Buscar

DISSERTAÇÃO DE DIREITO DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Empregado – Conforme Art. 3° CLT toda pessoa física que prestar serviço de natureza não eventual ao empregador, sob a dependência deste e mediante salário
Algumas dessas características
Pessoalidade: o empregado deve prestar pessoalmente os serviços, pois o contrato de trabalho é ajustado em função de uma determinada pessoa. Não havendo pessoalidade, descaracteriza-se a relação de emprego.
Subordinação jurídica: o empregado deve subordinar-se às ordens lícitas de seu empregador. Tem dependência econômica material e salarial em relação ao empregador.
Onerosidade: não há gratuidade, pois se havendo, não configura relação de emprego entre outros...
Empregador – Apresentado no Art. 2° CLT empregador é a empresa individual ou coletiva, que assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal do serviço.
Doméstico -  O empregado doméstico tem como perfil prestar serviço de forma contínua subordinada, onerosa e pessoal de finalidade não lucrativa a pessoa ou a família no âmbito residencial deste conforme elencados na LC 150/2015 e anteriormente na CLT e CF.
Por fim alguns dos seus direitos como:
1 – Registro da CTPS
2 – Salário
3 – Seguro de acidente de trabalho
4 – Vale transporte
5 – Férias
Etc...
Disserte acerca do contrato de trabalho (conceito, características)
Dada pela CLT, no art. 442, é um acordo que pode ser feito de forma verbal ou tácito, escrito ou expresso e que trata das relações de emprego, entre empregado e empregador.
Tácito ou Verbal - É o tipo de acordo feito com base na confiança entre empregado e empregador e não há um documento para comprová-lo;
Escrito ou Expresso - É o acordo representado pelo contrato de trabalho que deverá conter todas as obrigações e deveres de empregado e empregador. As cláusulas do contrato não devem ser contrárias à Constituição, a CLT ou às regras coletivas.
Por sua vez possui algumas características
bilateral: pois envolve obrigações tanto do Empregador quanto do empregado, tendo reciprocidade no conjunto de prestações.
consensual: Pois depende da manifestação de vontade (expressa ou tácita), não exigindo formalidade ou solenidade para manifestação da vontade. Livre consentimento entre Empregador e empregado.
oneroso: Pela prestação do empregado, corresponde uma remuneração paga pelo Empregador.
informal: Não requer forma, podendo ser verbal ou até mesmo tácito etc... 
O contrato de experiência 
É uma modalidade do contrato por prazo determinado, cuja finalidade é a de verificar se o empregado tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado.
Da mesma forma, o empregado, na vigência do referido contrato, verificará se adapta à estrutura hierárquica dos empregadores, bem como às condições de trabalho a que está subordinado.
 
Princípio da proteção
Visa a importância de proteger uma das partes essa no caso seria o empregado, por seres a parte mais frágil da relação de empregado e empregador. No entanto se dispõe de três princípios 
Indúbio pró operário: Na dúvida da interpretação da norma, que seja favorável ao operário
Da aplicação da norma mais favorável: ao se deparar com duas ou mais normas que rege as mesmas normas aplica-se a mais favorável
Da condição mais benéfica
Da condição mais benéfica
Este subprincípio versa sobre direitos mais vantajosos adquiridos pelos empregados, isto quer dizer que existe se existe um contrato entre empregador e empregado que informa que o empregado tem certo benefícios e surgem normas supervenientes que tratam deste assunto, mas, reduzem os direitos adquiridos por este empregado em face ao seu contrato assinado anteriormente ele não irá sofrer a menos que o mesmo concorde
Princípio da irrenunciabilidade dos direitos
Os direitos do trabalhador são irrenunciáveis, ou seja, ele não poderá abrir mãos dos mesmos, pois são de acordos e leis trabalhistas e caso isso ocorra essa renuncia é validada como nula
Primazia da realidade
A primazia da realidade é um princípio do direito, especialmente importante no direito trabalhista. Ele trata da valorização dos fatos concreto de forma superior aos fatos formalmente estabelecidos. Trata-se de uma forma da proteção das pessoas sobre eventuais abusos baseados em aspectos formais. Exemplo disso ao dia a dia trabalhista, é a anotação incorreta dos cartões de ponto, em que o empregado é “obrigado” a marcar seu ponto no horário contratado, mas continua na empresa fazendo hora extra sem ser remunerado
Intangibilidade salarial
Os proventos salariais são de cunho alimentício, que servem como sustento de sua família, entretanto há certa flexibilização quanto a este princípio, pois mediante ato coletivo pode ser reduzido à carga horaria de trabalho e consequentemente o seu salário, mas, isto só ocorrerá em situação econômica frágil da empresa a qual os mesmos pertencem e é uma exceção à regra.

Continue navegando