Buscar

trab parasito

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, HUMANIDADES E ARTES
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PROF TAMIRES RAMOS
PARASITOLOGIA 
Renata Boavista Silveira
ALGUNS TERMOS GERAIS
Os ecologistas precisam da capacidade de descrever o ambiente de um organismo. Parasitas não são fundamentalmente diferentes de outros organismos vivos a este respeito, mas, porque os parasitas muitas vezes tem ciclos de vida complexos, vários termos descritivos podem ser bastante enganador.
- Site, localização e habitat. Os termos site e localização têm uma longa história de uso entre parasitologistas e, para eles, os termos podem conter conotações específicas. Para outros, tais conotações são desconhecidos ou vagas. Consideramos o site ou a localização de um parasita para ser a localização topológica ou espacial em um hospedeiro onde uma determinada amostra de parasitas é coletada. Local e a localização são, portanto, paralelos anatômicos para a localidade geográfica. Habitat refere-se ao ambiente local típico em quais parasitas ocorrem.
- Localidade. O termo localidade refere-se a um local geográfico do ambiente externo onde o parasita é encontrado. Observações: a localidade é amplamente utilizada para a posição geográfica, e o termo deve ser restrito a uma identificação de onde, geograficamente, o indivíduo, população ou comunidade é obtida. A localidade pode ser a região espacial onde um host (ou hosts) é (são) coletados ou pode se referir à região espacial onde um substrato (ou substratos) é (são) examinado para parasitas.
- Nicho. O nicho de um parasita refere-se ao seu papel, e como ele se encaixa, dentro de uma comunidade particular. "O conceito de nicho da Hutchinson, portanto, enfatiza implicitamente a singularidade das espécies em suas relações ecológicas. O fato dssas espécies apresentam padrões distintivos de abundância e distribuição reflete seus diferentes requisitos de meio ambiente condições. Pela caracterização operacional de Hutchinson, a nicho é um atributo de espécies, não de ambientes. Assim, embora espécies extintas tinham nichos, não pode haver nichos não preenchidos ".
POPULAÇÕES PARÁSITAS
Aqui, também, os parasitas não são fundamentalmente diferentes de outras populações biológicas e uma população de parasitas compreende todos os indivíduos de uma única espécie parasita em um lugar particular em um momento específico. Descritores quantitativos de populações de parasitas
A maioria dos descritores quantitativos, como a prevalência e a média abundância são estimativas pontuais baseadas em amostras do todo população de hospedeiros. Como um comentário geral, observamos que, embora o valor de cada estimativa pode ser determinado com precisão e sem ambiguidade, sua interpretação é geralmente feita com referência para a população-fonte e isso introduz o elemento de incerteza. Recomendamos fortemente que os autores publiquem um medida estatística apropriada, por exemplo, intervalos de confiança ou erros padrão, de quão boa é a estimativa. 
- Prevalência. é o número de hospedeiros infectados com 1 ou mais indivíduos de uma espécie parasita particular (ou grupo taxonômico) dividido pelo número de hospedeiros examinados para aquela espécie parasita. (Usaremos infecção e seus derivados para incluem infestação e seus derivados.) É comumente expresso como uma porcentagem quando usada de forma descritiva e como proporção quando incorporado em modelos matemáticos.
-Incidência. é o número de novos hosts que tornar-se infectado com um parasita específico durante uma intervalo de tempo dividido pelo número de hospedeiros não infectados presentes no início do intervalo de tempo.
Observações: Incidência é uma estatística descritiva usada para determinar o risco de adquirir novas infecções por indivíduos em um população de hospedeiros. A incidência é aplicável apenas aos não infectados. indivíduos na população anfitriã, independentemente da número de hospedeiros com infecções existentes.
- Densidade. Densidade é o número de indivíduos de um determinado espécies de parasitas em uma unidade de amostragem medida retirada de um hospedeiro ou habitat, por exemplo, em unidades de área, volume ou peso.
- Intensidade (de infecção). Intensidade (de infecção) é o número de indivíduos de uma determinada espécie de parasita em um único hospedeiro infectado, isto é, o número de indivíduos em uma infrapopulação
