Buscar

Anjos do sol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anjos do sol
O filme dirigido por Rudi Lagermann relata a história de uma menina, Maria de 12 anos (Fernanda Carvalho) que reside no interior da Bahia com sua família em situação de pobreza. A menina por ser a que melhor se encontrava em estado de saúde foi vendida pelo seu pai com a promessa de ir para uma família que iria cuidar dela, para um homem que era aproveitador de menores ,Tadeu (Francisco Dias). Este para ganhar dinheiro a vende para Nazaré (Vera Holtz) que é uma cafetina que oferece várias meninas menores de idade para leilão. Nazaré prepara as meninas para o leilão e nele o fazendeiro Lourenço (Otávio Augusto) arremata Maria para dar de presente de quinze anos a seu filho objetivando que o menino perca a virgindade com ela. A cafetina então decide dar um valor ao fazendeiro para que ele leve outra menina também essa por sua vez denominada Inês (Bianca Comparato). O fazendeiro as leva para uma casa onde já estava preparada para esperar as meninas, oferece bebidas, mas Maria se recusa a tomar. Então ele leva seu filho, mas chegando lá Maria se recusa a manter relações com o adolescente, o fazendeiro o insulta e decide abusar e agredir a menina diante dele e oferecer Inês ao seu Capanga.
O fazendeiro já irritado então decide enviar as meninas para um bordel no Amazonas, o dono do local, seu Saraiva (Antônio callado) decide comunicar a todos os homens do povoado que tem duas meninas novinhas para sacia-los a noite mas antes disso ele resolve abusar de Maria. Após acontecerem vários abusos em muitas noites Inês convida Maria para fugir e com a ajuda de Celeste ( Mary Sheyla) que também trabalha no local as duas fogem em direção a mata mas a fuga não da certo pois Saraiva e seus capangas conseguem pega-las então ele decide como castigo matar Inês em frente as meninas, ele a amarra em seu jipe e a arrasta até a morte. Após alguns dias Maria já cansada de tanto ser abusada decide fugir novamente e pede outra vez ajuda a celeste que lê fornece o número de uma amiga a cafetina Vera (Darlene Glória) no Rio de Janeiro que pode ajudar Maria, a menina então consegue fugir e encontra um caminhoneiro que passava pela estrada e o mesmo da carona a menina, Maria consegue chegar no Rio e encontra a amiga de Celeste, uma cafetina que arruma documentos falsos para Maria parecer com mais idade, mas para seu azar Vera também aliciava meninas , Maria então fugiu novamente pedindo carona, a história termina com Maria pegando carona em um caminhão em troca de sexo.
O filme relata situação de abuso sexual, tráfico infantil, pobreza, corrupção, prostituição, falta de valores familiares entre outros.
A promessa de uma vida promissora que na verdade não passa de um engodo, está caracterizado neste cenário cinematográfico; o trafico infantil e a exploração sexual aliados a falta de recurso e o conhecimento intelectual proporcionam fatos desta natureza aqui elencados com muita propriedade.
Outrossim, verifica-se que no Brasil bem como em outros países a falta de politicas sociais ainda é deficitário, o descaso dos pais em algumas famílias acabam remetendo seus filhos a uma situação de desespero pela falta de condições econômica, pelo abuso sexual bem como a ausência de equilíbrio emocional no leito familiar destas pessoas, que na maioria das fezes é nulo devido ao álcool e as drogas que estão inseridos neste meio. O estupro e a exploração sexual estão elencadas no ECA , visando proteger a criança e o adolescente de tais praticas, este estatuto combinado com o Código Penal Brasileiro estabelecem punição ao abuso a menores.
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) cerca de 100 mil meninas são vítimas de abuso sexual no país. Já a ONU calcula que tráfico de seres humanos para a exploração sexual movimenta cerca de 9 bilhões de dólares no mundo, só perde para o mercado ilegal de drogas e armas.
Acreditamos que é preciso um conjunto de mudanças no Código Penal, no Estatuto da Criança e do adolescente (ECA), na lei de crimes hediondos objetivando o aumento da gravidade do crime dando proteção ás vítimas. Também se faz necessário medidas educacionais e mudanças culturais que alterem o comportamento da população em relação ao tratamento do adulto em relação à criança e o adolçescente.

Continue navegando