Buscar

Conclusão ECONOMIA E MERCADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conclusão ECONOMIA E MERCADO
 ECONOMIA é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade devida.
 O principal problema econômico é ESCASSEZ que definimos por falta de algo que uma empresa produz, deixando em alto valor o produto. Isso resulta na INFLAÇÃO.
O funcionamento de uma economia de mercado repousa num conjunto de regras, onde se compram e vendem os bens produzidos.
Em todo mercado, que se utiliza do dinheiro, existem dois tipos de agentes bem diferenciados: os compradores e os vendedores. O mercado é os lugares onde ambos os agentes se põem em contato.
O preço de um bem é sua relação de troca por dinheiro, isto é, o número de unidades monetárias (reais) necessários para obter em troca uma unidade do bem.
A quantidade que os indivíduos demandam de um bem, em um momento determinado de tempo, depende fundamentalmente de seu preço. Quanto maior o preço de um bem, menor será a quantidade que os indivíduos estarão dispostos a comprar.
A demanda também depende de outros fatores, tais como: os gostos ou preferências dos indivíduos, a renda e os preços dos bens relacionados etc.
A oferta mostra, para diferentes preços, as quantidades que os produtores estariam dispostos a apresentar. Quando são baixos, os preços são suficientes apenas para cobrir os custos de produção. Nesse caso, a oferta será reduzida. Conforme aumentam os preços, cresce a quantidade oferecida.
Preço de equilíbrio é aquele em que coincidem os planos dos demandantes e dos ofertastes ou produtores.
No sistema de economia de mercado, todos os bens e serviços e os fatores produtivos têm seu preço. Os preços atuam como guia para que livremente se designem os recursos produtivos e se resolvam os três problemas básicos: o que produzir?; como produzir?; e para quem produzir?
Ao fazer compras, os consumidores revelam suas preferências nos mercados. Isso condiciona os produtores e, dessa forma, decide-se o que produzir. A concorrência entre os produtores em busca do lucro determina como se deve produzir. A oferta e a demanda no mercado de fatores produtivos determinam para quem se deve produzir.Na economia de mercado, o livre funcionamento dos preços, dos bens, serviços e fatores produtivos resolve os problemas.
O crescente desenvolvimento mundial e a complexidade dos mercados, não permitem as nações que administrem e analise suas economias por temas isolados como exportações, importações, endividamento. O crescimento econômico sólido exige a análise dos agregados macroeconômicos e das inter-relações dessas variáveis. Pois, as análises isoladas dos temas podem indicar falsos resultados e induzir as nações, por meio de seus dirigentes, à tomada de decisões equivocadas, o que pode ocasionar danos tanto ao mercado interno, quanto ao mercado mundial. No momento atual as nações da zona do euro, sofrem as conseqüências, de possíveis falhas nas análises das condições econômicas dos países participantes e que por reflexo impacta no comportamento de toda economia mundial, a instabilidade, o alto risco de calote, a falta de medidas emergenciais agrava ainda mais a situação econômica dos países.

Continue navegando