Buscar

avaliação de fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA QUESTIONÁRIO 1
1 – Defina homeostasia e cite um exemplo de como o nosso corpo pode promover esse equilíbrio.
RHomeostase é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo. Homeostasis:  palavra de origem grega, cujo significado já define muito bem o que vem a ser: homeo = semelhança; stasis = ação de pôr em estabilidade.
Exemplos
A homeostase ocorre em todo o organismo. Seguem alguns exemplos:
- No sistema circulatório: aqui podemos observá-la desde seu início, ainda nos processos de contração e relaxamento alternados do coração, onde o sangue é enviado a todo o corpo, chegando até aos capilares, onde, por fim, ocorrem as trocas. Nessa etapa, os nutrientes e oxigênio são transferidos ao líquido intersticial, e, por meio deste, são transferidos os resíduos celulares para o sangue. Então, as células, absorvem esses nutrientes e oxigênio e depositam seus resíduos nesse líquido.
- Na manutenção do nível de glicose no sangue: é por este equilíbrio que o cérebro e todo o corpo são mantidos. Pois quando a glicose está abaixo do nível, isso pode causar danos, como inconsciência ou até mesmo a morte. Já o contrário – muita glicose no sangue – pode prejudicar os vasos sanguíneos e provocar grande perda de água pela urina.
2 – Qual dos sistemas corporais não é considerado primariamente homeostático? Justifique.
RO sistema do aparelho reprodutor. 
Muitas vezes não e considerado uma função metabólica mas é ela que garante a reposição dos indivíduos mantendo a continuidade da vida.
3 – Defina feedback positivo e negativo, citando um exemplo de cada um.
 Feedback negativo
RA palavra feedback pode ser entendida, no português, como “dar resposta” ou “dar um retorno”, ou simplesmente realimentação ou retroalimentação. Na aplicação funcional orgânica, o feedback negativo pode ser assim explicado: conjunto de respostas produzido pelos sistemas orgânicos frente a um desequilíbrio, cuja manifestação (resposta) é no sentido de suprimir (diminuir) os efeitos que geraram o desequilíbrio. Portanto, o fato de ser negativo lembra a ideia de diminuir, eliminar, o desequilíbrio a fim de retornar à homeostasia de forma contrária àquela que deu início à instabilidade. Sendo assim, as respostas são contrárias àquelas que fazem o desequilíbrio.
Observação: a resposta é sempre contrária ao estímulo que produz o desequilíbrio; por isso é negativo! Normalmente é um bom mecanismo de compensação.
Exemplo: quando a pressão arterial eleva-se além da normalidade, o organismo inicia a ativação de mecanismos que atuam em diferentes locais do corpo com o objetivo de diminuir a pressão, assim, faz um feedback negativo. Todavia, se a pressão arterial diminui além dos limites aceitáveis, então outros mecanismos são acionados para produzir a elevação da pressão; isso também é feedback negativo.
Feedback positivo
Pode ser entendido como o conjunto de respostas produzido pelos sistemas orgânicos cujo resultado soma-se ao desequilíbrio inicial, ou seja, fortalece o desequilíbrio que gerou a instabilidade. O fato de ser positivo dá a ideia de somar-se, aumentar as respostas que produzem a desequilíbrio inicial. Porém, isso não significa que ele é um mecanismo ruim e que produz a destruição orgânica, há situações em que, de fato, ele é destrutivo, mas há outras em que ele é essencial. Vejamos o exemplo: as contrações uterinas iniciam-se sutilmente para produzir a expulsão do concepto e tendem a aumentar. Logo, é a resposta somada dos estímulos de contração da musculatura uterina que tornam as contrações cada vez mais potentes e permitem a expulsão do concepto via baixa (parto normal).
4 – Explique a relação entre o exercício físico e o aumento da frequência cardíaca e frequência respiratória.
RA relação é direta. A frequência cardíaca é o limitador para a prática de exercícios, limite este que varia conforme a idade, o objetivo do exercício e o próprio condicionamento de cada um. Uma boa frequência respiratória é o resultado do treinamento bem feito e constante, feitos de forma moderada, bem planejada, complementada com boas noites de sono e boa alimentação.
5 – Quais as partes de um neurônio e qual a função de cada uma dessas partes?
ROs neurônios possuem três partes principais:
Dendritos (onde ocorre a recepção das informações, é parte receptora do neurônio);
Corpo celular (responsável pela integração das informações); e
Axônios (transporta o impulso nervoso de um neurônio para outro ou de um neurônio para uma glândula ou fibra muscular).
- Os neurônios possuem as extremidades ramificadas (parte dos dendritos) a transmissão dos impulsos nervosos entre neurônios, ou de um neurônio para outro tipo de célula, ocorre através de uma reação físico-química.
6 – O que é neuroglia e qual a sua função?
