Buscar

Pesquisa UML Karine

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pesquisa UML
Karine dos Santos Muniz
UML - Definição
Acrônimo para a expressão Unified Modeling Language (Linguagem Unificada de Modelagem).
Uma linguagem que define uma série de artefatos que nos ajuda na tarefa de modelar e documentar os sistemas orientados a objetos que desenvolvemos.
Possui muitos tipos (mas terei o foco em 11 deles) de diagramas que são usados para documentar e modelar diversos aspectos dos sistemas.
UML - Histórico
A UML começou a ser definida a partir de uma tentativa de Jim Rumbaugh e Grady Booch de combinar dois métodos populares de modelagem orientada a objeto: Booch e OMT (Object Modeling Language). 
Mais tarde, Ivar Jacobson, o criador do método Objectory, uniu-se aos dois (formando os famosos três amigos), para a concepção da primeira versão da linguagem UML (Unified Modeling Language) .
UML foi adotada em 1997 pela OMG (Object Management Group).
Diagramas
Um diagrama provê uma parcial representação do sistema. Ele ajuda a compreender a arquitetura do sistema em desenvolvimento. Nesta seção focaremos a construção destes artefatos que auxiliam nossa interpretação.
Exemplos de Diagramas – Caso de Uso (Use Case)
Atores: Um ator é representado por um boneco e um rótulo com o nome do ator. Um ator é um usuário do sistema, que pode ser um usuário humano ou um outro sistema computacional.
Use case: Um use case é representado por uma elipse e um rótulo com o nome do use case. Um use case é uma funcionalidade do sistema.
Relacionamentos
Entre um ator e um use case: Define uma funcionalidade do sistema do ponto de vista do usuário.
Entre atores(Generalização): Os use cases de B são também use cases de A.
	A tem seus próprios use cases
Entre use cases
Include
Um relacionamento include de um use case A para um use case B indica que B é essencial para o comportamento de A.
Extend
Um relacionamento extend de um use case A para um use case B indica que o use case A pode ser acrescentado para descrever o comportamento de B (não é essencial). A extensão é inserida no ponto de extensão do use case B.
Ponto de extensão em um use case é uma indicação de que outros use cases poderão ser adicionados a ele. Quando o use case for invocado, ele verificará se suas extensões devem ou não serem invocadas.
Generalização ou Especialização (é_um)
Use case B é_um use case A (A é uma generalização de B, ou B é uma especialização de A).
Exemplos de Diagramas - Classe
O diagrama de classe é composto de três partes:
Parte superior - Nome da classe - Esta parte é sempre necessária, seja falando do classificador ou de um objeto.
Parte do meio - Atributos da classe - Os atributos descrevem as variáveis ​​que descrevem as qualidades da classe. É necessária somente quando se descreve uma instância específica de uma classe.
Parte inferior - Operações da classe (métodos) - Exibida em formato de lista, cada operação ocupa sua própria linha. As operações descrevem como uma classe pode interagir com dados.
Interações de objetos / diagramas de classe
Herança : A herança é exibida no diagrama de classe por meio de uma linha sólida com uma seta fechada e vazada.
Associações bidirecionais: Associações bidirecionais são as associações padrão entre duas classes e são representadas por uma linha reta entre duas classes. Ambas as classes são cientes uma da outra e da sua relação uma com a outra. 
Associações unidirecionais: Uma associação unidirecional é representada por uma linha ininterrupta, com uma ponta de seta aberta apontada a partir da classe conhecimento à classe conhecida. 
Exemplos de Diagramas - Objeto
Objetos - Retângulos.
Ligações - são as linhas que conectam um objeto ao outro (Como um SmartArt, separados por níveis). 
Exemplos de Diagramas - Interação
- Sequencia 
e 
- Comunicação
Diagrama de Sequencia: enfatiza a sequencia de mensagens dentro de uma linha do tempo.
Mostra a colaboração dinâmica entre os vários objetos de um sistema.
A partir dele percebe-se a sequência de mensagens enviadas entre os objetos.
Mostra a interação entre os objetos, alguma coisa que acontecerá em um ponto específico da execução de um sistema.
Diagrama de Comunicação (Colaboração): enfatiza o relacionamento estrutural entre os objetos, sem se preocupar com o tempo determinado para cada interação. 
Chamado na UML 1.4 de diagrama de colaboração.
Os objetos são distribuídos neste diagrama em ordem similar a do diagrama de sequências, obedecendo à sequência das mensagens.
A colaboração entre objetos é representada por uma ligação simples acompanhada de uma numeração sequencial e de outras informações como condições e iterações.
Exemplos de Diagramas - Atividades
O diagrama de atividades, tem como objetivo principal a especificação do comportamento do software, do ponto de vista funcional, ou seja, das suas funcionalidades. É muito semelhante a um fluxograma, uma ferramenta utilizada há muitas décadas, principalmente na administração.
O objetivo de um diagrama é especificar o que será posteriormente projetado, ou diretamente construído, diminuindo assim o nível de abstração do escopo, facilitando o entendimento sobre o que tem ser feito pelo programador, por exemplo.
Exemplos de Diagramas - Componentes
O Objetivo do Diagrama de Componentes , na versão 2.0 da UML, é mostrar as caixas pretas (que são os componentes) e especificar quais são suas interfaces, para que outros componentes possam acessar seus serviços sem que conheçam seus conteúdos. Um componente representa uma parte modular de um sistema, que encapsula seu conteúdo
Seu comportamento é definido em termos de prover e requerer interfaces. Está amplamente associado à linguagem de programação que será utilizada para desenvolver o sistema modelado. Pode ser utilizado para modelar o código-fonte, os módulos executáveis de um sistema, a estrutura física de um banco de dados ou mesmo os componentes necessários para a construção de interfaces
Determina como os componentes estarão estruturados e interagirão para que o sistema funcione de maneira adequada.
Exemplos de Diagramas - Pacotes
O Diagrama de Pacotes tem por objetivo representar os sub-sistemas ou sub-módulos englobados por um sistema de forma a determinar as partes que o compõe.
Demonstra como os elementos estão organizados nos pacotes e a dependências que existem entre os elementos e os próprios pacotes.
Pode ser utilizado de maneira independente ou associado a outros diagramas.
Exemplos de Diagramas - Implantação
Um diagrama de implantação se encaixa na família de diagramação estrutural e descreve um aspecto do sistema em si. Neste caso, o diagrama de implementação descreve a implementação física de informações geradas pelo programa de software em componentes de hardware. A informação gerada pelo software é chamada de artefato. Não se deve confundir este com o uso do termo em outras abordagens de modelagem como BPMN.
Os diagramas de implementação são feitos de várias formas de UML. As caixas tridimensionais conhecidas como nódulos, representam os elementos básicos de software ou hardware, ou nódulos no sistema. As linhas de nódulo a nódulo indicam relacionamentos e as formas menores contidas dentro das caixas representam os artefatos de software empregados.
Exemplos de Diagramas - Estrutura
Os diagramas de estrutura são utilizados para fazer a modelagem de colaborações. Uma colaboração descreve uma visão de um conjunto de instâncias que cooperam entre si para executar uma tarefa específica. Da mesma forma, apresenta as ligações entre as instâncias e os papéis que as mesmas representam para a respectiva tarefa.
Por fim, são os diagramas estruturais que definem a estrutura do sistema tanto na parte de software, quanto de hardware. Da mesma forma, nem todos os diagramas estruturais se fazem necessários para a documentação de um sistema, onde a seleção correta dos diagramas, bem como a combinação destes, se torna um detalhe importante para uma modelagem eficiente.
Exemplos de
Diagramas – Máquina de Estados
Descreve o comportamento de objetos como reação a eventos discretos (como por exemplo sinais e invocação de operações), por meio de sequências de estados e ações que ocorrem durante a sua vida.
Tipicamente este diagrama é usado para descrever a conduta de objetos, mas de acordo com a documentação da UML, também pode descrever a conduta de outras entidades tais como casos de uso , atores , subsistemas, operações ou métodos.
Exemplos de Diagramas - Contexto
O diagrama de contexto mostra um sistema de negócios (um processo, equipamentos, sistema computacional, etc.) e, em seguida, mostra a relação que este tem com outras entidades externas (sistemas, atores, grupos organizacionais, repositórios de dados, etc.).
No gerenciamento de projetos o diagrama de contexto é utilizado para a modelagem do escopo, descrevendo graficamente o escopo do produto.
Essa técnica já vem sendo utilizada há muito tempo em outras áreas. Um diagrama de contexto pode ser encarado como uma versão especializada do Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) utilizado em análise de sistemas, que é uma visualização gráfica do movimento de dados através de um sistema. Em análise de negócios estes diagramas também podem ser utilizados para capturar e comunicar as interações e o fluxo de dados entre processos de negócios.
A notação utilizada é:
Círculo: Representa o processo de alto nível ou sistema de negócio. Nunca há mais do que um único processo em um diagrama de contexto (diferentemente do DFD);
Retângulos: Representam os atores, entidades externas que fornecem a entrada e recebem a saída. Podem haver várias entidades externas;
Setas retas ou curvas indicando a direção do fluxo de dados: As entradas e saídas do sistema de negócio.
Exemplo:
Bibliografia
https://www.devmedia.com.br/o-que-e-uml-e-diagramas-de-caso-de-uso-introducao-pratica-a-uml/23408
https://www.profissionaisti.com.br/2011/07/os-principais-diagramas-da-uml-resumo-rapido/
http://dicasgp.pmtech.com.br/diagramas-de-contexto/
https://www.lucidchart.com/pages/pt/diagrama-de-implementa%C3%A7%C3%A3o
http://micreiros.com/uml-e-os-diagramas-estruturais/
http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/map/html/uml/diagramas/usecases/usecases.htm
http://dicasgp.pmtech.com.br/diagramas-de-contexto/
http://www.ateomomento.com.br/uml-diagrama-de-atividades/
https://www.lucidchart.com/pages/pt/diagrama-de-m%C3%A1quina-de-estados
http://micreiros.com/uml-e-os-diagramas-estruturais/
https://www.lucidchart.com/pages/pt/diagrama-de-classe
https://www.lucidchart.com/pages/pt/diagrama-de-objetos
http://slideplayer.com.br/slide/5845589/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais