Buscar

Ponto nº 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ponto nº 5 – Representação
1 – Introdução
Art. 115/120, C.C.
2 – Conceito
	Representação é o poder exercido por uma certa pessoa, que pratica um determinado ato ou negócio jurídico, constituindo, conservando, modificando ou extinguindo direitos e obrigações, em nome de outra, seja em virtude da lei, seja em função de mandato.	
3 – Natureza jurídica
	É um poder (Caio Mário da Silva Pereira)
4 – Espécies 
	4.1 Representação legal
		É aquela que decorre da lei, a qual confere poderes a uma pessoa para agir em nome de outrem.
		Ex: Os pais, os tutores e os cuidadores são representantes legais, respectivamente de seus filhos, pupilos o curatelados
		Dentro da representação legal temos a representação judicial, a qual pe aquela resutante de nomeação pelo juiz e pela qual uma pessoa fica incubida do exercício de certo cargo no foro ou no processo, como inventariante, o síndico da massa falida e o curdor da herança jacente.
	4.2 Representação convencional 
		É aquela resultante de acordo de vontades, onde uma pessoa, denominada representante, munida de mandato expresso ou tácito, escrito ou verbal, outorgado por outrem, denominado de representado, pratica atos ou negócios jurídicos em nome deste.
		Ex: Procurador “ad judita et extra”
5 – Representante diferente de Núncio
	Núncio é o porta-voz, o emissário, o mensageiro, é o encarregado de levar a seu destinatário a vontade de concluir um negócio jurídico. 
Não é representante, pois sua tarefa pode consistir na entrega de um documento contendo a declaração de vontade do interessado ou na reprodução de viva-voz da declaração de vontade do interessado.
Inexiste responsabilidade do núncio pelo conteudo da declaração de vontade transmitida por escrito ou verbalmente, mas responderá por perdas e danos, se agir com dolo ou culpa em sentido estrito.
6 – Representante diferente de preposto
	Preposto é a pessoa que, em virtude da relação de emprego, atua junto ao seu empregador, dstituído assim, de vontade própria.
	Não há responsabilidade do preposto pelo conteúdo da declaração de vontade do empregador, todavia ele responderá por perdas e danos se agir com solo ou culpa em sentido estrito.
7 – Representação direta e representação indireta
	Representação direta é aquela em que o representante age com a sua vontade, em nome do representado, procurando realizar o ato ou negócio jurídico, pretendido por este.
	Ex: “A”, pretendendo locar uma casa junto a “C”, nomeia “B” seu representante, outorgando poderes para tanto “B” em nome de “A”, firmar contrato de locação com “C”. A relação jurídica se estabelece entre “A” e “C”.
	Representação indireta é aquela em que o representante, em nome próprio, auscita, em primeiro lugar, efeitos jurídicos para si mesmo, para, então, num momento seguinte, transferilos ao representado.
	Ex: “A”, pretendendo comprar um terreno de “C”, combina com “B”, para que este, indiretamente, o represente junto a “C”. A relação jurídica se estabelece entre “B” e “C”. Em seguida “B” promove a transmissão da propriedade do terreno para “A”. A relação jurídica se estabelece entre “B” e “A”.

Continue navegando