Buscar

Choque anafilático

Prévia do material em texto

Choque anafilático
O choque anafilático, também chamado de anafilaxia ou reação anafilática, é uma reação alérgica grave e potencialmente fatal desencadeada por diversos agentes, como drogas, alimentos, venenos de alguns animais, medicamentos, etc. 
O choque anafilático ocorre quando a pessoa entra em contato com alguma substancia que excita o sistema imunológico, fazendo com que ocorra uma reação exagerado do organismo, produzindo convulsões, inconsciência ou acidente vascular cerebral no período de segundos ou uma hora após a exposição à substancia.
O quadro típico do choque anafilático é o de um colapso cardiorrespiratório, no qual a pessoa fica com dificuldade para respirar, sudorese intensa, hipotensão, palidez, corpo frio, pulso rápido, chiado ao respirar, desmaio, urticária (caracterizada por placas avermelhadas distribuídas pelo corpo) e angioedema (inchaço da pele, mais comum ao redor dos olhos, nos lábios e língua). Nos casos de reações alérgicas, o edema mais perigoso é o edema de glote, também conhecido como edema de laringe, em que ocorre o inchaço na região da glote, no esôfago, impedindo a passagem do ar.
Os primeiros socorros em caso de choque anafilático são:
1) Chamar uma ambulância ou levar uma pessoa imediatamente para o pronto-socorro;
2) Observar se a pessoa está consciente ou respirando. Se a pessoa desmaiar e deixar de respirar, deve-se iniciar a massagem cardíaca;
3) Se estiver respirando, deve-se deitá-la e levantar as suas pernas para facilitar a circulação sanguínea.
	Além disso, deve-se procurar se a pessoa tem alguma seringa de adrenalina na roupa ou bolsa, por exemplo, e injetá-la na pele o mais rápido possível. Normalmente, pessoas com alergias alimentares, que têm grande risco de ter um choque anafilático, costumam transportar este tipo de injeções para serem usadas em situações de emergência.
	Já no caso de o choque anafilático ter acontecido após uma picada de inseto ou cobra, deve-se retirar o ferrão do animal da pele, aplicar gelo no local para diminuir a disseminação do veneno.

Continue navegando