Buscar

Custos Industriais Apresentação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Custos Industriais
Seminários integrados em Engenharia de produção
INTRODUÇÃO
O objetivo dentro da Indústria é o de manter os custos tão baixos quanto possíveis, com os benefícios necessários para ser competitivo. E para isso é importante o controle de custos, e toda a engenharia voltada para o projeto de produtos com mais características que agradam ao cliente, mas que permita um processo de produto cada vez mais eficiente.
Custos e Despesas
Vamos, primeiro, entender a definição de gastos industriais, que englobam custos, despesas e perdas.
Custos: são todos os valores empregado (direta ou indiretamente) para manufatura do produto acabado, seja empregado em mão-de-obra, estoques, ou imobilizados.
Despesas: são valores empregados em atividades auxiliares, com esforço para geração de receitas e manutenção da operação, como por exemplo: despesas de vendas, administrativas, operacionais ou financeiras.
Perdas: são valores perdidos, configurando prejuízo, por exemplo aquele resultado da falta de qualidade do produto.
Definições dos Tipos de Custos Industriais
Custos diretos de fabricação: aqueles empregados diretamente na fabricação do produto, como mão de obra diretamente envolvida no processo produtivo e a matéria-prima empregada.
Custos indiretos de fabricação: aqueles empregados de forma indireta no processo produtivo, como mão de obra de supervisão, pessoal de manutenção, etc. São custos que podem utilizar um critério de rateio para apropriação.
Custos variáveis: aqueles que variam de acordo com o volume produzido.
Custos fixos; aqueles que existem independentemente do volume de produção (por ex.: aluguel), e não variam de acordo com a quantidade produzida.
Centro de Custo: é uma área, um setor ou um departamento sobre o qual incidem gastos relativos a sua responsabilidade.
Sistemas de Custeio
Os sistemas de custeio são os métodos utilizados para apuração e apropriação dos custos ao produto, ou seja, as ferramentas que auxiliam a contabiliadde de custos na geração de informações que servirão de suporte às tomadas de decisões dos gestores. O custeio admite a ideia de dar preço aos produtos, e fazer um levantamento de todos os gastos da empresa, de forma que a empresa venha a apurar seus gastos, e também encontrar sua margem de lucro, existem diferentes tipos de custeios, cada um com sua metodologia, cabendo a empresa estudar o que mais se adequa a sua necessidade.
CUSTEIO POR ABSORÇÃO
O custeio por absorção, também chamado de custeio integral, é um método de custeio utilizado pelas empresas que considera todos os custos de produção, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis.
Além de considerar os custos diretamente relacionados aos produtos, como as matérias-primas, o custeio por absorção também faz o rateio de outros gastos com a produção – como o aluguel do imóvel onde os produtos são fabricados e a manutenção das máquinas, por exemplo. Isso permite estabelecer o custo unitário total dos produtos.
Por considerar também os custos fixos, o custeio por absorção permite verificar o impacto da produtividade sobre o custo de um produto ou serviço. Isso significa que, quanto maior for a produção, menor deverá ser o custo unitário de um produto calculado por este método.
Uma característica do custeio por absorção é que ele está alinhado com os princípios da contabilidade. Por isso, ele é o único sistema de custeio aceito pela legislação brasileira para a produção de relatórios contábeis, como o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), e para o cálculo de impostos. 
CUSTEIO POR ABSORÇÃO - VANTAGENS
Menos custoso para sua implantação, pois não existe necessidade de separação dos custos fixos e variáveis. 
Obtenção de informações precisas para o planejamento em longo prazo, e também para a demonstração de resultados para uso externo. 
Está de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e com as leis tributárias
CUSTEIO POR ABSORÇÃO - DESVANTAGENS
 Elaboração de preço de venda sem a real margem de contribuição, resultando em um preço de venda menos eficiente e competitivo.
O custo fixo por unidade depende do volume de produção, sendo assim o custo do produto pode variar em função da alteração de volume de outro produto.
