Buscar

aval 2 s. familia 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402313010)
	
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Dentro da estrutura da Estratégia Saúde da Família, é/são da competência das secretarias estaduais de saúde
		
	
	Pactuar, com a Comissão Intergestores Tripartite, os requisitos complementares para implantação/ampliação do programa, bem como os fluxos para acompanhamento do Programa de Saúde da Família no município.
	
	Disponibilizar aos estados os instrumentos técnicos e pedagógicos que facilitem o processo de acompanhamento da educação dos agentes comunitários em saúde bucal.
	
	Capacitar e garantir o processo de educação permanente aos profissionais de saúde membros das equipes de saúde da família, por meio dos pólos de capacitação em saúde da família, articulando demandas e participando da coordenação de propostas.
	
	Definir fontes de recursos federais e privados para compor o financiamento bipartite do programa.
	
	Estabelecer, em conjunto com a instância de gerenciamento municipal do programa, as normas e as diretrizes específicas do programa.
		
	
	
	
 2a Questão (Ref.: 201403073812)
	
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com a Portaria nº 2.488/2011, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica do processo de trabalho das equipes participantes da Estratégia Saúde da Família:
		
	
	Reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto das famílias e, com isso, melhorar a qualidade de vida da população.
	
	Realizar atendimento de alta complexidade, visando à melhora no quadro clínico de saúde do paciente.
	
	Desenvolver ações que priorizem as comunidades com maiores vulnerabilidades de saúde.
	
	Desenvolver ações que priorizem os grupos de risco e os fatores de risco clínico-comportamentais, alimentares e/ou ambientais, com a finalidade de prevenir o aparecimento ou a persistência de doenças e danos evitáveis.
	
	Realizar atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde.
		
	
	
	
 3a Questão (Ref.: 201403237746)
	
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O PACTO pela saúde 2006 caracteriza-se por um conjunto de reformas institucionais do SUS com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das resposta do SUS. Está integrado em três dimensões que são: 
		
	
	Pacto de gestão do SUS; Pacto pela vida; Pacto pela saúde do idoso
	
	Pacto pela vida; pacto pela bolsa família; pacto pelo SUS
	
	Pacto em defesa do SUS; pacto pela bolsa família; pacto de gestão do SUS
	
	Pacto pela saúde do idoso; pacto em defesa do SUS; pacto pela bolsa família
	
	Pacto pela vida; pacto em defesa do SUS; pacto de gestão do SUS
		
	
	
	
 4a Questão (Ref.: 201402392772)
	
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Segundo pesquisadores um sistema de saúde com forte referencial na Atenção Primária à Saúde é mais efetivo, mais satisfatório para a população, tem custos menores e é mais eqüitativo, mesmo em contextos de grande iniqüidade social. Considere as afirmações abaixo e avalie como VERDADEIRA ou FALSA: I)A lógica de organização de um sistema de saúde deve partir das premissas de que apenas uma minoria da demanda precisa ser hospitalizada ou necessita de um especialista em determinada doença e/ou em um sistema do organismo e de que a grande maioria das pessoas (85 a 95%) tem problemas comuns (no sentido de mais freqüentes), os quais podem ser resolvidos sem alta tecnologia. II)As características de acesso, integralidade, longitudinalidade e coordenação da Atenção Primária à Saúde dificultam seu papel como base organizacional para um sistema de saúde. III)A análise das características particulares de cada população colabora para a orientação local de cada serviço de saúde, sendo a Atenção Primária um meio eficaz para a resposta às demandas mais específicas de cada comunidade. A seqüência correta é: 
		
	
	V; F; F
	
	V; V; F
	
	V; V; V
	
	F; V; V
	
	V; F; V
		
	
	
	
 5a Questão (Ref.: 201402334271)
	
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A expansão e a qualificação da atenção básica, organizadas pela estratégia Saúde da Família, compõem parte de um conjunto de prioridades políticas apresentadas pelo Ministério da Saúde e aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde. Essa concepção supera a antiga proposição de caráter exclusivamente centrado na doença e desenvolves-se por meio de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas. Em relação ao texto acima, assinale a alternativa correta.
		
	
	As equipes do Programa Saúde da Família são responsáveis pelo acompanhamento de um número indefinido de famílias, localizadas em diversas áreas geográficas
	
	As equipes do Programa Saúde da Família atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes e na manutenção da saúde desta comunidade
	
	As equipes do Programa Saúde da Família são compostas por um médico de família, um auxiliar de enfermagem e dois agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com um dentista e um técnico em higiene dental.
	
	A Saúde da Família é operacionalizada mediante a implantação de equipe profissional única em unidades básicas de saúde e, portanto, entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial
	
	O Programa Saúde da Família é um projeto estático do SUS e, por sua natureza local, não está condicionado à evolução histórica e à organização do sistema de saúde no Brasil

Outros materiais