Buscar

Relatório UNIC 1 compressao

Prévia do material em texto

Universidade de Cuiabá-MT
Curso de Engenharia Civil
Relatório técnico 
Ensaio de Compressão Concreto Simples e Aditivado
Jaqueline Oliveira Araujo
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO
2. ENSAIO DE RESISTENCIA A COMPRESSAO 
3. PREPARAÇÃO DE CORPOS DE PROVA
4. APARELHOS 
5. MATERIAIS
6. PROCEDIMENTO
7. CÁLCULOS
8. RESULTADO
9. CONCLUSAO
10. REFERENCIAS
INTRODUÇÃO 
As grandes exigências requeridas para um projeto é a resistência á compressão. Nesses casos, o projetista deve especificar um material que possua boa resistência à compressão, que não se deforme facilmente e que assegure boa precisão dimensional quando for solicitado por esforços de compressão.Compressão é um esforço axial que tende a provocar um encurtamento ou até o rompimento do corpo submetido a este esforço. Em ensaios de compressão realizados em concretos, são produzidos corpos-de-prova com dimensões padronizadas e são submetidos a uma força axial distribuída de modo uniforme em toda seção transversal do corpo-de-prova.Este tipo de compressão é o mais indicado para avaliar essas características de materiais frágeis, como o caso do concreto.
ENSAIO DE RESISTENCIA A COMPRESSAO 
O ensaio de resistência à compressão para avaliação dos concretos é um dos mais utilizados devido a sua facilidade de realização, pelo seu custo relativamente baixo e pela possibilidade de correlação com outras propriedades do concreto. No entanto, algumas variáveis do ensaio de resistência à compressão podem influenciar significativamente os resultados encontrados
Este tipo de compressão é o mais indicado para avaliar essas características de materiais frágeis, como o caso do concreto. Para este ensaio, foram utilizadas as dependências do Laboratório de Materiais da faculdade UNIC para a produção dos corpos de prova e execução do ensaio de compressão. E mostrar a diferença de resistência de cada tipo de concreto executado na aula anterior sendo eles com aditivos e sem aditivos.
PREPARAÇÃO DE CORPOS DE PROVA
Após ficar 24 horas no cilindro o corpo de prova de concreto sem aditivo é colocado em um tanque cheio de água por 7 dias, o concreto com aditivo ficou 48 horas no cilindro e depois foi para o tanque de água para terminar a cura. O preparo dos corpos de provas foram feitos antes mesmo da chegada dos alunos ao laboratório, com finalidade de adiantar o ensaio de compressão. 
APARELHOS 
 
A aparelhagem utilizada foi:
Máquina de ensaio de resistência (prensa);
MATERIAIS
Os materiais utilizados foram os seguintes:
12 corpos de prova cilíndricos de concreto de 10X20 cm
 Sendo 6 corpos de prova de concreto sem aditivos e 6 corpos de prova de concreto com aditivos.
PROCEDIMENTO
Após a desformas do corpo de prova, foi feito o faceamento dos corpos de prova na maquina faceadora no período da tarde.
Acionou-se na máquina e mediu-se a carga de ruptura do concreto em tonelada-força.
Este ensaio foi realizado com 14 dias após a concretagem, ruptura do corpo de prova a 7 dias em cura por imersão.
Utilizando-se a aparelhagem, aos 12 dias de cura foi feita a ruptura de um corpo de prova de 10X20 cm na prensa.
 Por fim, o corpo de prova é colocado na maquina de compressão axial para o rompimento, onde a mesma exerce uma pressão vertical sobre a peça até que se
rompa, após o rompimento verifica-se a resistência máxima padronizada por cada traço de concreto ensaiado.
CÁLCULOS
A primeira tabela é referente ao concreto sem aditivo.
	N° de corpos de prova
	Resistência em Tf
	1
	6
	2
	17.77
	3
	14.20
	4
	15
	5
	14.58
	6
	20.25
Tabela 1
A segunda tabela é referente ao concreto com aditivo superplastificante.
	N° de corpos de prova 
	Resistência em Tf
	1
	21.25
	2
	34
	3
	24
	4
	34.78
	5
	20.34
	6
	34.41
Tabela 2
A resistência à compressão do corpo de prova é dada pela relação:
 Onde:
Fc é resistência à compressão em megapascais;
Q é carga máxima alcançada em tf: 
D é o diâmetro do corpo de prova em metros D=0,10m
A resistência média do concreto à compressão, chamada Fcm:
É dada pela média aritmética das resistências simples (Fc). Assim, utilizando os resultados do (Fc) obtidos, tem-se:
 Fazer o somatório de todos resultados para cada tipo de concreto e dividir pelo numero de corpos de provas e se tem a media conforme esta na tabela abaixo.
Efetuando os cálculos :
	Concreto sem aditivo
	Concreto com aditivo
	Resistência em MPa
	Resistência em MPa
	1° = 7.4
	1° = 26.5
	2° = 22.2
	2° = 42.4
	3° = 17.7
	3° = 29.9
	4° = 18.7
	4° = 43.4
	5° = 18.2
	5° = 25.4
	6° = 25.3
	6° = 43.0
	Média = 18.25
	Media = 35.1
Tabela 3
RESULTADO
Os corpos de prova romperam de varais forma sendo elas, cisalhada , cisalhada bipartida, conica, conica bipartida e colunar, sem impedir e modificar qualquer resultado do concreto. A forma mais correta de se ter uma garantia de resultado exato é a ruptura cisalhada.O resultado de compressão simples é igual a 18.25 MPa e para o concreto sem aditivo e 35.1MPa para com concreto com aditivo.
CONCLUSÃO
A partir dos dados obtidos no ensaio de compressão, concluímos que os valores são satisfatórios e esperados para o cimento utilizado o (CPII-32), visto que a relação água/cimento utilizada foi maior, reduzindo a resistência a compressão. Para 28 dias, o cimento normalizado alcança 32MPa, enquanto que no ensaio realizado com apenas 14 dias alcançou uma media de 18,25MPa para o concreto sem aditivo e media de 35,1MPa para o concreto com aditivo uma diferença 16,85MPa de um traço para o outro. Os ensaios relatados no presente trabalho transcorreram relativamente bem, atendendo ao recomendado pelo professor e pelas normas técnicas. Porém, importa que os ensaios de concreto forneceram uma experiência únicaaos autores. Assim, mesmo com os problemas relatados, pôde-se aproveitarbem o procedimento e acumular uma bagagem de conhecimento não sóteórica, convencional no restante das disciplinas, como também prática
REFERENCIAS 
IBRACON. Instituto dos Auditores Independente do Brasil. Disponivelem: <http://www.ibracon.com.br/ibracon/Portugues/>. Acesso em: 20 novembro 2017.
PORTAL do Concreto. Portal do Concreto. Disponivelem: <www.portaldoconcreto.com.br>. Acesso em: 20 novembro 2017.

Continue navegando