Buscar

Trabalho DM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução
	A alta demanda no mercado da mineração vem fazendo com que a lavra subterrânea apresente um crescimento proporcional à procura pelos bens minerais. O número de minas subterrâneas dentre as 200 mais produtivas no Brasil passou do número de 12 em um intervalo de 7 anos para cerca de 47 em 2012 (minérios & Minerales, 2012). A lavra subterrânea é bastante específica, merecendo atenção para que os recursos cada vez mais profundos possam ser extraídos convenientemente. 
 	Esse fato é um fator que motiva a busca por novas tecnologias que aumentem a recuperação de minério, diminuam a diluição e aumentem a produtividade do empreendimento. Sendo assim, propõem-se neste trabalho o estudo do método de lavra subterrânea por recalque (Shrinkage), envolvendo a produtividade, recuperação e a diluição na lavra, mostrando o patamar em que se encontra, já que se tratam de parâmetros decisivos na seleção de um método de lavra sendo, portanto, de suma importância para o planejamento de futuras minas.
OBJETIVO
	O objetivo desse estudo é permitir o conhecimento básico sobre o método de lavra subterrânea por recalque, sob alguns aspectos e constatar o porquê de sua escolha. Dessa forma, nesse trabalho serão apresentados de maneira sucinta, entre outros, os conceitos relevantes do método, a fundamentação e aplicação.
LAVRA SUBTERRÂNEA
Jazidas aflorantes ou muito próximas à superfície são lavradas por métodos a céu aberto. Em depósitos de minério que ocorrem em profundidade são utilizados métodos subterrâneos de lavra. As técnicas utilizadas na lavra dependem, principalmente, da forma e da posição do depósito de minério. Raramente o minério ocorre numa massa isolada, via de regra ele está disseminado ou encaixado em rocha estéril. Na lavra subterrânea o corpo mineralizado precisa ser muito bem delimitado por sondagens e galerias e os serviços de topografia devem ser muito precisos.
 A escolha de um método de lavra dá-se em função de dois grupos de condicionantes: a geometria do corpo (inclinação e espessura) e características de resistência e estabilidade dos maciços que constituem o minério e as encaixantes. Com referência à estabilidade dos vazios criados pela lavra, os métodos subterrâneos podem ser assim classificados:
a) 	Métodos com realces autoportantes
	Nas aplicações tradicionais, parte do minério é deixada como pilares de sustentação das paredes das encaixantes (hangwall e footwall). Requerem continuidade geométrica e homogeneidade qualitativa do minério.
	Room and Pillar (Câmaras e pilares);
	Sub Level Stoping (Realce em sub níveis);
	VCR - Vertical Crater Retreat (Desmonte Vertical em Recuo).
b)	Métodos com abatimento (Caving)
	São métodos, em geral, de alta produtividade e baixo custo unitário. Requerem minérios com facilidade de fragmentação. Pode ocorrer alta diluição.
 Sublevel Caving (Abatimento em sub-níveis);
	Block Caving (Abatimento em bloco);
	Longwall.
c) 	Métodos com suporte das encaixantes
	O suporte pode ser dado pelo minério, que pode ser deixado em recalque, ou por material externo, que pode ser trazido aos realces. São métodos de menor produtividade quando comparados com métodos com aberturas auto-portantes em condições similares. A menor produtividade se justifica em função dos desmontes menores (possibilitando trabalhar com menores vãos), de um maior número de operações conjugadas e da dificuldade própria de manuseio do minério em recalque ou do enchimento. Em geral, são empregados em minérios de alto valor unitário, pois os custos com enchimento e manutenção do minério em recalque são altos e a produtividade é baixa, onerando a lavra.
	Shrinkage (Recalque);
	Cut and Fill (Corte e enchimento).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais