém continuam maleáveis graças às cartilagens costais;
	
	O crescimento lateral alterna-se com o crescimento longitudinal.
	
	os pés ossificam-se mais depressa que as mãos, portanto os tratamentos para pé plano ou outras deformidades devem ser feitos precocemente;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601150422)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sabemos que o exercício isocinético é uma forma de exercício dinâmico no qual a velocidade de encurtamento ou alongamento do músculo e a velocidade angular do membro são determinantes e mantidas constantes por um dispositivo limitador de velocidade. Assinale a alternativa incorreta:
		
	
	O treinamento isocinético é na sua maior parte velocidade-escífico.
	
	A força encontrada pelo músculo depende da extensão da força aplicada ao equipamento.
	 
	A força encontrada pelo músculo não depende da extensão da força aplicada do equipamento.
	
	No treinamento isocinético manipula-se a velocidade de movimento do membro e não a carga.
	
	É fundamental a velocidade de alongamento e encurtamento do músculo ser mantida constantemente por toda amplitude de movimento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601142340)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sabendo que o exercício passivo é o exercício no qual não há contração muscular voluntária e é produzido por uma força externa, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	serve para atender às necessidades circulatórias;
	 
	prevenir atrofia muscular
	
	serve para evitar retrações e contraturas;
	
	obter relaxamento ou estimulação muscular, ou alongamento.
	
	serve para manter a elasticidade dos músculos;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601150721)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente de 42 anos, artista plástico. Relata desconforto em punho D sempre ao esforço, limitando principalmente sua flexão. De acordo com o quadro exposto, marque a única alternativa que NÃO traduz uma correlação correta entre o momento clínico e a fase do controle motor indicada
		
	
	A propriocepção deverá ser iniciada tão logo o paciente apresente condições musculoesqueléticas adequadas.
	
	A fase de reabilitação funcional estimulará os movimentos funcionais que desencadearam sua lesão.
	 
	O fortalecimento dos flexores e extensores de punho deverá ser iniciado na fase de mobilidade controlada.
	
	Inicialmente o paciente se encontra na fase de mobilidade articular, devido à limitação de ADM.
	
	O paciente deverá iniciar exercícios de alongamento e fortalecimento quando iniciar a fase de estabilidade articular.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601151009)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao se mobilizar a articulação do cotovelo de maneira artrocinemática, percebemos a necessidade de se encontrar uma ligeira flexão para facilitar odeslizamento acessório esperado. Assim sendo, marque a alternativa que traduz uma correta justificativa.
		
	
	Ao se movimentar a articulação do cotovelo pelo antebraço, realizando a flexão e a extensão, soltamos inicialmente o osteocinemático, contribuindo indiretamente para o ganho acessório.
	
	Entendendo que no cotovelo as 2 estruturas articulares são convexas, não há possibilidades de execução artrocinemática de outra forma.
	
	A flexão facilita maiores ganhos de espaço intra-articular, deixando-a suscetível a qualquer forma de mobilização artrocinemática, inclusive o giro e o rolamento.
	
	Apesar de se afirmar essa necessidade, é incorreta a execução artrocinemética com flexão do cotovelo, já que o deslizamento só ocorre em extensão total do mesmo.
	 
	Ao realizarmos a flexão, alcançamos mais congruência articular, o que permite, mais facilmente, o deslizamento acessório desejado.
		
	
	1a Questão (Ref.: 201601997146)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nem todas as partes do esqueleto ossificam-se com a mesma rapidez, sendo que esse processo segue algumas regras. Assinale a falsa.
		
	
	as costelas ossificam-se rapidamente, porém continuam maleáveis graças às cartilagens costais;
	 
	as epífises férteis, que ossificam mais tardiamente, estão situadas perto dos quadris e próximo aos tornozelos (nelas aparecem as dores do crescimento);
	
	O crescimento lateral alterna-se com o crescimento longitudinal.
	
	os pés ossificam-se mais depressa que as mãos, portanto os tratamentos para pé plano ou outras deformidades devem ser feitos precocemente;
	
	Os picos de crescimento do esqueleto alternam-se de seis em seis meses. Lei de alternância de Godin.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601147761)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos Alongamentos usando as Técnicas de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP), marque a alternativa correta:
		
	 
	As técnicas de FNP são as mais eficientes para ganho de Amplitude de Movimento Articular quando comparadas com as técnicas de Alongamentos Passivos Estáticos e Alongamentos Passivos Balísticos.
	