Os custos fixos existem independentemente da fabricação ou não desta ou daquela unidade, e acabam presente no mesmo montante. 
CUSTEIO VARIÁVEL OU DIRETO
O custeio direto, ou custeio variável, é um tipo de custeio que consiste em considerar como custo de produção do período apenas os custos variáveis incorridos. Os custos fixos, pelo fato de existirem mesmo que não haja produção, não são considerados como custo de produção e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período. Desse modo, o custo dos produtos vendidos e os estoques finais de produtos em elaboração e produtos acabados só conterão custos variáveis.
Os métodos de Custeio atribuem para cada custo uma classificação específica, na forma de custos fixos ou custos variáveis.
O sistema de custeio variável fundamenta-se na separação dos gastos em gastos variáveis e fixos, isto é, em gastos que oscilam proporcionalmente ao volume da produção/venda e gastos que se mantêm estáveis perante volumes de produção/venda oscilantes dentro de certos limites. Esse sistema produz informações importantissimas como a margem de contribuição (contribuição marginal) e é o sistema que proporciona os subsídios necessários para a tomada de decisões nas empresas.
CUSTEIO VARIÁVEL OU DIRETO - VANTAGENS
O lucro alcançado não sofre interferência com alterações de estoque, e possibilita mais clareza no planejamento desse lucro e nas tomadas de decisões. 
Apresentação imediata da margem de contribuição de cada produto.
Fácil geração de informação para a administração quando necessita saber quais produtos são mais rentáveis.  
CUSTEIO VARIÁVEL OU DIRETO - DESVANTAGENS
Exclusão dos custos fixos pode causar uma subavaliação e pode alterar o resultado em um período.
 Também pode ocorrer problemas na avaliação dos custos, pois existe custos semivariáveis e semifixos
. De maneira geral o custeamento variável é utilizado para tomada de decisões a curto prazo, isso pode prejudicar a continuidade da empresa num projeto a longo prazo. 
Custeio ABC – Custeio baseado em atividades
O sistema de custeio ABC permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos. Nele, os custos tornam-se visíveis e passam a ser alvos de programas para sua redução e de aperfeiçoamento de processos, auxiliando, assim, as organizações a tornarem-se mais lucrativas e eficientes.
Com seu poder de assinalar as causas que levam ao surgimento dos custos, o ABC permite aos gerentes uma atuação mais seletiva e eficaz sobre o comportamento dos custos da organização.
O ABC determina que atividades consomem os recursos da empresa, agregando-as em centros de custos por atividades. Em seguida, e para cada um desses centros de atividades, atribui custos aos produtos baseado em seu consumo de recursos. Com isso, é possível se determinar quais são os produtos sub custeados e quais são os supercusteados, possibilitando uma melhoria nas decisões gerenciais. O ABC permite ainda que se tome ações para o melhoramento contínuo das tarefas de redução dos custos, como a melhora dos serviços, avaliação das iniciativas de qualidade, corte de desperdícios, aprimoramento dos processos de negócio da empresa, entre outros
CUSTEIO ABC - VANTAGENS
Menor necessidade de rateios arbitrários;
Obriga a implantação, permanência e revisão de controles internos;
Proporciona melhor visualização dos fluxos dos processos;
CUSTEIO ABC - DESVANTAGENS
Gastos elevados para implantação;
necessidade de revisão constante;
necessidade de reorganização da empresa antes de sua implantação;
CONCLUSÃO
A definição de um método de custeio deve ser analisada caso a caso. Cada instituição deve levar em conta vários fatores
para a definição de seu método de custeio. Tamanho da empresa, seu faturamento, nível de informatização, quantidade e linhas de produto fabricado e principalmente seu planejamento num longo prazo. Num mundo tão competitivo, a informação sobre os custos da empresa são fundamental pra sua sobrevivência no mercado, por esse motivo a atualização dos custos deve ser feita quase que diária e sempre acompanhada pela alta gerencia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando