Buscar

Relatório de Química Geral - Preparo de Soluções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
QUÍMICA GERAL
	CURSO
	Engenharia 
	TURMA
	
	DATA
	04/05/2017
	Aluno/
Grupo
	 
	TÍTULO
	Preparo de soluções. 
	OBJETIVOS
	Compreender e realizar cálculos de concentração soluções; 
Preparar 100 mL de solução de hidróxido de sódio com concentração definida (0,25 M).
	
	
	INTRODUÇÃO
	
Soluções é uma mistura homogênea formada por um solvente (material que dissolverá outro) e um soluto (material que será dissolvido), sendo o solvente o componente em maior quantidade. Devido à sua capacidade de dissolver uma grande quantidade de substâncias, a água é denominada de solvente universal.
Características das soluções:
Homogêneas: a principal característica das soluções é serem homogêneas, pois isso significa que o soluto está dissolvido de modo uniforme por toda a sua extensão. Isso é importante porque mostra que as soluções possuem propriedades iguais em todos os seus pontos. 
As partículas do soluto são menores que 1nm: isso significa que nem mesmo com um ultramicroscópio a mistura deixa de ser homogênea. Isso é importante porque existem casos de misturas que parecem ser soluções a olho nu, mas que na verdade são misturas heterogêneas quando olhamos no microscópio.
Seus componentes não podem ser separados por métodos físicos, apenas químicos: isso é resultado do tamanho de suas partículas dispersas, que não podem ser retidas por um filtro e também não se sedimentam sob a ação de uma ultracentrífuga.
Existem soluções nos três estados físicos, sendo a mais usada no laboratório, a de um sólido dissolvido num líquido. Na figura 1 pode se ver alguns exemplos.
Figura 1. Exemplos de soluções químicas nos três estados físicos.
A preparação dessas soluções está diretamente relacionada com uma propriedade física da matéria denominada de solubilidade, que é a capacidade que um determinado solvente apresenta de dissolver certa quantidade de soluto. Essa capacidade sempre está relacionada com dois fatores:
Quantidade de solvente: à medida que adicionarmos uma quantidade maior de solvente à solução e o soluto for dissolvido, poderemos também acrescentar uma quantidade maior de soluto.
Temperatura: a temperatura é o único fator capaz de modificar a solubilidade de um soluto em um determinado solvente sem que a quantidade deste seja alterada. Por exemplo, se o soluto for um gás, sempre haverá uma maior quantidade dissolvida quando a temperatura do solvente for menor, ou seja, quanto mais frio, mais dissolvido será o gás.
Lembrando que dissolver é diferente de diluir. A diluição é quando se acrescenta solvente à solução. A quantidade de soluto permanece constante. Já a dissolução é o ato de misturar um soluto em um solvente.
Chamamos de concentração das soluções a medida da quantidade de soluto que está presente em uma determinada quantidade de solvente. Existem vários tipos de concentração, entre as mais comuns, temos:
Concentração comum (C): . A unidade utilizada é g.L-1.
Molaridade (M): . A unidade utilizada é moL.L-1 ou M.
Concentração percentual:
 - Percentual em massa .
 - Percentual em volume .
 - Percentual em massa por volume 
	REAGENTES, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
	
Balão volumétrico (100 mL);
Béquer (250 mL);
Bastão de vidro;
Funil de haste longa;
Pipeta de Pasteur;
Água destilada;
Espátula de aço;
Balança analítica;
Hidróxido de sódio;
	PROCEDIMENTOS
	
Primeiramente calculou-se a massa do soluto. Em seguida, colocou-se com a espátula a quantidade aproximada achada de hidróxido de sódio em um béquer (1). Foi recalculada a molaridade do soluto em função da massa obtida na balança analítica.
Dissolveu-se o soluto em água destilada, com o auxílio do bastão de vidro, em aproximadamente metade do volume da solução a ser preparada (2).
Transferiu-se a mistura para o balão volumétrico, com o auxílio do funil de vidro e do bastão de vidro (3). Fez-se uma tríplice lavagem (lavar o béquer, o bastão de vidro e o funil 3 vezes e transferir essa água para o balão), para fazer a transferência quantitativa da mistura (4). Encheu mais um pouco até chegar próximo do traço de referencia do balão (5). Tampou-se o balão e virou-se 5 vezes para realizar a homogeneização (7). Completou-se o volume do balão de volumétrico utilizando a pipeta de Pasteur, e o virou mais 5 vezes para, novamente, homogeneizar (7).
Na figura 2 podemos ver mais detalhadamente os procedimentos. 
Figura 2.
	RESULTADOS e DISCUSSÃO
	
Usando as fórmulas de concentração normal e de molaridade foi calculado a massa do soluto:
Calculou-se novamente a quantidade de mol do soluto usando a nova massa pesada (0,99g NaOH):
Com a nova quantidade de mol achada, calculou-se novamente a molaridade:
Obs.: Nota-se que a massa achada não é a mesma que a pesada. Não foi possível a pesagem do valor calculado em virtude do tamanho das lentilhas do NaOH. 
Têm-se alguns cuidados para se tomar quanto aos preparos de uma solução, alguns exemplos seriam:
Na transferência da solução para o recipiente ou frasco que vai colocá-la, deve se usar um funil de vidro e um bastão de vidro para que não ocorra o desperdício da solução.
Tomar cuidado na hora da pesagem do soluto, limpar a balança antes do uso e tará-la para ter uma correta leitura da massa.
Para uma melhor precisão na leitura da solução, o uso do balão volumétrico é a melhor escolha, pois ele tem uma precisão melhor do que um béquer, erlenmeyer, pipeta ou proveta.
	CONCLUSÃO
	
No experimento foi aprendido soluções químicas e como realizar os cálculos de concentração. Foi descoberto que para se preparar 100 mL de solução de hidróxido de sódio com concentração definida 0,25 M precisamos de 1g de hidróxido de sódio. Que precisam ser tomados alguns cuidados para preparar uma solução. E que não foi possível achar o valor calculado exato.
	REFERÊNCIAS
	
DIAS, Diogo Lopes. Solubilidade. Disponível em: <http://manualdaquimica.uol.com.br/fisico-quimica/solubilidade.htm> Acesso em: 09 de maio de 2017.
DIAS, Diogo Lopes. Tipos de concentração. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/
quimica/tipos-concentracao.htm > Acesso em: 09 de maio de 2017.
FOGAÇA, Jennifer. Soluções Químicas. Disponível em: < http://manualdaquimica.uol.com.br/fisico-quimica/solucoes-quimicas.htm> Acesso em: 09 de maio de 2017.
LIMA, Sérgio F. Erros e Medidas Física. Disponível em: <http://aprendendofisica.pro.br/pmwiki.php/
Main/ErrosMedidasFisicaEEtc> Acesso em: 09 de maio de 2017.
SANTOS, Cláudia Maria Campinha dos; CARVALHO, Marilda Nascimento; LIMA, Nélia da Silva. Química Geral. 1. Ed.Rio de Janeiro. Lexikon. 2015. 216 p.

Outros materiais