Observações: a intensidade é uma forma de densidade com a amostragem unidade especificamente definida como um hospedeiro infectado individual. Assim sendo, a intensidade é uma medida conveniente para os parasitologistas, porque os hospedeiros são unidades de amostragem discretas e naturais.
- Intensidade média. é a intensidade média de uma espécie específica de parasita entre os membros infectados de uma determinada espécie hospedeira. Em outras palavras, é o número total de parasitas de uma espécie particular encontrada em uma amostra dividida pelo número de hospedeiros infectados com esse parasita.
- Abundância. é o número de indivíduos de um parasita particular em / em um único hospedeiro, independentemente de ou não o host está infectado.
- Abundância média. é o número total de indivíduos de uma determinada espécie parasita em uma amostra de uma espécie hospedeira particulare divididas pelo número total de hospedeiros de especiarias examinadas (inclusive infectadas e não infectadas). É, portanto, a abundância média de uma espécie parasita entre todos os membros de uma determinada população hospedeira
- Dependência de densidade (independência). Dependência de densidade (independência) é a tendência para características intraspecíficas (taxas especiais vitais, como nascimento e morte) para mudar (ou não) em função da densidade dessa população.
- Dependência de intensidade (independência). 
Refere-se ao efeito interespecífico (ou falta) que a intensidade de um parasita tem sobre um hospedeiro. 
Ex: espécies de protozoários, monogenoideas nematoides, peixes quanto à suscetibilidade aos parasitos e ao cestoides e acantocéfalos, em geral apresentam maior sistema imunológico dos hospedeiros (PARAGUASSÚ; prevalência e abundância em ecossistemas poluídos
Conceito de populações de parasito
- Infapopulação. Uma infrapopulação de parasitas inclui todos indivíduos de uma espécie em um hospedeiro individual em um determinado tempo.
- População componente. Uma população de componentes parasitas refere-se a todos os indivíduos de um histórico de vida específico fase em um determinado local e hora.
- Suprapopulação. Uma suprapopulação de parasitas inclui todas as fases de desenvolvimento de uma espécie em determinado local e tempo.
COMUNIDADES PARASITAS
O conceito de comunidade tem um rico uso histórico em ecologia. No seu sentido mais fundamental, refere-se simplesmente a> 1 população de diferentes organismos vivendo juntos em algum espaço espacial unidade. (No entanto, por causa da natureza única e aninhada de parasitas, comunidades de tamanho 0 e 1 podem ser importantes em níveis mais elevados de análises enquanto argumentamos por infrapopulações de tamanho 0 em níveis mais elevados.).
- Diversidade. A diversidade é o conceito que descreve a composição de uma comunidade em termos de número de espécies presente e algum fator que pesa a relativa paridade de distribuição de cada espécie. É definido na prática pelo índice particular de diversidade escolhido para descrevê-lo.
- Guild. um subconjunto de espécies em uma comunidade que são funcionalmente similares ou exploram recursos ambientais da mesma forma (Root, 1967, 1973).
- comunidade isolacionista. O termo comunidade isolacionista foi cunhado inicialmente por Holmes e Price (1986) para caracterizar uma comunidade que se encaixa em uma série de pressupostos e previsões de 2 hipóteses (a hipótese de concentração populacional e a hipótese de resposta individualista) na infra-comunidade nível. Esses pressupostos incluem não equilíbrio comunidades que não são saturadasdevido à baixa transmissão taxas e onde as espécies são individualmente dispersas e são insensível à presença de outros membros da guilda.
- Infracomunidade. Uma infra-comunidade é uma comunidade de infrapopulações de parasitas em um único hospedeiro. Todos os dados da comunidade são adquiridos nesse nível.
- Supracomunidade. Uma supracomunidade parasita compreende suprapopulações de parasitas.
- Comunidade de componentes. Uma comunidade de componentes se refere a todas as infrapopulações de parasitas associadas a alguns subconjunto de uma espécie hospedeira ou uma coleção de fases de vida livre associado a algum subconjunto do ambiente abiótico.

Continue navegando