Buscar

Higiene do Trabalho Princípios Básicos

Prévia do material em texto

HIGIENE DO TRABALHO: PRINCÍPIOS BÁSICOS
	A Higiene do Trabalho é a ciência que atua no campo da Saúde Ocupacional, aplicando recursos específicos para prevenir doenças ocupacionais decorrentes dos riscos ambientais. Busca, ainda, prevenir os impactos de tais riscos nas comunidades vizinhas e no meio ambiente em geral.
Mediante análise dos agentes agressivos nos postos de trabalho, muitas vezes previne também riscos operacionais capazes de gerar acidentes do trabalho.
	Os objetivos de um programa de higiene do trabalho consistem em reconhecer, avaliar e controlar os riscos ambientais presentes nos locais de trabalho.
a) RECONHECIMENTO: Esta etapa baseia-se no reconhecimento dos agentes ambientais que afetam a saúde dos trabalhadores, o que implica o conhecimento acerca dos produtos envolvidos no processo, métodos de trabalho, instalações, número de trabalhadores expostos etc. Compreende também o planejamento da abordagem do ambiente a ser estudado, a seleção dos métodos de coleta e a seleção dos equipamentos de avaliação.
b) AVALIAÇÃO: É a fase em que se realiza a avaliação quantitativa e/ou qualitativa dos agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos existentes nos postos de trabalho a serem avaliados. 
	Esta etapa da AVALIAÇÃO abrange dois ramos de higiene do trabalho:
- Higiene de campo: realiza o estudo da situação higiênica do ambiente de trabalho (análise de postos de trabalho, detecção de contaminantes e tempo para estudar e recomendar medidas de controle para reduzir a intensidade dos agentes até níveis aceitáveis).
- Higiene analítica: realiza as análises químicas das amostras coletadas, cálculo e interpretações dos dados levantados no campo. 
c) CONTROLE: De acordo com os dados obtidos nas fases anteriores, esta etapa objetiva propor e adotar medidas que visem à eliminação ou minimização do risco presente no ambiente.
	O controle fundamenta-se na adoção de medidas relativas ao ambiente e ao homem:
- Medidas relativas ao ambiente: são medidas tais como substituição do produto tóxico, isolamento das partes poluentes, ventilação local exaustora, limpeza dos locais de trabalho etc.
- Medidas relativas ao homem: compreendem, dentre outras, a limitação do tempo de exposição, indicação de equipamentos de proteção individual (EPI’s), educação e treinamento, exames médicos (pré-admissional, periódico e demissional).

Continue navegando

Outros materiais