Neuróglia, geralmente designadas por “nevróglias”, “glias” ou “células gliais”, as “neuróglias” são células que fazem parte do sistema nervoso central, embora sendo “não neuronais”. Por norma, as neuróglias são arredondadas ou em forma estrelada com prolongações, envolvendo diferentes estruturas de tecido.Estas células, sobre as quais ainda poucas certezas se tem, assumem um papel extremamente importante na proteção e alimentação dos neurónios, assim como poderão (de acordo com novas pesquisas) atuar na comunicação dos estímulos e mensagens do sistema nervoso central. Estas células existem no cérebro em número superior ao dos neurónios e desempenham um importante papel na sua preservação.
Função das Neuróglia
As neuróglias assumem diferentes funções no sistema nervoso. Há muito que se sabe que elas cercam os neurónios, mantendo-os fixos, cada um no seu lugar, e fornecendo-lhes o oxigénio e os nutrientes que necessitam.
Na verdade, pode dizer-se que o papel destas células é fixar e alimentar os neurónios humanos.
No entanto, ao contrário do que os cientistas defenderam durante várias e várias décadas, elas têm outro papel relevante. De fato, não cabe apenas aos neurónios participar na transmissão de sinais que ocorre no sistema nervoso.
Segundo novos estudos, realizados recentemente, as células gliais também comunicam entre elas e com os próprios neurónios, sendo perfeitamente capazes de alterar os sinais das células nervosas nas fendas sinápticas que existem entre os neurónios e podendo inclusivamente influenciar o local onde se formam as sinapses.
7 – Como se dá a divisão anatômica e funcional do SNC?
Medula espinhal
A medula espinhal é o centro dos arcos reflexos. Encontra-se organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estrutura subordinada ao cérebro, porem pode agir independente dele.
Cérebro
O cérebro está relacionado com a maioria das funções do organismo como a recepção de informações visuais nos vertebrados, movimentos do corpo que requerem coordenação de grande número de partes do corpo. O cérebro encontra-se protegido pelas meninges: pia-máter, dura-máter e aracnóide.
O encéfalo dos mamíferos é dividido em: telencéfalo (cérebro), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), mesencéfalo (teto), metencéfalo (ponte e cerebelo) e mielencéfalo (bulbo).
Bulbo ou medula oblonga
O bulbo tem a função relacionada com a respiração e é considerado um centro vital. Também está relacionado com os reflexos cardiovasculares e transmissão de informações sensoriais e motoras.
Cerebelo
O cerebelo é responsável pelo controle motor. A organização básica do cerebelo é praticamente a mesma em todos os vertebrados, diferindo apenas no número de células e grau de enrugamento. Pesquisas recentes sugerem que a principal função do cerebelo seja a coordenação sensorial e não só o controle motor.
Ponte
A função da ponte é transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Faz conexão com centros hierarquicamente superiores.
O córtex sensorial coordena os estímulos vindos de várias partes do sistema nervoso. O córtex motor é responsávelpelas ações voluntárias e o córtex de associação está relacionado com o armazenamento da memória.
8 – Quais os componentes estruturais do SNP?
Principais divisões do Sistema Nervoso Periférico
O SNP pode ser divido em voluntário e autônomo.
Sistema Nervoso Voluntário
Está relacionado com os movimentos voluntários. Os neurônios levam a informação do SNC aos músculos esqueléticos, inervando-os diretamente. Pode haver movimentos involuntários.
Sistema Nervoso Autônomo
Está relacionado com os movimentos involuntários dos músculos como não-estriado e estriado cardíaco, sistema endócrino e respiratório.
É divido em simpático e parassimpático. Eles têm função antagônica sobre o outro. São controlados pelo SNC, principalmente pelo hipotálamo e atuam por meio da adrenalina e da acetilcolina. Omediador químico do SNA simpático é a acetilcolina e a adrenalina, enquanto do parassimpático é apenas a acetilconlina.
Arco reflexo
Os atos reflexos são reações involuntárias que envolvem impulsos nervosos, percorrendo um caminho chamado arco reflexo.
Um exemplo muito conhecido de arco reflexo é o reflexo patelar. O tendão do joelho é o órgão receptor do estímulo. Quando recebe o estímulo (ex. uma pancada) os dendritos dos neurônios ficam excitados. O impulso é transmitido aos neurônios associativos por meio de sinapses, que por sua vez transmitem o impulso aos neurônios motores.
Os neurônios associativos levam a informação ao encéfalo e os neurônios motores excitam os músculos da coxa, fazendo com que a perna se movimente.
9 – Quais as três propriedades do sistema nervoso?
É composto por três partes:
 
Corpo celular: possui núcleo e outras organelas.
 
Dendritos: prolongamentos celulares curtos e ramificados. São eles que recebem as informações de outros neurônios ou dos receptores sensoriais.
Axônios: Fazem o transporte dos impulsos nervosos. Geralmente são finos e de formato longo e cilíndrico.
10 – Dê um exemplo prático do funcionamento destas propriedades.
RReceber os estímulos externos e internos; Transformar os estímulos recebidos em impulsos nervosos; Passar estes impulsos nervosos para órgãos e tecidos responsáveis por executar as ações necessárias; Controlar de maneira direta e rápida as principais partes do corpo; Permite aos seres humanos a interação com o meio ambiente e outros seres vivos.

Outros materiais