Buscar

Trabalho 1 eng termica II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho 1
O relatório aqui apresentado foi desenvolvido pelas acadêmicas de graduação Regina Ravazi da Câmara e Paula Angélica Alessi, de graduação do curso de Engenharia de Produção, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, para a disciplina de Engenharia Térmica II.
Descrição do relatório a ser desenvolvido: Estime as propriedades psicrométricas do ar úmido contido em um ambiente de sua escolha, descrevendo o ambiente, a instrumentação, foto, metodologia e incertezas associadas:
 Descrição do ambiente: O ambiente escolhido,foi o setor de forno vertical de tempera de vidros planos, na empresa Tempersinos, que possuí uma área de aproximadamente 70m2;
 Instrumentação: Usou- se um Termo-Higrômetro digital portátil;
Foto Termo-higrometro:
 			
Foto 1 – Medição do Termo-Hidrômetro
Metodologia: A metodologia aplicada foi in loco, fazendo a medição de temperatura ambiente e umidade relativa do ar, com um termo-hidrômetro, no setor fabril de uma industria de vidros planos temperados.
Comentário sobre incertezas associadas às medidas: Por se tratar de um aparelho digital, ele pode apresentar um pequeno erro de precisão. Também podemos considerar os erros na consulta da carta psicométrica, onde os valores podem ter uma pequena variação conforme sua leitura. 
Com base na medição dos dados a temperatura do ar era de 18,4C e 31% a umidade relativa do ar, com essas informações os dados adicionais forma extraídos da carta psicométrica, tivemos as seguintes informações:
w = 0,0041 kgH2O/kga
h = 28kJ/kga
Tbu = 9,5 °C
v = 0,83 m3/kga
To = 0,5 °C

Outros materiais