Buscar

fisio Veg

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2) - As citocininas agem regulando o Ca+2 (Ca+2 citoplasmático, e Ca-calmodulina – ativador enzimático) e fazendo parte do RNAm (regula síntese proteica, influência a ligação RNAt ao RNAm, e impede síntese de enz. de lise). 
4) - Dormência é um recurso utilizado pelas plantas para germinarem na época apropriada ao seu desenvolvimento. Ocorre pela não absorção de água pela semente, por restrição mecânica, retenção de inibidores e produção de inibidores. A quebra da dormência pode ser por: 
- Escarificação química; 
- Escarificação física;
- Choque de temperatura; 
- Lixiviação; 
- Resfriamento; 
- Água quente; 
- Fogo.
5) - Viviparidade é a ocorrência de germinação das sementes ainda na planta mãe. 
6) - Após a entrada de água ocorre elevação da taxa respiratória, em seguida acontece a ativação e síntese enzimática promovidas pelas citocininas e giberilinas (e que pode ser inibida pelo ABA). Ocorre então a digestão de reservas e posterior mobilização e transporte de reservas, assimilação dos nutrientes, e início da mitose no embrião e início da formação dos tecidos vegetais. 
7) - A germinação pode ser Epígea (cotilédones se elevam acima do solo) ou Hipógea (cotilédones permanecem no solo). 
8) - O crescimento da planta é estimulado predominantemente pela Auxina, Citocinina e Giberilina. A auxina estimula o crescimento da planta principalmente pelo alongamento celular e, em menor escala, pela divisão celular. A Giberilina e a Citocinina, por sua vez, estimulam o crescimento do vegetal exclusivamente por mitose. As diferentes partes da planta respondem a distintas concentrações de Auxina. O crescimento das raízes é estimulado por menores concentrações de Auxina (altas concentrações inibem o crescimento). Em reação ao caule, maiores concetrações de auxina estimulam o seu crescimento. 
9) - O amadurecimento dos frutos é estimulado pelo Etileno, produzido por folhas, frutos e flores em processo de envelhecimento. O Etileno ativa genes do amadurecimento, ocorre degradação de parede celular, síntese de pigmentos (mudanças na coloração), produção de compostos fenólicos (gosto, aroma), e degradação de taninos. Os frutos podem ser: 
- Climatéricos: Maçã, abacate, banana, mamão, melão, pêssego, tomate. 
- Não climatéricos: Cereja, uva, abacaxi, morango, melancia.

Outros materiais