	Uma das Técnicas de FNP, utiliza-se o alongamento muscular através do método (CRAC) que consiste de ciclos formados por uma Contração Muscular Concêntricas do músculo que está sendo submetido ao alongamento, depois relaxamento deste mesmo músculo, seguido por uma contração do antagonista do músculo alongado que está sendo alongado.
	
	Estas técnicas de FNP promovem ativações dos Fusos Musculares e consequentemente inibições dos Órgãos Tendinosos dos Golgi.
	
	Uma das Técnicas de FNP, utiliza-se o alongamento muscular através do método (CR) que consiste de ciclos formados por uma Contração Muscular Excêntrica do músculo que está sendo submetido ao alongamento e depois relaxamento deste mesmo músculo.
	
	Todas as alternativas acima estão incorretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601148533)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em uma recuperação funcional de joelho o paciente é submetido a protocolos de tratamento. A ativação da contração muscular é prioridade na recuperação, com isso quando realizamos um exercício no qual uma força externa é aplicada às alavancas do corpo, opondo-se à força de contração muscular. Podemos afirmar que:
		
	
	o exercício é ativo-livre
	
	o exercício é passivo
	 
	o exercício é resistido
	
	o exercício é ativo-assistido
	
	o exercício participativo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601150822)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente de 48 anos, escriturário. Relata desconforto em punho direito e região cervical com presença de nódulos tensionais difusos por toda musculatura de trapézios, bilateralmente. Sempre do meio ao fim da jornada de trabalho e principalmente à digitação (movimento de flexão dos dedos mantendo ligeira extensão dos punhos) percebe acentuação do desconforto em punho, assim como sensação de maior peso da cabeça. Apresenta anteriorização da cabeça e ombros e pequeno edema residual em extremidades inferiores. Considerando todo o quadro descrito, analise as questões abaixo e, a seguir, marque a alternativa que traduz o resultado de sua análise. I- Em função do pequeno edema residual, o mesmo se beneficiaria com exercícios de bomba tíbio-társica ativos, assim como manobras de drenagem linfática. II - Seu punho direito só apresenta desconforto em função da atividade de digitação, que sobrecarrega essa articulação, não tendo relação direta com o desconforto cervical. III- O autoalongamento em trapézios, nesse paciente, pode traduzir maiores possibilidades álgicas, não traduzindo conduta adequada nesse momento. IV- Técnicas funcionais contrarresistidas podem ser utilizadas viabilizando os movimentos envolvidos e, nesse caso, a imposição de carga inicial deve respeitar a situação dolorosa descrita.
		
	
	A I e a III estão corretas.
	
	A II e a III estão corretas.
	
	A I e a II estão corretas.
	
	A III e a IV estão corretas.
	 
	A I e a IV estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601145865)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São indicações para cinesioterapia: I- Aumento da habilidade em atividades (coordenação, agilidade, equilíbrio, ritmo, velocidade); II- Melhora do bem-estar físico; III- Alívio da ansiedade. Marque a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	 
	I, II e III estão corretas
	
	Apenas a afirmativa II está correta
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	Apenas a afirmativa I está correta
	
1a Questão (Ref.: 201601684908)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Há vários métodos cinesioterapêuticos indicados para várias disfunções. Considerando-se os distúrbios da coluna lombar e lombalgias, qual dos métodos, abaixo relacionados, tem indicação específica?
		
	 
	Método de Williams
	
	Metodo de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP)
	
	Método Bobath
	
	Técnica de De Lorme
	
	Método de Codman
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601871131)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exercícios de Codman são exercícios de circundução realizados na recuperação funcional de disfunções
		
	
	do punho.
	
	do quadril
	
	do tornozelo.
	
	dos dedos.
	 
	do ombro.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601144271)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A síndrome do impacto é uma doença que atinge o ombro, caracterizando-se por redução do espaço subarcromial em virtude da translação superior do úmero em direção ao arco coracoacromial, levando a dor principalmente durante a abdução, rotação interna e flexão ativa do ombro.
		
	 
	a utlização da técnica de Codman possibilitaria a redução dos sintomas e melhora da funcionalidade do ombro neste caso.
	 
	o relaxamento dos músculos longitudinais do ombro, associado ao afastamento da cabeça umeral da cavidade glenoide, possibilitaria o alívio da sobrecarga nas estruturas do espaço subacromial, gerando o alívio da dor e melhora da funcinalidade do manguito.
	 
	o programa de exercícios de Rockwood preconiza a execução de atividades concêntricas, em isometria e excêntricas, que podem ser aplicadas em pacientes com síndrome do impacto, através da evolução gradual da resistência da faixa elástica.
	 
	é correto afirmar que a coaptação articular é o fator biomecânico que proporcionará a melhora dos sintomas desta doença, quando utilizamos os exercícios pendulares para o ombro.
	 
	o treino de resistência progressiva com elásticos para os músculos estabilizadores da escápula (depressores) contribui para a melhora da funcionalidade dos ombros na síndrome do impacto.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601147399)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Normalmente a maioria das Entorses de Tornozelo em jogadores de futebol ocorre na Inversão forçada do movimento doTornozelo durante o ¿apoio do pé em falso¿, ou seja, a planta do pé do indivíduo se posiciona bruscamente e de maneira rápida em inversão do tornozelo, indo além da Amplitude de Movimento Normal e Fisiológica de Inversão de Tornozelo provocando leves lesões no Ligamento Talo Fibular Anterior e leve Ruptura de Fibras dos Músculos Fibular Longo e Fibular Curto. Neste processo patológico, é normal haver edema, dor nos tecidos lesionados, perda de força dos Músculos Fibular Longo e Fibular Curto e limitação da Amplitude de Movimento Fisiológica para Inversão do Tornozelo. Segue abaixo quatro Condutas Cinesioterapêuticas que devem ser administradas em uma ordem e sequência lógica para um bom sucesso no tratamento: As Condutas Cinesioterapêuticas são: I - Treino progressivo de forma lenta e gradativa da Propriocepção do Complexo do Tornozelo e Pé após finalização do processo álgico e inflamatório. II - Treino funcional progressivo em cadeia cinemática fechada de forma lenta e gradativa após finalização do processo álgico e inflamatório. III - Retorno progressivo à prática esportiva de futebol, forma lenta e gradativa após finalização do processo álgico e inflamatório. IV- Restauração Gradativa da Amplitude de Movimento Fisiológico de Inversão e da Força dos músculos Fibular Longo e Curto respeitando o limite de dor do Indivíduo. De acordo com as Condutas Cinesioterapêuticas citadas anteriormente, marque a alternativa abaixo na qual deve ser a sequência, em ordem lógica, administrada no tratamento:
		
	
	IV III II e I.
	 
	IV I II e III.
	
	II, I, III e IV.
	
	III IV I e II.
	
	III IV II e I.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601365742)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os movimentos angulares grosseiros do corpo dos ossos descritos nos três planos do corpo: flexão e extensão no plano sagital, abdução e adução no plano frontal e rotação medial e lateral no plano transverso se referem a: (concurso)
		
	
	artrocinemática.
	 
	osteocinemática.
	
	amplitude de movimento passiva.
	
	hipermobilidade.
	
	trabalho linear.

Continue navegando