Buscar

MICORECONOMIA PROVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MICORECONOMIA PROVA 1 
1-Há uma explicação em relação a um tipo de bem que é um paradoxo à Lei Geral da Demanda. Melhor dizendo, sua curva de demanda acaba sendo positivamente inclinada, ou seja, há uma relação direta e não inversa entre a quantidade demandada e o preço desse bem. Estamos nos referindo ao bem: R=de Giffen.
2-A lei da demanda determina que a curva de demanda é: R=negativamente inclinada, indicando que a quantidade varia de maneira inversa ao preço do produto.
3-Um produto X possui elasticidade-preço da demanda, em termos absolutos, igual a 0,5. Sua demanda tem como característica ser: R=inelástica.
4-A lei da oferta determina que a curva de oferta é: R=elevação do preço desse bem ocasiona uma redução de sua quantidade demandada em proporção menor que a elevação do seu preço.
5-Uma curva de demanda perfeitamente elástica (ou totalmente horizontal) por um produto em um dado mercado indica que a elasticidade é/vai:R=ao infinito.
6-A elasticidade-preço da demanda de um bem é igual, em módulo, a 0,7. Essa informação permite concluir que uma:R=elevação do preço desse bem ocasiona uma redução de sua quantidade demandada em proporção menor que a elevação do seu preço.
7-Dada uma curva de utilidade total a curto prazo, quando ela apresenta o cenário no qual a satisfação do consumidor está crescendo em proporções cada vez menores, a utilidade marginal está:R=diminuindo com resultado positivo
8-A elasticidade-preço da demanda de um bem é igual, em módulo, a 0,7. Essa informação permite concluir que uma: R=elevação do preço deste bem ocasiona uma redução de sua quantidade demandada em proporção menor que a elevação do seu preço
9-Suponha hipoteticamente a função demanda Qx = 45 ¿ 2,0Px + 0,8Py + 20R, sendo: Qx = quantidade do bem X; Px = preço do bem X; Py = preço do bem Y; R = renda disponível do consumidor. Dada a apresentação dessa função, pergunta-se: a)	X e Y são bens substitutos ou complementares, coeteris paribus? Justifique. b)	O bem X é um bem de normal ou inferior, coeteris paribus? Justifique. c)	O bem X é um bem de Giffen? Justifique.R=a)	Os bens X e Y são substitutos, pois o sinal do coeficiente do Py é positivo (+0,8), demonstrando uma relação direta entre Qx e Py; assim se Py↑, Qx↑; ou se Py↓, Qx↓. b)	X é um bem de consumo normal, porque o sinal do coeficiente de R é positivo (+20), evidenciando uma relação direta entre Qx e R; assim se R↑, Qx↑; ou se R↓, Qx↓. c)	X não é um bem de Giffen porque o sinal do coeficiente de Px é negativo (-2,0), provando que se Px↑, Qx↓, ou se Px↓, Qx↑.
10-Quais as diferenças existentes entre os conceitos de variações da demanda e variações na quantidade demandada;R=As variações da demanda dizem respeito ao deslocamento da curva de demanda, em virtude das alterações que existem do preço do produto complementar, do preço do produto substituto, da renda do consumidor ou dos gostos (e preferências) do consumidor, mantendo-se o preço do próprio bem ou do serviço constante. Já a variação na quantidade demandada refere-se ao movimento que acontece ao longo da própria curva de demanda, em função da alteração do próprio preço do bem ou do serviço, mantendo as demais variáveis constantes.
11-Assinale a alternativa correta no que se refere às definições de bens pelo seu uso (ou utilização)R=Bens de uso final são os bens que já sofreram transformações necessárias para seu uso ou consumo.
12-A demanda de mercado é o total do produto que os consumidores desejam consumir. A partir dessa definição, sabemos que, com o preço, a quantidade demanda desses agentes é:R=inversa, demonstrando que a curva de demanda tem inclinação negativa.
13-Sabendo-se que a receita total (RT) é obtida pela multiplicação entre o preço e a quantidade do produto Y, ou seja, RT = Py · Qy, e o produto tem demanda inelástica, se o vendedor aumentar o preço do produto, sua receita total irá;R=aumentar, porque a Δ% Qy < Δ% Py
14-Leia atentamente as informações abaixo e assinale a alternativa correta.
I - A escala de demanda indica quanto o consumidor tende a adquirir, dadas as várias alternativas de preços de um produto (bem ou serviço). 
II - A demanda de mercado, por uma mercadoria qualquer, é igual ao somatório das demandas individuais por essa mercadoria. 
III - Variação da oferta é o movimento ao longo da própria curva de oferta, em virtude da variação do preço da própria mercadoria. 
IV - Dada uma curva de oferta de uma mercadoria, um deslocamento para direita dessa curva enuncia queda da oferta do produto. R=I e II são verdadeiras e III e IV são falsas
15-Diz respeito à disposição de pagar do consumidor, pois tem um valor maior do que o preço de mercado. Tal definição refere-se ao conceito de:R=excedente do consumidor.

Outros materiais