Buscar

Capital de giro aol6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo desta disciplina você estudou sobre a administração do capital de giro, reflita sobre como as empresas deveriam fazer para reduzir o seu ciclo de conversão de caixa, reduzindo o total de recursos necessários para financiar esse período? 
O capital de giro é um recurso utilizado pelas empresas para financiar suas operações, manter os estoques e possíveis eventualidades.
O CCC ou Ciclo de Conversão de Caixa é o período que leva para um produto que foi adquirido ser revendido e transformar-se novamente em capital, ou seja, é o tempo que se paga pelo produto até receber o dinheiro do cliente, o que não acontece necessariamente no ato da venda, pelo fato de muitos utilizarem o crédito. 
O conhecimento sobre o CCC nos ajuda a ter controle sobre o caixa da empresa, esclarecendo o que realmente é preciso para se manter em caixa, não necessitando possuir muito a mais ou menos, correndo risco de faltar em caixa pois nesse caso seria preciso buscar um empréstimo, o que geraria ainda mais dividas, fazendo com que a organização lucre menos.
O meio mais apropriado para solucionar esta questão diminuindo os ciclos seria através de negociações com os fornecedores, na busca por prazos maiores de pagamento, bem como incentivando seus clientes a pagarem as compras no débito ou a dinheiro. Portanto, ter um capital de giro superior ao necessário é bom, mas depender de um capital de giro alto pode ser prejudicial.

Outros materiais