Buscar

Revisão Radiologia - questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão – 1° AP
01. Diferencie radiação bremsstrahlung e radiação característica.
R: A radiação bremsstrahlung é produzida quando elétrons acelerados são desacelerados ou freados bruscamente contra um alvo ou anteparo. Assim, os elétrons podem chocar-se com o núcleo do átomo e perder toda a sua energia cinética na forma de radiação ou passar perto do núcleo e perder apenas parte de sua energia cinética. No entanto, para que ocorra a produção de radiação característica, um elétron acelerado deve colidir e remover o elétron de uma das camadas do átomo. O espaço vazio é, então, preenchido por um elétron de uma camada mais externa e a energia do fóton gerado corresponde à diferença entre as energias de ligações das duas camadas. 
02. Explique a relação entre o comprimento de onda, a frequência e o poder de penetração das ondas eletromagnéticas.
R: O poder de penetração das ondas eletromagnéticas varia de acordo com seu comprimento de onda e frequência. Assim, quando menor o comprimento de onda e maior a frequência, menor será o poder de penetração. Do mesmo modo, quando maior o comprimento de onda e menor a frequência, menor será o poder de penetração através da matéria.
03. Quais os requisitos para um material utilizado no ânodo?
R: O material utilizado como alvo deve possuir um alto número atômico, para uma produção mais eficiente de raios-x. Alto ponto de fusão, para resistir à grande quantidade de calor gerado. Boa condutibilidade térmica para permitir a dissipação do calor. Baixa pressão de vapor à alta temperatura para manter o vácuo no interior do tubo. 
04. Explique a função do colimador no aparelho de raios-x.
R: O colimador é uma barreira metálica com uma abertura no meio colocada na entrada do cilindro localizador para reduzir o tamanho do feixe de raios-x e, dessa forma, o volume de tecido irradiado do paciente. O uso do colimador também melhora a qualidade da imagem, pois ao reduzir a área de exposição, reduz, também, o número de fótons dispersos produzidos por radiação secundária que atingem o filme (degradam a qualidade da imagem). 
05. Qual o objetivo principal dos ângulos horizontais nas radiografias?
R: Orientar o feixe central de raios-x paralelo às faces interproximais dos dentes, evitando a superposição dessas faces.
06. Ao realizar uma radiografia periapical pela técnica da bissetriz, o feixe central de raios-x incidiu perpendicular ao filme. Explique as consequências desse erro para a imagem e o que fazer para concertá-lo.
R: Devido à elevada angulação vertical, a imagem aparecerá encurtada. Para reparar esse erro é preciso diminuir a angulação vertical do cilindro de modo que o feixe central de raios-x incida perpendicularmente à bissetriz formada entre o longo eixo do dente e o filme.
07. Cite duas vantagens e desvantagens da técnica do paralelismo em relação à técnica da bissetriz.
R: Vantagens – menor grau de ampliação da imagem e padronização do exame. Desvantagens – desconforto para o paciente e maior custo operacional.
08. Cite três indicações para o exame radiográfico interproximal.
R: Avaliação da condição periodontal, detecção de cáries e para verificar a adaptação marginal de restaurações.

Outros materiais