Buscar

N2 CUSTO E ORÇAMENTOS EMPRESARIAL 1

Prévia do material em texto

Pergunta 1 
1 em 1 pontos 
	  
	  
	  
	 A figura abaixo retrata os passos comuns a serem seguidos em um determinado processo de custeio. Determine qual das alternativas a seguir se refere ao sistema de custeio correspondente: 
  
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
 Sistema de custeio ABC 
	Resposta Correta: 
	
 Sistema de custeio ABC 
	Feedback da resposta: 
	 Justificativa: A resposta correta é "Sistema de custeio ABC", onde o processo de custeio está vinculado aos procedimentos mostrados na figura. 
  
	
	
	
  
Pergunta 2 
1 em 1 pontos 
	  
	  
	  
	A empresa Asteca Indústria de Equipamentos de Mergulho apresentou as seguintes informações relativas à sua produção em um determinado período:
Receitas de vendas = 900.000
Custos fixos = 240.000
Custos Variáveis = 330.000 
Tendo em vista a necessidade de tomada de decisões operacionais relativas ao volume a ser produzido no próximo período, os gestores da Asteca precisam saber, primeiramente, qual seria o valor da margem de contribuição total obtida nesse período. Assinale a alternativa que representa esse valor: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	e. 
570.000 
	Resposta Correta: 
	e. 
570.000 
	Feedback da resposta: 
	Justificativa: a resposta correta é "570.000". A margem de contribuição total é calculada da seguinte forma: Receitas de Vendas - Custos Variáveis 
	
	
	
  
Pergunta 3 
0 em 1 pontos 
	  
	  
	  
	Iniciando a fabricação de um novo modelo de mala para viagens, os gestores da Indústria de Artefatos de Couro Soft precisam saber a partir de quantas unidades vendidas passarão a obter lucro. Considere os seguintes dados e assinale a alternativa que representa corretamente essa quantidade de malas vendidas. 
Preço de venda unitário = 1.000
Margem de contribuição unitária = 400
Custo fixo total  = 300.000 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	d. 
720 unidades; 
	Resposta Correta: 
	b. 
750 unidades; 
	
	
	
  
Pergunta 4 
0 em 1 pontos 
	  
	  
	  
	  
Galpão de fabricação de móveis tem setores bem divididos  
  
Por Marconi Vieira em 3 de abril 2011 – O setor de acabamento deve estar localizado em uma área anexa ao galpão da fábrica, porém interligado a esse. 
  
A indústria de móveis deve ser instalada em um galpão projetado conforme a capacidade produtiva desejada, a quantidade de máquinas e ferramentas a serem adquiridas, a necessidade de estoque de matéria-prima e do produto acabado. Deve apresentar uma área específica de trabalho, onde será fabricado o móvel, depósito para a matéria-prima e estoque de produtos prontos. Além disso, necessita de um espaço para o escritório, que deverá ser isolado da oficina, inclusive, procurando reduzir os efeitos dos ruídos provenientes da área de industrialização. 
  
http://www.tecnologiaetreinamento.com.br/como-montar/marcenaria/como-montar-operar-pequena-fabrica-moveis/ 
  
Analisando o disposto no texto sobre a fabricação de móveis, pode-se afirmar que uma indústria de móveis pode ter, entre outros, os seguintes custos e despesas: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
 Custos: matéria-prima, mão de obra direta; Despesas: depreciação do imobilizado, honorários da diretoria 
	Resposta Correta: 
	
 Custos: matéria-prima, mão de obra direta; Despesas: salário dos escriturários, honorários da diretoria 
	Feedback da resposta: 
	 Justificativa: A resposta correta é "Custos: matéria-prima, mão de obra direta; Despesas: salário dos escriturários, honorários da diretoria". Matéria prima e mão de obra direta podem ser facilmente identificados com a produção e o salário dos escriturários e honorários da diretoria são despesas administrativas.   
  
	
	
	
  
Pergunta 5 
0 em 1 pontos 
	  
	  
	  
	Uma determinada empresa fabrica diversos produtos que passam por diversos processos diferentes. No entanto, alguns produtos passam por determinados processos enquanto outros não. Visando uma melhor apropriação dos custos aos produtos, e evitando que todos os produtos recebam os custos de todos os processos, é correto afirmar que, do ponto de vista da Contabilidade Tradicional, seria conveniente apropriar os custos aos produtos utilizando-se de: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a. 
Custeio meta 
	Resposta Correta: 
	b. 
Departamentalização 
	Feedback da resposta: 
	A apropriação dos custos aos produtos pode ser feita de maneira direta ou departamentalizada, utilizando-se o sistema de acumulação que melhor se adapte às características dos produtos. A departamentalização, apesar de não eliminar totalmente a subjetividade do processo de rateio, apresenta uma forma de cometer menos "injustiças" na apropriação dos custos por produto. 
	
	
	
  
Pergunta 6 
0 em 1 pontos 
	  
	  
	  
	Custeio ABC… um sistema complexo. Por: Cláudio Fernando Ruschel. Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades teve impulso no Brasil na década de 90. Logo passou a ser difundido como uma revolução, na área de Custos, sendo apontado como uma verdadeira panacéia para solucionar problemas de distorções que, num primeiro julgamento, os Sistemas Tradicionais de Custos estariam sujeitos, quando da apuração dos custos unitários de produtos, mercadorias e serviços. Considerando o caráter revolucionário atribuído ao ABC, pelas inovações propostas, aliado ao fato de ter surgido no Brasil fortemente apadrinhado por interesses econômicos e o aval de grandes empresas multinacionais de consultoria, naquela época, houve uma acentuada demanda por conhecimento e informações, visando a implantação do ABC, notadamente, por empresas de grandes portes. http://www.blogcontabil.com.br/2010.
 A principal característica dessa metodologia de apropriação de custos propõe que estes sejam apropriados por: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	b. 
Rateio de Atividades; 
	Resposta Correta: 
	e. 
Atividades, com o uso de direcionadores; 
	
	
	
  
Pergunta 7 
1 em 1 pontos 
	  
	  
	  
	Instituto de pesquisas IEMI atesta o ritmo de queda do setor moveleiro
A produção nacional de móveis recuou 18,7% em fevereiro, chegando a 32,8 milhões de peças, segundo a última pesquisa do Instituto de Estudos e Marketing Industrial – IEMI. No ano, comparado a janeiro e fevereiro de 2012, a produção chegou a acumular alta de 5,2%. Entretanto, a produção moveleira do Rio Grande do Sul seguiu o ritmo da queda nacional e recuou 12,5% no mês, com 5,8 milhões de peças produzidas, 18% da produção nacional. http://www.movergs.com.br/noticias/producao-brasileira-de-moveis-recua-em-fevereiro-e-afeta-mercado-no-rs
Para uma indústria moveleira, podem ser classificados como custos de produção, entre outros, os seguintes custos: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a. 
Mão-de-obra direta; matéria prima; 
	Resposta Correta: 
	a. 
Mão-de-obra direta; matéria prima; 
	Feedback da resposta: 
	A resposta correta é "Mão-de-obra direta; matéria prima". Os dois elementos são custos típicos de uma indústria. 
	
	
	
  
Pergunta 8 
1 em 1 pontos 
	  
	  
	  
	  
Fraldas, polímeros e matéria-prima para remédios são feitos no polo. Egi Santana 
  
     Tudo começa com pequenas bolas brancas chamadas de polímeros. Minúsculas e leves, elas vêm da China. No polo de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, elas servem de matéria-prima para muitos produtos, desde fios de nylon, tecidos, até fraldas descartáveis. Em uma das fábricas, mantida por uma multinacional turca, os polímeros passam por máquinas especiais para ganhar formas de fios de nylon. “Primeiro pegamos o chip de poliéster, na segunda etapa fazemos os fios, o retorcimento, a tecelagem que transforma em lona e a etapa final, em que o fio fica compatível com a borracha do pneu”, explica João Teixeira, diretor da Kordsa. http://g1.globo.com/bahia/bahia-industrial/noticia/2013/11/fraldas-polimeros-e-materia-prima-para-remedios-sao-feitos-no-polo.htmlNo Planejamento Orçamentário da empresa Kordsa, multinacional turca que opera no Polo Industrial de Camaçari, o valor a ser gasto em polímetros deverá constar no: 
  
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
 Orçamento de produção / matéria prima 
	Resposta Correta: 
	
 Orçamento de produção / matéria prima 
	Feedback da resposta: 
	 Justificativa: A resposta correta é "Orçamento de produção / matéria prima", já que os polímetros constitui-se na matéria prima básica para a produção do fio 
	
	
	
  
Pergunta 9 
0 em 1 pontos 
	  
	  
	  
	Brasil Econômico: Indústria de alimentos vê pouco espaço para altas. Pressão sobre os custos de produção terá que ser absorvida pelas empresas. Mas nem todos os segmentos serão afetados de forma homogênea ao longo deste ano. Beneficiada por aumento da produção de leite, indústria de laticínios deverá trabalhar com custos e preços estáveis. O impacto do aumento das commodities agrícolas e de outros insumos nos custos das indústrias de alimentos vai variar muito de segmento para segmento neste ano. Mas, de modo geral, poucas enxergam espaço para repassar a alta ao consumidor final, tanto por causa da concorrência internacional quanto pela possibilidade de perda de mais baratos — apesar de algumas redes de supermercado já apontarem alta de até 8% nos preços das commodities no início deste ano. http://www.ipea.gov.br.
O texto acima destaca alguns fatores que influenciam os custos da uma indústria de laticínios. Com relação à classificação dos gastos como custos ou despesas, no caso de uma fábrica de produtos alimentícios, pode-se afirmar que: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	b. 
Consumo de energia elétrica da fábrica é uma despesa; 
	Resposta Correta: 
	a. 
Compra de impressos e material de escritório é uma despesa; 
	
	
	
  
Pergunta 10 
0 em 1 pontos 
	  
	  
	  
	 Encontro debate "gargalos" em Mato Grosso.  Cuiabá recebe hoje (5) e amanhã (6), o 1º Fórum de Discussões da Suinocultura do Centro-Oeste. Com o objetivo de debater questões primordiais para o setor como política sanitária, meio ambiente, logística e mercado, o evento reunirá produtores da suinocultura de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Os painéis ajudarão a levantar as demandas dos suinocultores da região, bem como possíveis soluções para os gargalos de sua produção. http://cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=326142&codDep=6 
  
  
Os gargalos de produção estão diretamente relacionados a uma teoria de gestão de custos que se tornou popular nas últimas décadas e que foi difundida por meio do livro A Meta. Assinale a alternativa que descreve a definição de "gargalo" para fins de gestão de custos e qual a teoria correspondente: 
  
  
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
 Gargalo, de acordo com a Teoria Geral de Custos – TGC, representa as restrições que impedem a produção contínua ou o crescimento da organização 
	Resposta Correta: 
	
Gargalo, de acordo com a Teoria das Restrições – TOC, representa as restrições que impedem a produção contínua ou o crescimento da organização  
	Feedback da resposta: 
	 Justificativa: A resposta correta é: "Gargalo, de acordo com a Teoria das Restrições – TOC, representa as restrições que impedem a produção contínua ou o crescimento da organização".

Continue navegando