Buscar

Historia do sistema penitenciário de juiz de fora

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Historia do sistema penitenciário de juiz de fora 
Surgimento(1996)
 A Penitenciária Regional José Edson Cavalieri foi inaugurada em 1966 com presos vindos de Belo Horizonte. Ficou conhecida por Penitenciária de Linhares, por causa da sua localização no Bairro de Linhares, em Juiz de Fora. A recepção de presos políticos começou em 1967, com militantes presos na Guerrilha do Caparaó, contudo, somente em 1969 é que chegam os primeiros integrantes da guerrilha urbana integrantes da Colina e Corrente. 
 Dez anos da Revolução Cubana se passaram e a organização revolucionária Comandos de Libertação Nacional (COLINA) foi desmantelada em Belo Horizonte. O núcleo dirigente do grupo foi detido e levado para Juiz de Fora. A penitenciária havia sido adaptada especialmente para receber presos políticos. Os presos se referiam a Linhares como um purgatório. A frase usada pelos detentos era: “Sair do inferno e cair no purgatório”. Isso é, sair do local onde aconteciam as torturas e ir para a prisão. Porém, as torturas mais cruéis aconteciam fora das prisões.
Evolução das penas
 Até o século XVIII, o Direito Penal era marcado por penas cruéis e desumanas, não havendo até então a privação de liberdade como forma de pena, mas sim como custódia, isto é, uma forma de garantir que o acusado não iria fugir e também um meio para a produção de provas, frequentemente usando métodos de tortura, considerada legítima. O acusado aguardava o julgamento e a pena subsequente, privado de sua liberdade, em cárcere. O encarceramento era um meio, não o fim da punição. 
 Foi apenas no século XVIII que a pena privativa de liberdade passou a fazer parte do rol de punições do Direito Penal. Com o gradual banimento das penas cruéis e desumanas, a pena de prisão passa a exercer um papel de punição de facto.
Século 21
 Em dias atuais a penitenciária de juiz de fora, Jose Edson Cavalieri, foi melhorada e ampliada. A segurança é feita por agentes penitenciários com auxilio de cães adestrados. Agentes dos sexo masculino e feminino, devido ter pavilhões destinados a mulheres, Além da penitenciária José Edson Cavalieri, funcionam no complexo no Bairro Linhares a Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, o Hospital de Toxicômanos Padre Wilson Vale da Costa e o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp).
 O complexo penitenciário junto com parceria do governo, tem o projeto de ressocialização dos carcerários, através de estudos, acompanhamentos de médicos psiquiatras e trabalho por meio de parceiras, na manutenção das instalações da unidade, na produção de hortaliças, obras ou na fábrica de malhas de cueca e meias, que funciona na unidade. Sendo as obras externas  destinado aos presos do regime semiaberto que possuem autorização judicial para trabalho externo. A mão de obra dos detentos será usada em todas as fases da construção. Além de remição da pena, a cada três dias de trabalho, um é descontado da pena a cumprir, os presos receberão um salário mínimo.
Biografia:
www.ufjf.br/institutodeciencia 
www.em.com.br
www.pre.universidade.com.br
Isabel Cristina Leite/universidade federal de Minas Gerais
Visita técnica a penitenciária (prof Luciana Haider)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais