Buscar

ComunicaçãoComunitariaAvP3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201604282162)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Discutir as relações entre mídia e liberdade de expressão se faz cada vez mais necessário no Brasil, na medida que a desigualdade de direitos entre veículos tradicionais e plataformas menores se acentua. No caso da dita grande imprensa, esse direito é bastante dilatado, ao ponto de ser quase impossível alguém, que se julgue ofendido por algo que ela tenha veiculado, sair vitorioso em um pleito judicial. É reiterada na nossa jurisprudência a dificuldade de se obter uma condenação de um grande órgão de imprensa. Em geral, as ações de defesa da honra acabam não progredindo ou sendo julgadas improcedentes e é nítida a percepção de que os tribunais têm protegido a liberdade de expressão da mídia comercial, desidratando eventuais limitações desse direito. SERRANO, Pedro Estevam. A mídia alternativa e a liberdade de expressão In Carta Capital, 2015. Com base no exposto, analise as asserções a seguir: I. De fato há uma tendência mundial de desidratação dos limites da lei de expressão e a favor da total liberdade de imprensa, o que é muito positivo. No entanto, no Brasil, ao contrário do que ocorre em outros lugares do mundo, isso é feito em favor de uma minoria, e não em prol da cidadania, o que gera distorções com consequências perversas para a democracia. II. Enquanto a grande mídia tem sido beneficiada por um afrouxamento cada vez maior de seus limites, sites blogs e aqueles que escrevem para a chamada mídia alternativa têm sido reprimidos, inclusive com o apoio da grande mídia.É crescente o número de ações contra eles, o que, inclusive os tem inviabilizado financeiramente. III. Hoje os bailes funks das periferias são reprimidos por manifestações bastante semelhantes e, muitas vezes, viram caso de polícia. Isso demonstra que as expressões culturais de natureza erótica protagonizadas pela elite são amparadas pelo direito como livre expressão artística e cultural, enquanto aquelas manifestadas pela pobreza são coibidas. Seja no aspecto social ou político, não há universalização do direito à livre expressão no Brasil. Ele é apropriado ou pela elite das comunicações ou pela elite econômica, que exercem censura e coação sobre a liberdade de expressão alheia. É correto o que se afirma em:
		
	 
	I, II e III.
	
	I e II, apenas.
	
	I, apenas
	
	II e III, apenas.
	
	III, apenas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604322585)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Conselho de Comunicação no Brasil é motivo de polêmica porque...
		
	 
	A estratégia é a transformação da sociedade, mas para sua efetivação é necessário dar passos concretos na direção do empoderamento social por meio do conhecimento especializado e dos canais de comunicação.
	
	Por se tratar de tema que afeta questões de valores culturais regionais e locais, específicos e variáveis de região para região, de cidade para cidade, este Conselho não pode ter apenas um caráter nacional ou mesmo regional.
	
	O referido Conselho não deveria ter a competência de indicar a não renovação de concessão ou permissão do serviço público de radiodifusão sonora e de sons e imagens, deliberação que só poderá deixar de ser cumprida pelo Chefe do Executivo, se houver.
	
	Os cidadãos, dentro dos princípios universais de direitos humanos, impeçam de fazer as transformações que desejarem na ordem econômica, social e política ¿ deve prever formas de democratização efetiva e controle social da informação, garantindo a liberdade de expressão e de criação.
	
	Nenhuma das alternativas acima.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604443510)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o Jornalismo Comunitário, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O jornalismo comunitário se apresenta na atualidade como um caminho para profissionais trabalhares mais livremente, não sendo obrigados a seguirem a linha ideológica da empresa de comunicação.
	 
	No jornalismo comunitário o mais importante é o fato, ou seja, ele traz a notícia estruturada no lead e raramente diz os motivos do que aconteceu, já que isso não afeta a vida na comunidade.
	
	Um jornal produzido por uma associação de moradores, por alunos de escolas públicas ou de uma universidade são exemplos de Jornalismo Comunitário.
	
	A relação entre o jornalismo comunitário e comunidade é muito próxima, sendo que não pode haver jornalismo comunitário sem a comunidade.
	
	Um site de notícias de uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos pode ser categorizado como Jornalismo Comunitário.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604219334)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre Grupos de Pressão assinale a INCORRETA:
		
	 
	Nas ações indiretas dos Grupos de Pressão, a intenção é clara e objetiva, de forma declarada e sem intermediários como a imprensa.
	
	Ações diretas dos Grupos de Pressão são quando a fase de pedido ou ameaça é feita diretamente pelo grupo interessada contra o poder oficial, como sindicatos (greves), lobbies (ameaça diplomática ou violenta), terrorismo e sequestros.
	
	O boicote é uma forma de dificultar a vida de alguém ou de alguma empresa com a omissão ou a interrupção das relações sociais ou econômicas, de modo que pareça natural e são estratégias de Grupos de Pressão.
	 
	Grupos de Pressão são organizações, entes, institutos que, diante dos próprios interesses inseridos e uma estratégia mais ou menos vasta, intervêm ¿ exercitando a influência que possuem ou pressionando ¿ nas atividades dos partidos, dos políticos, no governo, no parlamento, e em outras assembleias ou centros de poder político, com o fim de obter uma particular política ou específica ação e iniciativa em próprio favor, ou conseguir influenciar um decisão importante.
	
	Os Grupos de Pressão podem ser divididos em políticos (partidos, coligações e movimentos dentro dos partidos), econômicos (grandes empresas e multinacionais), sociais (defesa de direitos, classes ou a grupos excluídos socialmente) e espirituais (tem sua base nos princípios religiosos).
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604219332)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre POLÍTICA, assinale a INCORRETA:
		
	
	A política é um estudo global de todas as relações morais e sociais do homem.
	
	Aristóteles viu na política "a ciência por excelência" da sua época e do próprio sistema filosófico.
	
	As relações econômicas e sociais são condicionadas pela política.
	 
	A política se restringe aos partidos políticos e as campanhas eleitorais.
	
	Para Aristóteles: "O homem é um animal político."

Continue navegando