Buscar

Estudo Dirigido 3 Imunologia Clínica

Prévia do material em texto

Faculdade Maurício de Nassau Curso de FARMÁCIA Disciplina Imunologia Clínica 
Estudo Dirigido 
Atenção: o estudo dirigido visa auxiliar o aprendizado. Dúvidas? Consulte o material da disciplina, a bibliografia recomendada ou o professor da disciplina 
- Responda detalhadamente as questões abaixo: 
1) Qual o princípio do radioimunoensaio? 
A quantidade de reagente marcado (antígeno ou anticorpo) quantifica o antígeno ou anticorpo não-marcado na amostra.
2) Como funciona a técnica de radioimunoensaio? 
3) Qual o princípio do ELISA? 
O teste de ELISA baseia-se em reações antígeno-anticorpo detectáveis por meio de reações enzimáticas (teste imunoenzimático). A enzima mais comumente usada nesta prova á a peroxidase, responsável por catalisar a reação de desdobramento da água oxigenada (H2O2) em H2O mais O2.
4) Quais os tipos de ELISA? 
ELISA direto, ELISA indireto, ELISA sanduiche e ELISA de competição.
5) Cite aplicações do ELISA. 
Vários testes de bioquímica, imunologia, hormônios e microbiologia que podem ser realizados pelo método de ELISA, como por exemplo HIV, HBsAg (hepatite B), PSA, ferritina, etc.
6) Qual a importância dos controles e da curva-padrão nos ensaios de ELISA? 
Em geral, faz-se uma CURVA PADRÃO, preenchendo 8 “poços” de uma fileira com concentrações crescentes e conhecidas de antígeno. A curva serve como padrão de comparação para deduzir as quantidades de antígenos nas soluções-testes. O gráfico é fornecido por um programa próprio para a leitura de ELISA.
Um outro controle feito é o TESTE BRANCO, que consiste na adição somente do tampão com o objetivo de avaliar se houve contaminação durante o experimento.
O teste deve ser feito em DUPLICATA ou TRIPLICATA, servindo de controle para os erros de manuseio. A média dos resultados deve ser avaliada e se houver diferença significativa, o experimento deve ser repetido.
7) Descreva a fisiopatologia da Hepatite A e E e os marcadores sorológicos para diagnóstico. 
Hepatite A
Características clínicas: - período de incubação 3-5 semanas 
- Mais leve do que Hep B - infecções assintomáticas comuns, especialmente em crianças - adultos (em particular gestantes) doença severa - convalescença pode ser prolongada - não há casos crônicos Complicações: -Hepatite fulminante = rara (0.1% dos casos) 
Transmissão: - Via fecal-oral (contato, fômites) - Alimentos manipulados - Contaminação de águas - Frutos do mar em águas poluídas - Sistema de esgotos deficientes 
Hepatite E 
- Transmitida por via fecal-oral Características clínicas: - P.I. 30-40 dias - Aguda, auto-limitante - Sem portadores - Geralmente em adultos 15-40 anos Complicações: Hepatite fulminante em gestantes: mortalidade até 40%
Patogenia: 
- Similar à Hep A. - replicação inicial no intestino, seguida de replicação no fígado. - Viremia passageira. - Grande quantidade de vírus necessária para estabelecer a infecção.
Marcadores sorológicos: Anti-HEV IgM, Anti-HEV IGg
8) Quais os tipos de hepatites virais? Cite os modos de transmissão de cada uma. 
9) Quais os marcadores sorológicos da Hepatite B? Qual o significado clínico de cada um? Se possível, represente graficamente a história natural da doença e os marcadores. 
10) Quais os marcadores presentes na Hepatite B crônica? 
HbsAg: quando persiste por mais de 6 meses é o que define a infecção crônica. 
Anti-HBc IgG: indica que o indivíduo foi infectado e já se passou a infecção aguda, pois o igM está negativo e só o IgG permaneceu positivo.
HBe Ag : poderá estar presente, nos indivíduos com elevada replicação viral, ou poderá ser negativo.
AntiHBe Ag: poderá ser negativo ou positivo.
10) Qual o método considerado padrão-ouro para diagnóstico da Hepatite C aguda? Justifique. 
O padrão ouro para o diagnóstico de infecção pelo VHC é a determinação do RNA do VHC através da PCR. Porque na fase aguda da hepatite C existe uma alta concentração HCV-RNA
11) Quais os marcadores sorológicos para avaliar a interação entre o HDV e HBV	 HbsAg, Anti-HBc IgM, HDVAg, Anti-delta IgM e Anti-delta IgG

Continue navegando