Buscar

Prova Ética e Responsabilidade Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0488_AV_201401241727 » ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201401933773)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Grandes contribuições nos foram dadas por Adam Smith e Max Weber na era industrial. Adam Smith, em sua obra mais famosa, intitulada "Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações", mais conhecida simplesmente como A Riqueza das Nações, acreditava que o sucesso empresarial dar-se-ia quando a organização, dentro do seu bojo, abarcasse condições legais e morais. Ressaltava que, além do lucro, existiam outros valores e sentimentos que envolviam e se conectavam à atividade econômica. Para que houvesse o sucesso empresarial deveria haver uma conexão entre?
		
	
Resposta: Para que houvesse o sucesso empresarial Adam Smith e Max Weber proporam que houvesse uma conexão entre empresa e ética. Uma empresa para ter sucesso na sua totalidade deveria abordar conceitos que eram considerados externos de forma integrada dentro da empresa, uma empresa não seria plenamente desenvolvida se não houvesse integração entre condições legais e morais.
	
Gabarito: Resposta esperada: Ética e Empresa. Eles acreditavam que deveria existir uma conexão entre ética e empresa para que o sucesso empresarial se pudesse dar.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401836417)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	[...] Entre os diversos instrumentos existentes para medir o grau de responsabilidade social de uma organização, destaca-se o Balanço Social. O Balanço Social é uma ferramenta de gestão que permite demonstrar as ações sociais de cidadania desenvolvidas em um determinado período, e está sendo utilizado por empresas, em todos os países, para avaliar o nível da responsabilidade corporativa. Publicando o seu Balanço Social, a empresa torna transparente a sua atuação e assume um efetivo compromisso com a ética e a sustentabilidade social e ambiental do planeta. Segundo Santos, o objetivo maior na publicação do balanço social da empresa está em mostrar aos concorrentes seus lucros no investimento de ações junto à comunidade. [...] SANTOS, Elenice Roginski. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2014 (adaptado). De acordo com o fragmento do texto acima, de autoria de Santos, responda aos seguintes questiomanentos: a) É correto concluir que o objetivo maior na publicação do balanço social da empresa está em mostrar aos concorrentes seus lucros no investimento de ações junto à comunidade? (pontuação: 1/3 do valor total da pontuação atribuída a questão) b) Explique de forma, clara, objetiva e concisa, qual(is) foi(am) o(s) embasamento(s), em conformidade com o conteúdo apresentado sobre o tema, utilizado para sua resposta no item "a". (pontuação: 2/3 do valor total da pontuação atribuída a questão)
		
	
Resposta: a) Não é correto afirmar que o objetivo maior na publicação do Balanço Social seja mostrar aos concorrentes seus lucros no investimentimento de ações junto a comunidade, o objetivo do Balanço Social é demonstrar as empresas e consumidores que as ações sociais e de cidadania, podem juntas fazer com que a empresa em sua totalidade desenvolva, com responsabilidade social,junto a comunidade sem diminuir seus lucros . b) Segundo o próprio texto da pergunta, o Balanço Social é usado para avaliar o nível de responsabilidade corporativa, portanto não se pode afirmar que o obejtivo maior do Balanço Social seja mostrar aos seus concorrentes seus lucros, e sim demontrar aos concorrentes e incentivá-los a ter a responsabilidade social vinculada a seus interesses.
	
Gabarito: Resposta esperada: A assertiva apresentada no texto está incorreta. Uma vez que, a publicação do Balanço Social apresenta como principal objetivo a ampliação do grau de confiança da sociedade na organização, através de suas ações em benefício dos seus empregados e da comunidade. Fundamentação baseada no conteúdo: Percebe-se com clareza que, no Brasil, o Balanço Social proposto tem como finalidade a prestação de informações sobre diversos aspectos da relação capital-trabalho das entidades, ou seja, um conjunto de informações, contábeis ou não, gerenciais, econômicas e sociais, que proporcionam um panorama dos aspectos relacionados à sociedade (SANTOS; FREIRE; MALO, 1998).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401954924)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ética e Moral são compreendidas pela Filosofia como sendo distintas conceitualmente, embora intimamente relacionadas. Sobre esse tema, leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde corretamente à noção filosófica de ética.
		
