Buscar

Direitos Humanos AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Banco de questões Direitos Humanos:
Leia o texto a seguir: A efetividade dos direitos sociais encontra muitos óbices. Nesse sentido, apresenta-se como um desses grandes obstáculos na plena concretização dos direitos fundamentais sociais a questão da falta de legitimidade democrática do poder judiciário para fixar políticas públicas no lugar do legislador e/ou administrador eleitos pelo povo. Ou seja, o poder judiciário não é eleito pelo povo. Considerando a leitura do texto, responda, JUSTIFICADAMENTE, se é correto afirmar que tal falta de legitimidade democrática do poder judiciário se denomina reserva do possível jurídica?
A resposta é negativa, pois, a falta de legitimidade democrática do poder judiciário para fixar políticas públicas no lugar do legislador e/ou administrador eleitos pelo povo denomina-se dificuldade contramajoritária e não reserva do possível jurídica.
A proteção internacional dos direitos humanos começa a ganhar visibilidade a partir do fim da Segunda Guerra Mundial. Com efeito, antes desse advento não havia nenhum sistema de proteção dos direitos humanos de dimensões globais. Foram os horrores e crueldades protagonizados pelo nazifascismo que impulsionaram a formação de um sistema de tutela de direitos humanos em nível global. Diferentemente, no âmbito da jurisdição constitucional, o regime jurídico de proteção dos direitos do homem remonta ao advento da Revolução francesa de 1789. É por isso que é importante compreender a questão terminológica envolvendo os conceitos de direitos do homem, de direitos humanos e de direitos fundamentais? Diante de tais fatos, faça a diferenciação entre tais conceitos. Resposta fundamentada.
A resposta deve ser no sentido de que os conceitos são diferentes e expressam a evolução do regime jurídico de proteção dos direitos. Com efeito, o conceito de direitos do homem se encontra no campo dos direitos naturais, enquanto quo e a ideia de direitos humanos se cristaliza com a Carta das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, o Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos e o Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos e Culturais, uma vez que tais documentos positivam os direitos naturais em seara internacional, consolidando definitivamente o processo de internacionalização dos direitos do homem, até então situados no plano jusnatural. Já o conceito de direitos fundamentais se aplica mais especificamente a um catálogo de direitos constitucionais de um determinado Estado nacional, que mediante processo legislativo próprio, optou por garantir positivamente determinados direitos humanos. É a própria constitucionalização que os transforma em direitos fundamentais.
Sobre as fases de evolução dos direitos fundamentais, é correto afirmar que:
A fase de constitucionalização surge com a Revolução francesa de 1789 como forma de limitar o poder absoluto do Estado.
É CORRETO afirmar que os tratados internacionais sobre direitos humanos incorporados à ordem interna brasileira são equivalentes:
à Emenda Constitucional, caso sejam aprovados com maioria de três quintos e em dois turnos.
Os direitos de segunda dimensão aparecem destacados em um capítulo próprio dentro do Título II da Constituição de 1988, destinado justamente aos direitos e garantias fundamentais. Formalmente, portanto, qualquer tentativa de desclassificar a jusfundamentalidade dos direitos sociais no ordenamento jurídico brasileiro carece de fundamento. Portanto, podemos afirmar que são direitos de segunda dimensão:
Direitos sociais
Aponte a única opção que é compatível com as características gerais dos direitos sociais:
Os direitos sociais são direitos estatais prestacionais que ficam na dependência de recursos financeiros do Estado.
Segundo a Constituição da República de 1988, em matéria de Tratados e Convenções sobre direitos humanos é correto afirmar que:
os Tratados e Convenções de Direitos Humanos só se incorporarão ao Direito Interno com o status de norma constitucional material e formal, se votados em ambas as Casas do Congresso Nacional, em dois turnos, com aprovação por três quintos dos votos de seus membros.

Outros materiais