Buscar

ativ EP PROT 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Engenharia de Produção
Disciplina: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD
Professora: Maria Dolores Bortolança
Atividade referente às aulas 3 e 4 Enviar no Portfólio 4
01. Analise as alternativas sobre os conceitos modernos e tecnologias utilizadas para educação: (0,5)
I - Modelos de Educação Totalmente Via Web: em geral combina a internet com o material impresso e vídeos que ficam no ambiente virtual de aprendizagem, ou são enviados em DVD para os alunos, há cursos que combinam material impresso, CD/DVD e Internet.
II- A educação a distância EAD é apropriada para todos os públicos, todo as idades, ou seja, é apropriada para ser utilizada na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, no ensino superior, na pós-graduação e na educação continuada (educação em serviço, por exemplo).
III- Modelos de Educação a Distância Via satélite: são utilizadas três mídias ou três formas de comunicação do professor com o aluno: material impresso, aulas interativas ao vivo (via satélite) e internet (atividades desenvolvidas no ambiente virtual).
Sobre as alternativas acima, é CORRETO afirmar: 
a) ( ) As alternativas I e II estão corretas
b) ( ) As alternativas I e III estão corretas
c) ( ) Apenas a alternativa I está correta
d) ( ) Apenas a alternativa III está correta
e) ( X ) Todas alternativas estão corretas.
02. Explique a seguinte citação de Moran (2003): [...] com a educação on-line os papéis do professor se multiplicam, diferenciam e complementam, exigindo uma grande capacidade de adaptação, de criatividade diante de novas situações, propostas, atividades. O professor que até pouco tempo atuava somente em salas de aula presenciais, na qual “expunha conteúdos”, no contexto atual passa a se deparar com a possibilidade de transcender as “informações fechadas” em blocos, para caminhar livremente em um ambiente próprio para que professor e aluno revejam a posição de emissor-receptor informacional [...] (mínimo 5 linhas) (1,0)
Precisamos reinventar a forma de ensinar e aprender, presencial e virtualmente, diante de tantas mudanças na sociedade e no mundo do trabalho. Os modelos tradicionais são cada vez mais inadequados. Educar com novas tecnologias é um desafio que até agora não foi enfrentado com profundidade. Temos feito apenas adaptações, pequenas mudanças. Agora, na escola e no trabalho, podemos aprender continuamente, de forma flexível, reunidos numa sala ou distantes geograficamente, mas conectados através de redes.
Quando alunos e professores estão conectados, surgem novas oportunidades de interação, antes simplesmente impensáveis. O que vale a pena fazer quando estamos em sala de aula e quando estamos só conectados? Como combinar, integrar, gerenciar a interação presencial e a virtual? Como "dar aula" quando os alunos estão distantes geograficamente e podem estar conectados virtualmente?.
03. Após a leitura das aulas 3 e 4 responda: o ensino a distância é capaz de propiciar uma educação de qualidade da mesma forma que o sistema presencial? Justifique sua resposta. (1,0).
SIM; Hoje temos questões pedagógicas novas que o avanço das tecnologias de comunicação nos colocam na educação presencial e a distância e sobre as quais ainda precisamos de avaliação mais cuidadosa. Existe hoje no Brasil uma grande variedade de cursos on-line: cursos para poucos e para muitos alunos, cursos com pouca interação e com muita interação, cursos centrados no professor e cursos centrados nos alunos; cursos unitecnológicos e outros com múltiplas tecnologias. Muitos desses cursos simplificam o processo pedagógico, se preocupam pouco com a construção do conhecimento, são massificadores, só visam o lucro fácil. É difícil definir uma metodologia adequada para cada tipo de curso que utiliza a Internet ou tecnologias interconectadas. É relativamente fácil aprender a gerenciar cursos on-line que reproduzem as condições da sala de aula convencional, 	
Bom Trabalho!

Outros materiais