	
	Não há nenhuma relação entre ética e moral.
	
	Moral é a parte da filosofia que estuda a virtude e a conduta correta, daí a razão porque a ética é objeto da moral.
	 
	Moral é objeto de estudo da Ética que, dentre outros propósitos, busca refletir criticamente sobre as práticas morais.
	
	Ética é o objeto de estudo da moral.
	
	Moral é externa e ética é interna, ou seja, enquanto a primeira carece de coação para se efetivar, a segunda se manifesta em foro íntimo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401836135)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na fase da industrialização várias questões passaram a ter destaque. Escolha alternativa que NAO está relacionada com a fase da industrialização:
		
	
	Comunicação e balanço social
	
	Avaliação de qualidade
	
	Recursos humanos
	 
	Integridade e transparência
	
	Responsabilidade corporativa
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401964839)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual é o tipo de caráter que apresenta modificação no organismo como conseqüência da própria atividade ou da influência do meio.?
		
	
	Caráter Inato;
	 
	Caráter Adquirido,
	
	Caráter congênito;
	 
	Caráter corporativo
	
	Caráter hereditário
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401836545)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na aula 04 apresentamos o caso da empresa Manville Corporation, fabricante de produtos de amianto, que foi penalizada por causar danos a saúde dos seus colaboradores. Ela deixou de produzir produtos nocivos a saúde dos colaboradores, tendo assim uma diminuição dos seus lucros. Podemos afirma que a empresa foi ético por ter priorizado:
		
	
	À lucratividade dos acionistas e investidores da empresa
	
	Priorizou a imagem no mercado
	
	Comportamento ocasional
	
	Bem estar da empresa
	 
	O bem estar e a saúde dos seus colaboradores
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401960618)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A deterioração do meio ambiente é consequência de atitudes negligentes do ser humano contra a natureza, são elas as queimadas, o desmatamento, o tráfico e o comércio ilegal de animais, a poluição veicular e industrial e a guerra. Este é um exemplo de:
		
	
	Ética Ambiental.
	
	Fatores Ecológicos.
	 
	Degradação do meio ambiente. .
	
	Responsabilidade social.
	
	Fauna.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401851701)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção. Portanto, recurso natural é algo útil. Existe, no entanto, um envolvimento entre recursos naturais e tecnologia, uma vez que há a necessidade da existência de processos tecnológicos para utilização de um recurso, assim como recursos naturais e economia, cuja interação é evidente, uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é economicamente viável. Contudo, existem limites políticos, morais, naturais etc. sobre a exploração dos recursos naturais. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que corresponda a esses limites.
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Proteção do meio ambiente
	
	Educação Ambiental
	
	Necessidade de manter em equilíbrio o ecossistema.
	
	Desenvolvimento sustentável.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401307361)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma avaliaçãoda Gestão Pública que inclua o fundamento que se refere a atuação voltada para assegurar às pessoas a condição de cidadania com garantia de acesso aos bens e serviços essenciais, e, ao mesmo tempo, tendo também como um dos princípios gerenciais a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais, potencializando a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades, denomina-se
		
	
	visão de futuro.
	
	liderança e constância de propósito.
	
	gestão participativa.
	
	foco no cidadão e na sociedade.
	 
	responsabilidade social.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401843145)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ISO 14000 trata especificamente sobre que tema?
		
	
	Eliminação de barreiras técnicas e comerciais.
	
	Segurança: Proteger a vida humana e a saúde.
	
	Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos.
	
	Proteção do consumidor: Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos.
	 
	Proteção do Meio ambiente.

Outros materiais