Buscar

FICHAMENTO PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CAMPUS III
CURSO: DE PEDAGOGIA/ III PERÍODO 
COMPONENTE CURRICULAR:
DOCENTE: JORGETE
DISCENTE: Paloma De Oliveira Silva
FICHAMENTO: A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE HOWARD GARDNER
FERREIRA, Berta Weil. A teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Em Psicologia e educação: fundamentos e reflexões. Porto Alegre. EDIPUCRS, 2004.
. “Questionando os testes de inteligência (em voga há 40 anos) Gardner.” (pag. 89)
. “... Piaget não fala na criatividade, que é valorizada nas artes...” (pag.90)
 
 [...] Assim, a pesquisa atual na filosofia está preocupada em entender a linguagem da matemática, das artes [...] Os psicólogos também [...] (pag.91)
“A psicologia cognitiva, do “processamento de informações! É uma das tendências atuais a dominar os estudiosos da mente. Esta teoria compara os processos mentais com o funcionamento do computador.” (pag.90)
 
[...] Esta teoria leva a uma única solução ou a um pequeno conjunto de soluções e não atende aos problemas com uma variedade indefinida de soluções, quanto mais, à geração de novos problemas. [...] (pag.90)
[...] O mito, a linguagem, a arte, a ciência tiveram origem na capacidade simbólica humana. [...] (pag.91)
“O homem contemporâneo usa a linguagem como uma ferramenta: para comunicar seus achados científicos e para expressar seus sentimentos e experiências.” (pag.92)
 
“. Mesmo se considerarmos estas ligações superficiais da música com outras competências intelectuais, “as operações centrais da música não apresentam conexões íntimas com as operações centrais de outras áreas” (pag.98) por isso Gardner considera a música uma inteligência autônoma. “( pag.94)
“. Segundo Piaget, todo conhecimento começa com nossas ações sobre o mundo. Para ele, o estudo do pensamento deve começar com o bebê com os objetos que o rodeiam: chupetas, móbiles, chocalhos. [...]Liga a sua experiência momento a momento com os objetos, quando desaparecem de sua vista e não estão mais presentes na sua consciência. (pag.95)
“Ela age fisicamente sobre o mundo material, engajada em operações numéricas, que são formas elementares de inteligência logico-matemática – baseada no manuseio de objetos.” (pag.95) 
“Em conclusão, cada inteligência possui sua próprios maneira de ordenação e está maneira reflete os próprios princípios e os próprios meios. “ (pag.97)
[...] A inteligência espacial está ligada no mundo concreto, ao mundo dos objetos e a sua localização no mundo. [...] (pag.100)
“Mas o corpo não é só um meio de expressão, ele é o recipiente da noção do eu, que se modifica ao longo da vida também irá influir nos pensamentos e no comportamento do homem.” (pag.102)
“A linguagem e a música, que não são orientadas pelo mundo físico, “refletem os sistemas auditivos e orais”. As formas pessoais da inteligência mostram “feições universais de qualquer senso de pessoa ou eu, mas também nuanças culturais refletindo uma multidão de fatores históricos e individualizantes.” (Gardner.apub.Beta.213)

Continue navegando

Outros materiais